Entenda como o conhecimento sobre a saúde dos animais pode salvar vidas humanas

Entenda como o conhecimento sobre a saúde dos animais pode salvar vidas humanas

O compartilhamento de conhecimento científico entre veterinários e médicos pode ser bem aproveitado no tratamento de pacientes humanos

Escolhemos o mês de julho para falar sobre a saúde dos animais aqui no blog e nas redes sociais da PetDriver. 

O tema de hoje fala sobre conexão biológica entre animais e seres humanos, baseado na apresentação da Doutora Barbara Natterson-Horowitz chamada O que os veterinários sabem que os médicos não sabem”, durante uma das edições do evento TED realizada há cerca de 5 anos.

Barbara é médica cardiologista de pacientes humanos e prestou atendimentos a animais do Zoológico de Los Angeles, convidada por médicos veterinários do instituto. 

Ela observou que diversas doenças que acometem os animais, também acometem os seres humanos. É o caso de insuficiência cardíaca, tumores cerebrais, leucemia, diabetes, artrite, câncer de mama e síndromes psiquiátricas como depressão, ansiedade, compulsão, transtornos alimentares e automutilação.

A doutora propõe que médicos e veterinários devam se unir de forma colaborativa para a troca de conhecimento científico, tendo em vista que profissionais da área veterinária possuem vasto conhecimento sobre diferentes espécies, enquanto os médicos dedicam-se a estudar uma única espécie, a humana. A cardiologista acredita que se os conhecimentos científicos dos veterinários chegassem até os médicos, seria possível salvar milhares de vidas humanas.  

A doutora Barbara cita os avanços que a medicina veterinária alcançou em assuntos psicológicos como depressão pós-parto e automutilação, conhecimentos esses que podem ser aplicados em pacientes humanos. Ela também destaca que medicinas mais humanistas vem sendo bem aplicadas em pacientes não humanos. 

A proposta da doutora é cuidar de pacientes humanos prestando a atenção no modo em que outros pacientes do planeta vivem, crescem, adoecem e se curam. 

Assista ao vídeo na íntegra e desfrute desta adorável apresentação da médica cardiologista Barbara Natterson-Horowitz. 

O seu bem-estar e dos nossos amigos de 4 patas é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver.

Fique atento ao seu pet, leve seu peludo para os exames de rotina e, ao sinal de qualquer situação atípica relacionada a saúde dele, converse com o veterinário de sua confiança. Tão importante quanto a saúde de seu pet, é também a sua saúde.

Acompanhe o nosso blog e  demais canais, sempre publicamos artigos com dicas de como cuidar da saúde de quem você mais ama! 

PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2

2 Comentários
  • Lucia Castro 15 de julho de 2020 13:43

    Excelente matéria!!! Muito bem observado. Quem faz um trabalho deste aqui no Brasil é Oliveiros Barone da Cães de Assistência. É um trabalho de excelência! Nós, da Cão e Carinho, estamos de acordo com a integração homem-animal, sempre visando o Bem Estar animal.

    • Equipe PetDriver 15 de julho de 2020 18:29

      Olá Lucia Castro, tudo bem?

      Agradecemos seu comentário! Ainda não conhecemos o trabalho de Oliveiros Barone, mas vamos buscar mais informações. Quem sabe não trazemos ele aqui para compartilhar mais conhecimentos dessa área conosco?

      Caso você tenha o contato dele, ou queira passar o nosso a ele, agradecemos.

      Estamos abertos a parcerias, caso queira conversar entre em contato conosco.
      Vamos analisar essa viabilidade.

      Um abraço,
      Equipe PetDriver

Deixar Seu Comentário

X