Dia do Trabalhador: os animais trabalham tanto ou mais que você

Hoje, 1º de maio, é comemorado mundialmente o Dia do Trabalhador.

A data marca a luta por melhores condições de trabalho e os direitos adquiridos ao longo do último século.

Traçando um paralelo, desde a antiguidade, os animais domésticos são treinados para trabalhar e, durante séculos, sua força movimentou a economia do campo, do transporte e até do entretenimento. 

Assim como a dos trabalhadores humanos, as condições de trabalhos dos animais não eram adequadas e, na maioria das vezes, cruéis. Em 1978, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi proclamada em assembléia da UNESCO, em Bruxelas, na Bélgica. No Brasil, o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 condena a crueldade contra animal. Já em 1998, a Lei de Crimes Ambientais passou a criminalizar abusos, maus-tratos, ferimentos e mutilações contra os animais não importando a sua espécie.

Hoje, ONGS e ativistas continuam lutando para garantir o comprimento das leis de defesa dos animais. No mês passado, falamos aqui no blog sobre a campanha de prevenção a crueldade animal, Abril Laranja, e demos algumas dicas em como denunciar.

É lei: motoristas que atropelarem animais nas ruas do Rio de Janeiro terão que prestar socorro

Porém, existem atividades que animais podem exercer que são bastante nobres e prestigiadas. Separamos 5 “profissões” caninas para homenagear os trabalhadores de 4 patas que tanto amamos. Confira: 

Farejador – Os cães chegam a ter até 200 milhões de células olfativas, por isso, são bastante requisitados quando o trabalho envolve encontrar bombas, armas e pessoas desaparecidas ou sequestradas. 

Cuidador – São os cães que exercem a nobre função de acompanhar pessoas com alguma necessidade especial. Existem os cães-guia, que ajudam pessoas com necessidades especiais a se locomoverem com mais segurança e, também, os que são treinados para ajudar pessoas em caso de necessidade médica, como o caso das pessoas que sofrem de epilepsia, diabetes e outras. 

Terapeuta – Ainda atuando na área da saúde, estão os cães que acompanham pacientes com câncer e síndromes. Eles costumam atender a crianças e idosos e aliviam o estresse provocado pela rotina médica e hospitalar. Normalmente, são animais calmos e que gostam de receber carinho.

Conheça Julie Golden Hits, a coterapeuta embaixadora da PetDriver

Ator – Ué, e por que não? Os cães são sucesso no cinema desde a década de 1950,  estrelando filmes como Lassie, K9 – Um Policial Bom Pra Cachorro, Marley e Eu e tantos outros. 

Miss – O mercado de beleza também é para os cães. Existem concursos com o objetivo de eleger o peludo mais bonito, de acordo com as características da sua raça. O bom comportamento também é considerado.

Como você pode perceber, ao longo da história, os animais trabalharam tanto ou mais que nós. Nas áreas rurais, os bichos ainda cumprem funções de proteção, alimentar e até econômica na vida de muitas famílias, diferente do que ocorre nas cidades atualmente, onde os pets ganham cada vez mais destaque no papel afetivo e recreativo na vida das famílias. Independente do papel que exercem, o respeito aos animais é fundamental. 

Tenha 20% de desconto em todas as corridas da PetDriver

Nós, da PetDriver, oferecemos mobilidade urbana respeitando as normas de segurança, com muita conveniência e conforto, trazendo e levando aonde seu pet e você precisarem ir!

A segurança e o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para receber dicas de como cuidar do seu bichinho de estimação.

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

 

Fonte: Wikipédia, Superinteressante, UOL

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de