Aprenda a cortar a unha do seu gato em casa corretamente 

Os gatos são animais domésticos que dão pouco trabalho, se comparado a outros pets que exigem maior atenção

Apesar de autônomos, os bichanos precisam de cuidados especiais e o corte das unhas é um deles. Diferentemente de outras rotinas de higiene que eles são capazes de realizar sozinhos, as unhas, se não forem aparadas, vão crescendo e ficando muito afiadas.

Dentro de casa, essa garra não é tão necessária como se eles habitassem a natureza, além do que, eles não tem demanda para desgastar essas unhas e isso pode machucar o animal, caso ele fique preso em tecidos como do sofá, cortina e outros. 

Para te ensinar a cortar a unha do seu gato de maneira correta, vamos chamar a nossa amiga bichoterapeuta Luiza Cervenka. São passos simples: 

  1. Compre um cortador de unha específico para o seu gato em um pet shop. Tesouras de humanos não devem ser usadas para isso, hei? Estamos de olho;
  2. Posicione o cortador de unha em um ângulo aproximado de 45º;
  3. Observe a anatomia da unha do gato e corte apenas a parte branca. A parte rosa é irrigada (são os vasos sanguíneos), se você cortar além do que deve, vai machucar o animal e pode sangrar; 
  4. Após o corte, faça uma associação positiva com o gato oferecendo um mimo que ele gosta, podendo ser um petisco, um carinho ou um brinquedo. 

Assista o vídeo a seguir e acompanhe o passo-a-passo feito pela Luiza para não errar: 

Dicas extras: 

  • Escolha um local com boa iluminação e confortável para você e o seu gato; 
  • Para dar mais firmeza, você pode enrolar o gato em uma toalha, evitando que ele se movimente demais na hora do corte;
  • Se não se sentir apto a fazer o corte, procure ajuda profissional.

Luiza Cervenka é Bióloga e tem pós-graduação em jornalismo, mestrado em comportamento animal e doutorado em veterinária pela USP. Além disso, possui seu canal no Youtube dedicado a ensinar tutores e peludos a ter uma convivência feliz e saudável. E ainda, assina o blog Comportamento Animal no Jornal do Estadão.

Acompanhe de perto o trabalho da Luiza!

Instagram: @luizacervenka

Youtube: /luizacervenka

Site: www.luizacervenka.com.br 

Setembro, na PetDriver, será um mês dedicado a quem ama os gatos. Acompanhe o nosos blog e redes sociais para receber conteúdos sobre saúde e bem-estar dos felinos. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de