Amor sem raça: Vira-latas ganham vez na preferência em adoções
O famoso caramelo agora é a bola da vez. Isso mesmo, por mais difícil que possa aparentar, essas gracinhas sem pedigree estão ganhando os holofotes nas ações de adoção de cães e gatos.
E com tantos tamanhos e cores variados, o PetCenso 2021 revelou que os cães sem raça definida lideram a preferência com 40% do favoritismo, seguido por Shih-tzu com 21%, Yorkshire terrier com 5% e Poodle e Spitz Alemão com 4%. Já entre os gatos, a liderança é quase absoluta com 98% dão preferência aos mestiços!
Confira 7 curiosidades sobre os vira-latas que provavelmente você não sabia!
- Diversidade genética
Cães vira-latas, por serem resultado de cruzamentos diversos, tendem a ter uma ampla variedade de características físicas e comportamentais. Essa diversidade genética pode contribuir para uma maior resistência a doenças e condições genéticas, o que é conhecido como “efeito híbrido“.
- Popularidade global
Os vira-latas são encontrados em quase todos os países do mundo e são conhecidos por diferentes nomes, como “mestiços” na América Latina ou “cães de rua” em alguns lugares. Em muitos países, eles são o tipo de cão mais comum.
- Adaptação ao ambiente
As vira-latas muitas vezes têm uma capacidade incrível de se adaptar a diferentes ambientes e condições de vida. Isso deve ser por sua linhagem mista, que pode fornecer uma ampla gama de habilidades e recursos que ajudam na sobrevivência.
- Lealdade e inteligência
Embora os vira-latas possam não ter uma raça definida, têm uma lealdade e inteligência impressionantes. Muitos tutores de vira-lata relatam que seus cães são altamente treináveis e formam fortes laços com seus humanos.
- História e cultura
Em algumas culturas, os cães vira-latas têm um papel especial. Por exemplo, na Índia, os cães vira-latas são frequentemente considerados sagrados e são protegidos por leis que proíbem a sua crueldade. Eles são vistos como parte importante da fauna urbana e da vida comunitária.
- Patrimônio nacional
O vira-lata caramelo se tornou uma celebridade no Brasil. Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados quer reconhecer a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do Brasil. O texto homenageia o animal destacando que é “um dos cachorros mais populares e amados” do país e exalta a mistura de raças que “mostra que a diversidade é uma das nossas maiores riquezas”.
- Um dia só deles!
Dia 31 de julho é comemorado o Dia do Vira-Lata, neste dia destaca-se a importância da adoção e do não-abandono de animais. “Nós apoiamos e incentivamos a adoção de animais. Aliada a uma política de controle populacional, também é uma forma de reduzir o número de animais das ruas, colaborando no combate de maus-tratos e proliferação de doenças para animais e humanos”, disse o médico-veterinário José Cecílio, presidente da CRMV paraibano.
Infelizmente, ainda vemos descaso e abandono em números que contrastam bastante com os de adoções, e como apoiadores e incentivadores da adoção responsável, é nosso dever sempre ressaltar: Abandono e maus tratos é crime é punido com multa e reclusão!
Por isso, ao pensar em adotar um peludo, considere questões que vão além dos essenciais como recursos, espaço, higiene, alimentação adequada e saúde. Cães e gatos são animais sencientes e possuem emoções intensas e equivalentes às nossas. Por isso, tempo, atenção, estímulos, atividade física, socialização, entre outros, são tão fundamentais quanto a provisão do básico para a sobrevivência deles.
E a PetDriver é para eles! Nossa missão é fazer parte da vida de famílias pets que entenderam a importância de entregar mobilidade, cuidados e novas experiências para os peludos, vivendo ao lado deles, momentos únicos que ficaram marcados por toda a vida, afinal, vivemos muito mais que eles, lembre-se sempre disso!
E aí? Você tem um caramelo em casa? Comente aqui embaixo quais as características únicas do seu vira-latinha!
PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2