Agasalhe os seus pets neste inverno e previna problemas de saúde

Cães e gatos também sentem frio e precisam de cuidados especiais no inverno

Estamos enfrentando as semanas mais frias do ano neste mês de julho. As quedas bruscas de temperatura podem causar desconforto aos animais e provocar doenças, por isso, mantenha seus cães e gatos aquecidos com as nossas dicas. 

Primeiramente, é preciso saber identificar quando os animais estão sentindo frio. Observe se as patas e as orelhas estão mais geladas que o normal, se apresentam tremedeira, se estão encolhidos demais ou se apresentam alterações no comportamento, como prostração, por exemplo.

  1. Invista em uma roupa quentinha e confortável para agasalhar seu pet. A roupa não pode ser muito justa para não prejudicar a mobilidade do animal, uma boa medida é ter pelo menos 1 dedo de distância entre o corpo dele e o agasalho. Tenha mais de uma e lave-as com frequência.
  2. Coloque à disposição do cão ou do gato casinhas e caminhas onde ele possa se abrigar, de preferência, longe de correntes de vento. Se você mora em casa e os pets habitam as áreas externas, permita que os animais fiquem abrigados do lado de dentro durante os meses mais frios do ano.
  3. Dê banho nos cachorros em horários do dia que são mais quentes, entre 10h e 15h, e seque a pelagem dele com muito cuidado. Se você dá banho em casa, escolha dias ensolarados e utilize água morna quando possível. Se necessário, seque os pelos com  a ajuda de um secador. Considere aumentar a periodicidade de banhos.
  4. Se possível, procure fazer os passeios com os cães nos períodos mais quentes do dia. Caso o dia esteja chuvoso, seque os pelos do animal logo que chegar em casa. 
  5. Os animais filhotes, idosos ou com problemas de saúde são mais sensíveis ao frio. Fique atento aos sinais comportamentais deles e redobre os cuidados. 
  6. Fique atento à alimentação e à hidratação do animal, especialmente os gatos, que normalmente bebem pouca água. No inverno, bebem menos ainda.
  7. Vacine o seu cachorro contra a gripe canina. Transmissível somente entre os cães, o vírus H3N8 pode causar tosse, coriza, espirros e até febre. Em animais com saúde mais frágil, a doença pode evoluir para uma pneumonia.
  8. Os gatos podem desenvolver doenças respiratórias como a rinotraqueíte felina. Os sintomas são semelhantes aos da gripe canina e o contágio se dá somente entre as espécies, não sendo transmissível aos humanos. Esteja com as vacinas dos animais em dia e evite contato com animais contaminados ou que você não saiba a procedência antes de uma avaliação veterinária. 
  9. Estimule que cães e gatos se exercitem através de brincadeiras e atividades. Durante o frio, os animais costumam ficar menos ativos. 
  10. Escove o seu gato com maior frequência, já que no inverno eles se lambem mais e podem desenvolver bolas de pelos no estômago. 

Termômetro de Saúde Pet

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver.

Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.

Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

PetDriver – Junto de quem você mais ama

A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de