Cachorro e gato podem doar sangue?

Sim, seu pet pode ajudar a salvar vidas. Sejam voluntários!

Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Assim como os humanos, cães e gatos também podem ser voluntários e ajudar a salvar vidas através da doação de sangue. 

Os principais motivos pelos quais os animais precisam fazer uma transfusão de sangue são acidentes, doenças transmitidas por carrapatos, pancreatite, insuficiência renal, intoxicações, anemia e disfunções sanguíneas, hemorragias, entre outras doenças. 

O processo de doação é semelhante ao dos humanos: simples, seguro e indolor. Nos gatos, o procedimento dura em torno de 20 minutos e são coletados 60ml de sangue, enquanto nos cães, o tempo médio é de 15 minutos e são coletados 450ml. 

Ao chegar no local onde o procedimento será realizado, o animal será consultado por um veterinário. Ele irá avaliar a saúde do pet e dizer se o candidato está apto a doar o sangue. Estando aprovado, o animal poderá tomar um sedativo leve, para que se mantenha calmo durante a coleta de sangue. É necessário que o pet esteja de jejum há 4 horas

O tutor poderá acompanhar todo o processo e, ao final, o pet vai ganhar um mimo em forma de petisco, um justo agradecimento por um ato tão nobre!  

Critérios para que um cachorro possa doar sangue: 

  • Peso mínimo de 27kg
  • Idade entre 1 e 8 anos
  • Temperamento dócil
  • Vacinação e Vermifugação atualizadas
  • Controle de pulgas e carrapatos
  • Não apresentar doença ou transfusão prévia

Critérios para que um gato possa doar sangue: 

  • Peso mínimo de 4kg
  • Idade entre 1 e 7 anos
  • Temperamento dócil
  • Vacinação e Vermifugação atualizadas
  • Controle de pulgas e carrapatos
  • Não apresentar doença ou transfusão prévia

Obs: os critérios podem variar, de acordo com a clínica veterinária que irá realizar o procedimento. Consulte antes de levar o seu filho de 4 patas. 

Que tal o seu cão e você serem voluntários na doação de sangue e ajudarem a salvar muitas vidas? 

A Petz, maior pet shop do Brasil e parceira da PetDriver, possui campanhas de doação de sangue ativa em algumas de suas lojas. Informe-se e chame a PetDriver para levar vocês até lá. Será um prazer participar desse momento tão especial junto de vocês.

Termômetro de Saúde Pet

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver. 

Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção. 

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet. 

Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

PetDriver – Junto de quem você mais ama

A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Avaliações: 5.00/5. de 2 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

 Hey humano! Me note!

8 coisas que os cães fazem para chamar a sua atenção! Seu cão pode ser o mais alegre da vida, o mais ativo, que sempre

Promocional

Desbloqueie novas oportunidades hoje!

Vagas abertas para motoristas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba! Você já imaginou transformar sua paixão por dirigir em uma oportunidade dinâmica e