Você está preparado para ser um bom tutor?

Saiba mais sobre como agir com o seu primeiro pet!

Nós humanos somos capazes de coisas grandiosas. Muito além de construir foguetes para o espaço e submarinos para o fundo do mar, temos a incrível capacidade de, dar oportunidade para outras vidas de serem felizes através da adoção.

Hoje (14) comemoramos o Dia Nacional dos Animais e para comemorar essa data especial, vamos auxiliar você, que quer um filho de 4 patas, a ser um bom tutor de primeira viagem.

Abrir seu coração para um filho peludo é o início de uma relação incrível, mas para ser um bom tutor é necessário ter alguns cuidados que vão te ajudar nessa nova fase na vida de ambos!

Leia também: Ter um pet muda tudo!

O site Hillspet lista 10 dicas importantes para que essa conexão seja perfeita e o novo pet sinta-se seguro e bem-vindo:

Antes da Chegada

Antes que o seu companheiro de quatro patas ponha os pés em sua casa, alguns  preparativos ajudarão a garantir que ele tenha uma transição suave no dia da adoção.

1. Prepare sua casa:

Teste sua casa vendo tudo no nível dos olhos de um pet ou filhote: 

  • Alguma coisa que possa representar um risco de asfixia?
  • Algum item que você não quer que seja mastigado?
  • Em caso afirmativo, certifique-se de movê-lo fora do alcance.
  • Use portões para bloquear qualquer coisa que possa ferir ou ludibriar o seu pet, ou isole partes da casa onde ele não poderá andar. 
  • Separe um espaço seguro para o pet se esconder caso ele se sinta  sobrecarregado. Pode ser uma caixa de transporte, um quarto ou uma área fora da cozinha, bloqueada com um portão para pets.

2. Responsabilidades em família:

Se você vai compartilhar a responsabilidade pelo pet, estabeleça com antecedência quem será responsável pela alimentação, caminhadas, banhos, etc. Se você tiver filhos, fale com eles sobre o novo membro peludo da família que virá para a casa e regras sobre como ele deverá ser tratado. As crianças pequenas, especialmente, podem precisar de orientação para serem gentis com o pet e também supervisionadas de perto durante as brincadeiras

3. Reúna os suprimentos necessários:

Certifique-se de estocar todos os suprimentos, incluindo potes de comida e água, uma coleira (em caso de cão ou gato), brinquedos, cobertor para ele se aconchegar, uma caminha e suprimentos de higiene. Se você planeja adestrá-lo com uma caixa, tenha a caixa pronta em sua primeira noite em casa. A Humane Society of the United States adverte que você deve escolher uma caixa que não tenha nenhum fio que possa prender uma coleira ou patas. Ela também deve ter espaço de sobra para o pet ficar de pé, virar e sentar-se confortavelmente.

4. Ração com nutrição equilibrada:

Embora você queira garantir uma alimentação nutritiva, é melhor não trocar a ração do seu pet imediatamente, pois isso poderá causar dor de estômago e ansiedade. Se possível, obtenha uma amostra da ração atual do abrigo ou do criador para uma semana e, gradualmente, troque para a ração nova, adicionando um pouco mais a cada dia durante aproximadamente uma semana.

Chegou!

Até agora você fez todos os preparativos necessários para receber seu novo amigo em casa, mas seu trabalho ainda não está pronto. 

6. Faça as apresentações lentamente:

As crianças devem ter permissão para conhecer o novo membro da família, um de cada vez e sob supervisão. Converse com seus filhos novamente, lembrando-os das regras para cuidar do pet com segurança. 

7. Escolha um veterinário:

Assim que puder, marque uma consulta de bem-estar para seu novo pet e certifique-se de que ele esteja em dia com todas as vacinas. O seu veterinário também pode aconselhá-lo sobre quaisquer problemas de saúde que o seu filho peludo possa ter dependendo da sua raça.

8. Obtenha Identificação:

Em caso de cães e gatos, estarão indo para um bairro desconhecido. Se ele, de alguma forma, se perder, uma etiqueta de identificação com suas informações de contato facilitará muito para que ele encontre o caminho de casa

9. Para cães é necessário definir um cronograma:

Os cães são orientados para a rotina, por isso, quanto mais cedo você puder começar a acostumar seu cãozinho melhor. Estabeleça os horários das refeições e hora de dormir e cumpra sem falta. Mostre a ele onde pode se aliviar e acostume o pet a fazer caminhadas. Se caminhadas regulares não estiverem previstas na rotina, comece outro tipo de rotina diária de exercícios, mesmo que seja apenas um simples jogo de pegar a bolinha.

10. Comece um adestramento assim que possível:

  • Adestramento para usar o banheiro, adestramento com caixa, adestramento de obediência e socialização são coisas que um cão jovem, por exemplo, precisa aprender o quanto antes.
  • Cães mais velhos podem já ser bem socializados e treinados para o uso do banheiro, mas ainda precisam se familiarizar com as expectativas e regras da casa.
  • Se o seu pet está recebendo um novo nome, é importante para sua própria segurança que ele aprenda e responda o mais rápido possível.
  • Você pode encontrar uma abundância de recursos para ajudar a adestrar o seu cão, de livros e vídeos online a aulas e adestradores de cães profissionais. Seja como for, é importante lembrar que as chaves para o sucesso são a consistência e a paciência.

Pode parecer complicado no início se dedicar tanto para o conforto e comodidade do novo familiar peludo, mas acredite, vale muito a pena! Assim que o pet se sentir acolhido e aceitar o seu novo lar, lealdade, amizade incondicional e amor para uma vida inteira te aguardam.

E para você que procura onde encontrar o seu filho de 4 patas, listamos aqui ONGs parceiras e idôneas que se superam a cada dia resgatando animais abandonados e esquecidos que esperam por uma família..

  1. Aila ong
  2. Fla.Gato
  3. ARD Foundation
  4. Ong Paraíso dos Focinhos
  5. G.A.R.R.A.
  6. Ação Animal
  7. Bigodes do Bunker
  8. Projeto Lar Doce Lar
  9. Amigos de São Francisco
  10. Pet Shop Vito e Carmela

A PetDriver é aliada na sua rotina e sabe a diferença que um pet faz em nossas vidas, por isso, você encontra em nossa plataforma muito mais que transporte pet friendly personalizado, você encontra centenas de formas de retribuir o amor do seu pet oferecendo uma vida longa, feliz e saudável.

Aproveite o mês de março e participe da Campanha Lifestyle Pet onde você ganha 25%OFF em 4 corridas usando o cupom LIFESTYLE25 válido até 31/03 às 23h59.

Use o cupom

LIFESTYLE25

Baixe o app e usufrua de um universo pet friendly recheado de possibilidades!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

 Hey humano! Me note!

8 coisas que os cães fazem para chamar a sua atenção! Seu cão pode ser o mais alegre da vida, o mais ativo, que sempre

Promocional

Desbloqueie novas oportunidades hoje!

Vagas abertas para motoristas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba! Você já imaginou transformar sua paixão por dirigir em uma oportunidade dinâmica e