Dia dos Avós: benefícios dos pets para a terceira idade

Os pets ajudam no bem-estar físico e mental de pessoas idosas

Hoje, 26 de junho, é comemorado o Dia dos Avós. A data é uma referência ao dia de Santa Ana e São Joaquim que, na tradição Católica, são considerados os pais de Maria e avós de Jesus Cristo segundo o evangelho apócrifo de Tiago. 

No Brasil, dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais. Isso representa um quinto da população, segundo um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

Idosos e Pets

Os animais domésticos podem contribuir bastante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas na terceira idade, à medida que eles são fontes de amor e companhia aos seus tutores que, em idade avançada, precisam de estímulos para socializarem e exercitarem. Veja a seguir alguns  benefícios que esta relação pode trazer: 

Felicidade e combate a depressão– ter um cachorro ou gato melhora o humor. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Nutrição e Bem-estar Animal Waltham, da Mars Petcare – dona das marcas Royal Canin, Pedigree e Whiskas revelou que fazer carinhos nos animais ajudam na produção do hormônio ocitocina, promovendo a sensação de bem-estar. Isso ajuda a espantar a depressão, tanto em pessoas idosas quanto em jovens.  

Saúde – essa mesma pesquisa, afirma que tutores de animais têm respostas fisiológicas mais saudáveis aos estresse, pressão arterial e sanguínea. Os níveis do hormônio cortisol, relacionado aos estresse, são mais baixos ajudando nesse processo. 

Além disso, existem cães co-terapeutas que ajudam os médicos no tratamento de pacientes idosos acamados ou em clínicas de repouso. É o caso da Julie Golden Hits, a embaixadora da PetDriver que faz um lindo trabalho voluntários ajudando na qualidade de vida dos idosos e demais pacientes. 

Terapia Assistida por Animais: como cães podem se tornar coterapeutas e trazer benefícios aos pacientes

Redução do sedentarismo e solidão – entrevista realizada pela Mars Petcare com 1.000 tutores de cães e 1.000 tutores de gatos, revelou nos tutores de cães que a convivência com o pet estimulou a prática de exercícios físicos. Já os tutores de gatos confessaram que dividem com eles seus pensamentos e segredos mais íntimos. 

Levar os cães diariamente na rua para fazer suas necessidades mantêm os idosos mais ativos e são boas oportunidades de socialização. 

A rotina de cuidados com os animais que envolvem a alimentação, água, banho, vacina e demais cuidados ajudam a manter a mente ativa e promove um propósito de vida, à medida que os filhos já estão criados e não moram mais com o idoso ou com a perda de um cônjuge.

Adoção de cães e gatos

Existem milhares de animais que vivem em abrigos esperando encontrar uma família para chamar de sua. Por isso, considere adotar ou invés de comprar um pet. 

Adotar um cão ou gato não deve ser uma decisão tomada por impulso, ainda mais se tratando de um animal que fará companhia para pessoas idosas. É preciso levar em consideração a personalidade do animal, energia, idade, porte, espaço físico e estilo de vida para o sucesso da empreitada. 

Converse bastante com a equipe responsável pelo processo de adoção nos abrigos. Eles são experientes e possuem um questionário que ajudará no diagnóstico para identificar o perfil do adotante e qual animal está apto a ser adotado por ele. Dê preferência a animais com personalidade dócil e nível de energia moderado, para que o idoso consiga dar conta das demandas que o pet vai exigir.

A PetDriver possui parcerias com instituições e iniciativas individuais voltadas para a adoção de animais que fazem um trabalho sério. Se você decidir pela adoção, recomendamos entrar em contato com algumas delas: 

Nós da PetDriver teremos o maior prazer em participar deste momento tão especial que é buscar o mais novo membro da família. Conte conosco para fazer o transporte do seu pet do abrigo até a sua casa.

Caso você não possa ir pessoalmente, nós buscamos ele para você e entregamos na sua casa com todo cuidado e amor. Aqui, os pets podem viajar desacompanhados também, basta ter um responsável para entregar o animal ao motorista e outro para recebê-lo no destino. 

PetDriver – Viva junto de quem você mais ama! S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Um amor por cuidar!

Parceiro Centro Veterinário Bom Pastor: Seu pet em boas mãos Já ouviu aquela frase “não confio em quem não gosta de bicho”? Pois bem, somos

Promocional

Você no caminho certo!

Aplicativos de GPS: Os melhores para motoristas de app Quem trabalha como motorista de aplicativo, sabe que sem o celular, nada acontece, e é por