O seu cachorro está acima do peso? Saiba como tratar da obesidade canina

Conheça os riscos da obesidade canina e saiba como tratar do filho de 4 patas

A obesidade é uma doença que também acomete os cães. A alimentação inadequada e a falta de atividade física são as principais responsáveis pelos quilinhos a mais nos pets, assim como acontece conosco.  Outros fatores podem estar relacionados a ração que ele come, a frequência e o acesso que ele tem à comida e condições como tédio e ansiedade. 

Conheça os benefícios da natação para a saúde e bem-estar dos cães

Pelo fato de viverem junto de nós em apartamentos, os animais ficam limitados em relação às atividades que eles teriam vivendo na natureza, seja explorando o ambiente, buscando sua própria comida e interagindo com outros animais. Daí a importância dos passeios diários para os cães, onde eles têm a oportunidade de explorar o mundo e deixar os instintos aflorarem. Em alguns casos, apenas os passeios não são suficientes e, para isso, existem serviços de day care, natação e outras atividades recreativas para que o animal possa gastar energia e estimular sua inteligência. 

Como oferecer uma alimentação balanceada ao seu cão? 

Na hora de alimentar seu cachorro, você pode optar por ração ou comida caseira natural. Ambas são boas, mas fique atendo a algumas questões: 

O benefício da ração, além da praticidade, é que o alimento possui todos os nutrientes que o animal irá precisar. Além disso, quando os cachorros mastigam a ração, o atrito faz com que eles acabem limpando um pouco os dentes, o que ajuda a prevenir problemas como tártaro.

Ao optar pela comida caseira natural, é necessário ter a orientação de veterinário para poder oferecer as quantidades essenciais de nutrientes para o animal. Além disso, é preciso conhecer quais alimentos e temperos não devem ser oferecidos aos cães, dominar as formas de preparo e disponibilizar um tempo na sua agenda para comprar e preparar os alimentos. 

O nosso parceiro Cão Cidadão escreveu um artigo muito legal e completo sobre o assunto e nós recomendamos a leitura na íntegra: Alimentação para cachorros: tudo o que você precisa saber.

Como saber se um cachorro está obeso? 

Os médicos veterinários usam um método chamado Escore de Condição Corporal – ECC. Trata-se de uma escala com pontuação de 1 a 9, pensada especialmente para a estrutura corporal dos cães e que ajuda a identificar se o cachorro está acima ou abaixo do peso ao examinar as condições físicas do animal, com base nas características de cada raça.

1 a 3 – o animal é considerado magro, apresentando ossos da costela e quadris bem aparentes. 

4 a 6 – o animal está no peso adequado, as costelas e quadris não estão aparentes, mas é fácil encontrá-las ao apalpar o cachorro. 

7 a 10 – o animal está obeso, as costelas não aparecem e é difícil encontrá-las mesmo ao tocar o cachorro. 

Perigo da obesidade canina

A obesidade compromete a qualidade e reduz a expectativa de vida do cão. A doença sobrecarrega o sistema respiratório e circulatório, prejudica as articulações, aumenta a predisposição a fraturas, diabetes, artrite, ruptura de ligamentos e dificuldade de mobilidade. 

Sinais de o seu cão está obeso

  • Cansaço
  • Dificuldade de locomoção 
  • Dificuldade para respirar
  • Sedentarismo

Como tratar a obesidade canina? 

Leve o cão para ser avaliado por um profissional da sua confiança. O médico veterinário vai avaliar as condições físicas do seu filho de 4 patas e vai solicitar exames complementares para poder investigar diabetes, problemas hormonais e outras doenças. 

Você receberá orientação sobre o tipo de alimentação que o animal passará a comer e as quantidades diárias. O veterinário vai definir qual tipo de atividade que o animal está apto a praticar, de acordo com a análise de condição física: caminhada leve, natação e, em alguns casos, fisioterapia.

Conheça os benefícios da fisioterapia veterinária para a saúde dos animais

Termômetro de Saúde Pet

Para te ajudar nos cuidados com o seu bicho de estimação, criamos o Termômetro Pet – ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.

Utilize o nosso Termômetro de Saúde e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para receber dicas de como cuidar do seu bichinho de estimação. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Foto por Daria Shevtsova de Pexels

Avaliações: 4.50/5. de 2 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de