Servir e Proteger: Cães policiais a favor da sociedade

Saiba mais sobre esses heróis de 4 patas

Originalmente os cães começaram a fazer parte do ciclo social do humanos basicamente com o intuito de caçar, cuidar dos rebanhos e proteção, o que sabemos, foi mudando de conceito ao passar do anos, pois esses leais companheiros não são chamados de “amigo do homem” à toa. 

Hoje em dia os cães são muito mais que animais de caça já que não existe mais a necessidade dessa prática na grande maioria das civilizações, então, esse incrível companheiro se introduziu tão fortemente em nossas raízes que hoje são entes queridos e parte importante das famílias.

Porém, para muitos cães a função de proteção e guarda ainda é realidade e para falarmos sobre esse assunto, em comemoração ao Dia do Policial Civil e o Dia do Policial Militar comemorados hoje, dia 21 de abril, vamos falar sobre esses heróis de 4 patas que dedicam boa parte de suas vidas em proteger nossa sociedade evitando crimes e ações fora da lei.

JB7GF qHwjUX4iOoC3ilVcTYSGX9KjiUBXlEHsS6PBqfyGr0

Como surgiu o cão policial?

O site da Cobasi cita em matéria que essa parceria é antiga e existem relatos desde a Idade Média, quando os cães passaram a ser usados em situações de perseguição, combate de criminosos e na proteção de propriedades privadas.

Mais tarde, os cachorros passaram a ser sistematicamente treinados para a atuação policial e com isso, as áreas possíveis para exercer essas funções foram sendo cada vez mais ampliadas.

O treinamento do cão policial

Os cães policiais recebem treinamento desde muito cedo, geralmente no início de 2 meses de idade. Começando com comandos de obediência como “senta”, “fica” e “vem” até ordens complexas, que envolvam muita prática em conjunto com o tutor.

O tutor desse cão especial também recebe treinamento específico, sendo geralmente policiais atuantes que logo depois são habilitados a atuar em conjunto. Treinamento sobre comportamento canino, principalmente são tópicos importantes para a boa conexão entre eles.

Além dos comandos de obediência, o cão policial também recebe treinamento para habilidades específicas, como por exemplo: saltos, escaladas, caminhadas em terrenos irregulares e estreitos, dessensibilização a sons, já que o cão pode se deparar com sons altos e imprevistos durante o trabalho.

Áreas de atuação dos cães policiais

Existem 4 grandes áreas de atuação para esses cães, sendo eles:

  • Busca e salvamento
  • Localização de explosivos e narcóticos
  • Patrulha, apreensão e ataque
  • Combate ao crime

Principais raças usadas para cães policiais

O mais conhecido é o Pastor Alemão por serem atléticos, inteligentes e obedientes, mas existem outras raças para atividades policiais que também são muito eficientes como: Pastor Belga, Rottweiler, Pastor Holandes e Dobermann. 

mTdCo1kcskaGzChwkwX2DVV8A1HjmgRworsL2 Ow3P3dh Rb3mOJkl02hf1GGgKlcnmem8sNlBPRq8iNToT9uuqFY0dKRSKgGc2LOyJXtsgTlYBKoSaNOEPeEzQjFmpbERANkcH

Para resgate e salvamentos as raças Labrador, Golden Retriever, Beagles, Bloodhounds e Foxhounds são escolhidas por seus faros incríveis.

Leia também: Porque viver com amor é um direito

Mas essa é uma via de mão dupla, onde você também é responsável pela saúde, proteção e preservação da vida desses animais fantásticos. Através do sistema de Disque Denúncia Animal e do DEPA – Departamento Eletrônico de Proteção Animal em São Paulo, você pode denunciar os maus tratos anonimamente via telefone e também via internet.

No Rio de Janeiro você conta com a ação da Polícia Militar e o Centro de Polícia Ambiental (CPAm) através do número (21) 2334-7634.

Não deixe atitudes de maus tratos animais impune, DENUNCIE!

A PetDriver é amante da vida animal e promove segurança, cuidados, saúde, bem-estar e longevidade para os animais domésticos através de um sistema de transporte seguro, cômodo e fácil. Tenha como sua aliada uma plataforma pet friendly que trabalha diariamente em tornar a sua vida mais prática e a do seu pet mais feliz. 

Participe da Campanha União Pet e cuide de quem você ama com economia. Usando o cupom UNIAOPET você garante 25%OFF em 4 corridas até o dia 30/04 às 23h59.

Clique e use o cupom

UNIAOPET

Baixe o nosso app e tenha na palma da sua mão uma empresa que preza pela segurança, proteção e qualidade de vida do seu filho peludo.

Vamos conversar? Deixe abaixo nos comentários o que você pensa sobre a ação de cães na força policial, você concorda? 

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de