Novembro Azul: Hora de pisar no freio e se cuidar

Novembro Azul: Hora de pisar no freio e se cuidar

Seu corpo é o seu bem mais precioso. É hora de se cuidar!

Na transição dos 40 para os 50 anos, homens passam a receber constantes recomendações sobre as consultas de rotina com o urologista. Afinal, esse é um passo necessário para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata - algo que é debatido incansavelmente pela campanha no Novembro Azul.

Claro que esse cuidado com os nossos motoristas não podia passar batido, afinal, nosso objetivo é, além de manter a sua vida financeira saudável, a sua saúde também! Então, pise no freio e pare um instante para se orientar sobre os cuidados que essa doença demanda. Vamos juntos?

Foto: Jo Panuwat D/Shutterstock

O que é o Novembro Azul?

É uma iniciativa que busca promover o debate público sobre a saúde do homem, alertando a respeito do câncer de próstata

Isso porque, de acordo com o Hospital Albert Einstein, os dados de 2022 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de tumor foi responsável por 71.730 casos, representando 3 a cada 10 homens com câncer no país. Por conta disso, atualmente, é o que tem a maior incidência sobre a população masculina.

Mas não é só isso, ele também é o segundo tipo com mais casos de falecimento entre homens, alcançando 15.841 no último levantamento da entidade.

Foto divulgação

É possível ter câncer de próstata antes dos 40?

Apesar da possibilidade ser rara, ainda sim é possível, inclusive, há indícios de que o estilo de vida pode acelerar o surgimento de vários tipos de câncer, como a obesidade, uso de tabaco, estilo de vida e principalmente, histórico familiar e fatores genéticos (mutação do DNA).

Acima de tudo, é recomendado que homens que apresentam algum fator de risco, façam exames de rotina anualmente.

Foto: eephcfmusp.org.br

Qual a diferença dos sintomas nos jovens?

Assim como em homens mais velhos, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. Pelo contrário, quando os sintomas aparecem, isso significa que a doença já está avançada. Nesse caso mais avançado, os sintomas apresentados podem surgir como:

  • Problemas ao urinar
  • Dor nos ossos
  • Presença de sangue na urina ou sêmen
  • Disfunção erétil

Entretanto, boa parte dos sintomas, em jovens, podem ser causa de outras patologias. Por isso, é importante manter os exames de rotina em dia para sanar qualquer dúvida.

Quais são os fatores de risco?

Entre os principais fatores que influenciam no desenvolvimento do câncer de próstata, está a predisposição genética, ou seja, quem tem parentes que já tiveram esse tipo de câncer têm mais probabilidade de apresentá-lo.

Outro fator de risco é a obesidade, já que ela contribui gradativamente para a desregulação hormonal no corpo masculino. Diante desse cenário, o tumor é diretamente estimulado.

Qual é a importância desse cuidado?

A mensagem no Novembro Azul é clara! O cuidado com a saúde masculina envolve o abandono de estigmas e de mitos relacionados ao acompanhamento médico. Em outras palavras, é preciso contar com o auxílio profissional de um urologista e realizar o toque retal. Exame clínico feito pelo médico, esse é um procedimento simples, rápido e indolor.

A ida ao consultório desse profissional é a forma mais eficiente de averiguar o estado da próstata e identificar possíveis alterações - sejam elas benignas ou malignas. Além disso, em caso de suspeitas ou necessidade de avaliações mais minuciosas, o urologista pode solicitar exames complementares.

Foto: iStock

Como já diziam os antigos, prevenção é a chave! É hora de colocar os preconceitos de lado e cuidar do seu bem mais precioso, sua vida! O câncer de próstata é coisa séria e é uma realidade para milhares de brasileiros, não seja mais um. 

Seja jovem ou mais velho, realize exames de rotina e mantenha sua saúde no eixo, para que você possa viver o que a vida tem de melhor! 

Nossa missão é que você chegue cada vez mais longe, com liberdade financeira e saúde na primeira marcha!

PetDriver - Juntos vamos mais longe. S2