A chegada do cão em casa – Como apresentar a casa e família ao seu cãozinho!

 Ter um cãozinho de estimação fazendo parte da família é uma experiência fantástica. E para que o novo membro da família saiba como se comportar em sua nova casa, é preciso mostrar a ele tudo que ele pode ou não fazer, como ele deve interagir com a família, quais são os brinquedos dele, e também qual o locar que ele deve urinar e defecar.  Mas para que tudo isso ocorra de forma agradável para o cão, é necessário passar essas informações com muita naturalidade para que ele realmente compreenda como deve interagir no dia a dia. E é nesse ponto que muitos donos acabam errando.

A maioria das pessoas compram ou adotam um cachorrinho, seja ele adulto ou filhote, e simplesmente o soltam dentro de casa para que ele explore sua nova casa. Se esquecendo de apresentar a ele todos os membros da família, e quais os cômodos da casa que ele pode frequentar livremente. E assim o pobre cachorro não tem ideia do que está acontecendo, ou de onde ele está. 

 Pode até parecer engraçado ver o cachorro acanhado no início, e minutos depois vê-lo eufórico, correndo por toda a casa. Mas não bem isso que está acontecendo! Ele acabou de ser solto em um ambiente completamente desconhecido, sem qualquer direcionamento, e todas essas associações iniciais irão se manter. Ou seja: sem a orientação dos donos, o cão irá agir de acordo com aquilo que aprendeu sozinho, e na maioria das vezes fazendo o oposto do que a família deseja.  

Coloque-se no lugar dele e imagine você num local que não é nada familiar, os cheiros são diferentes daqueles que já estava acostumado, e obviamente com as portas fechadas parece não haver nenhuma saída.

 Se na casa já morou um outro animal de estimação, por conta do seu olfato extremamente apurado, o cheiro de antigo pet o deixará com receio de invadir o território. O ideal é que a introdução do seu novo cão seja feita lentamente nesse novo lar. Comece com a sala que é o local onde ele vai encontrar a comida e a água, deixe-o ver você preparando a comida e colocando a agua dele. Isso mostra ao animal que ele depende de você para se alimentar, e ajuda a estabelecer a sua liderança. Ao colocar a ração no pote, vá chamando pelo nome, a fim de que ele associe o nome a um momento agradável que é a hora da refeição. Chame-o pelo nome também na hora de brincar, dar carinho e passear, ele deve memorizar seu nome com algo que ele realmente goste muito. Após ter se alimentado o animal fica mais relaxado, e agora é a hora de mostrar a ele o resto da casa, evitando os cômodos que você não quer que ele entre no futuro.

Depois de completar o passeio pela casa, será a hora de apresentar cada um dos membros da família, um por vez. Deixe-o cheirar primeiro, e procuro deixar o cãozinho o mais à vontade possível para que sozinho, vá até as pessoas e busque conhece-las. Forçar a aproximação nesse primeiro momento é bem desconfortável para o cão e pode deixa-lo amedrontado, por isso muitas vezes o cachorro não para quieto no colo e demonstra querer ficar no chão descobrindo ainda mais o local. Lembre-se que um líder não vai aos seus seguidores, são os seus seguidores que chegam até ele! Após se alimentar, conhecer a casa e sua nova família, é muito provável que ele esteja com vontade de defecar e urinar, mostre a ele onde fica o banheirinho dele. Uma dica bacana, é usar algum atrativo que deve ser colocado no jornal ou no tapetinho higiênico. Utilizar a própria urina do cãozinho no jornal ou tapetinho, o deixará mais à vontade para se aliviar e facilita esse aprendizado 

Essas dicas são bem simples e básicas, e segundo esse passo a passo com certeza você terá um ótimo cão, comportado e super obediente!

Para ver mais dicas animais, acesse nosso blog aqui.
Fonte: Ricardo Tamborini-Adestrador e Especialista em Comportamento Canino.
www.ricardotamborini.com.br

Foto por Andres Ayrton de Pexels

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de