Quem foram as primeiras pessoas a domesticarem cachorros?

Caçadores-coletores da Sibéria podem ter criado cães para puxar trenós e caçar ursos polares.

PETDRIVER-cold-countryside-daylight-1755078

Evidências recentes apontam para os caçadores-coletores de uma ilha da Sibéria conhecida como Zhokhov. Povoados nove mil anos atrás, essas pessoas viviam em uma terra implacável, caçando ursos polares e renas em temperaturas congelantes durante todo o ano.

Uma análise de ossos caninos de Zhokhov sugere que esses caçadores-coletores estavam entre os primeiros humanos a criarem cães para um propósito específico – por milhares de anos.

Vladimir Pitulko, um arqueólogo da Academia Russa de Cientistas, tem escavado Zhokhov desde 1989. É bem conhecido que os caçadores-coletores da ilha estavam usando cães para puxar os trenós que usavam para perseguir renas, mas não se sabia se eles estavam realmente criando cães para esse propósito.

Sua equipe de cientistas estudou os ossos fósseis de 11 indivíduos. Dez dos cachorros pesavam entre 35-50 quilos e talvez se assemelhassem aos cães de puxar trenós da Sibéria. O cão restante pesava aproximadamente 63 quilos e parecia ser um híbrido lobo-cão, talvez parecido com um Malamute do Alasca.

De acordo com Valdimir, bons cães de trenó tipicamente pesam entre 44-55 quilos, grandes o suficiente para puxar trenós, mas não superaquecerão como cães maiores. Ele acredita que as pessoas Zhokhov criaram os cães menores para trenó e os maiores para caçar ursos polares.

“Eles estavam claramente moldando esses animais para fazer algo especial”, diz Valdimir.

Cerca de 7.000 anos atrás, os cães foram utilizados para o pastoreio no Oriente. Angela Perri, pesquisadora de Zootecnologia do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, acredita que diferentes tipos de cachorros se acasalavam entre si, produzindo raças aleatórias. As pessoas lá podem ter selecionado os cães de trenó mais promissores dessas ninhadas.

“Preenche um pedaço faltante do quebra-cabeças dos primeiros relacionamentos humano-cão, e até mesmo a própria domesticação”, diz Angela.

PETDRIVER adorable animal canine 253308A descoberta também pode esclarecer porque os cachorros foram domesticados em primeiro lugar. Embora nem todos os cientistas concordem quando isso aconteceu, pesquisas recentes sugerem que foi há pelo menos 15 mil anos atrás. Isso aconteceu no tempo em que a Terra estava começando a aquecer, com espécies grandes, como mamutes e animais migradores menores como renas começando a dominar a paisagem. Os cães poderiam ajudar a caçar esta presa menor e até mesmo fornecer uma maneira mais eficaz para as pessoas segui-los.

“Antes disso, não havia motivos reais para ter um cachorro. Nós nos voltamos para eles quando realmente precisamos deles”, diz Vladimir.

Texto original JoAnna Lou em junho 2017.
Traduzido de TheBark.

Foto original por Ingo Joseph from Pexels

Foto original por monicore from Pexels

 
Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de