Por que cães e gatos não podem comer chocolate?

Por que cães e gatos não podem comer chocolate?

Oferecer para cães e gatos alimentos não recomendados pode causar danos à saúde do seu pet

A Páscoa passou e você pode estar pensado em agradar seu fiel escudeiro com um petisquinho açucarado. Pior ainda, seria se o seu pet alcançasse um pacote de chocolate que você esqueceu aberto em algum local da casa.

Adiantamos que essa é uma péssima ideia e vamos explicar os motivos pelo qual você deve ter muito cuidado para os pets não ingerirem tal tipo de alimento. 

O chocolate é considerado um alimento tóxico para cães e gatos devido uma substância chamada teobromina, que não organismo do animal não consegue metabolizar como nós humanos. Ela está presente em todos os tipos de chocolate, quanto maior a concentração de cacau, maior será a concentração da substância. Chocolates amargos e em pó, possuem maiores concentrações.

Sintomas que cães e gatos podem apresentar ao ingerir chocolate: 

  • Vômito
  • Diarreia
  • Tremores
  • Excitação
  • Taquicardia
  • Dificuldade de locomoção
  • Respiração acelerada
  • Convulsão

A intoxicação provocada pela ingestão de chocolate poderá aparecer entre 6 e 12 horas após o consumo e pode durar até 3 dias. 

Quantos gramas de chocolate são necessárias para intoxicar cães e gatos? 

Não é possível estabelecer uma quantidade segura para que um pet pode comer e sair ileso. Fatores como porte do animal e gramas de chocolate ingeridas influenciam nos sintomas citados acima que eles possam vir a apresentar.

Cães com até 3 kg, ao ingerir 35g de chocolate ao leite, podem apresentar diarreia e vômito e correm risco de morrer ao ingerir 170g. Se levar em consideração o chocolate amargo, com maior concentração de teobromina, a ingestão de menores quantidades (gramas) pode ser fatal. Por isso é muito importante estar atento e manter os chocolates sempre em locais seguros e distantes dos pets.

O que fazer se seu cão/gato comer chocolate?

Procure o mais rápido possível um veterinário, pois ele irá tomar todas as medidas possível para amenizar a intoxicação e manter seu animal saudável.

Chocolates próprio para pet

Caso você não queira deixar a páscoa passar em branco e presentear seu filho de 4 patas, saiba que existem alternativas de chocolate desenvolvidas especialmente para pets que não possuem teobromina em sua composição, pois trabalham apenas com aromas do chocolate.

Fonte:

Dra. Danyelli Ornela
Formada pela faculdade UNIGRANRio em 2008
Trabalha com Clínica e cirurgias no Consultório Popular de Santa Teresa.
Contato: [email protected] / (21) 3145-5055

Add Your Comment

X