Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro? 

Saiba como encontrar o equilíbrio da higiene sem prejudicar a sua saúde do animal

Essa é uma dúvida comum entre pais e mães de cães, porém, não há uma resposta exata para ela. A frequência de banho vai depender da raça, do tipo de pelagem e do estilo de vida que o animal leva. 

Se o animal vive em apartamento e pouco se suja, banhos mensais são suficientes. Nos casos em que os cachorros convivem com outros animais, moram em casa e habitam o quintal, brincam em jardins ou vão à praia, estes vão precisar tomar banho a cada 10 e 15 dias. 

Os banhos semanais não são recomendados pois prejudicam a saúde dos cães. O uso excessivo de shampoo retira a camada de gordura natural que protege a pele do animal contra fungos e pode provocar alergia no cachorro. Use somente produtos específicos para cães quando for dar banho neles, os produtos feitos para humanos possuem PH que não é apropriado para a pele do animal. 

A higiene do cachorro não se resume a banho. A escovação dos pelos é um cuidado importante, ela ajuda a remover sujeirinhas, pele morta e reduz o cheirinho característico do cachorro. Além disso, existem lenços umedecidos próprios para cães que você pode passar no pelo e nas patas do animal quando ele volta da rua, para retirar as contaminações que ele pode acabar trazendo para dentro de casa. Seque bem os pelos do seu cão quando ele se molhar na chuva ou em outras condições, isso também vai evitar o surgimento de fungos. 

O banho do cachorro é uma preocupação nossa, que muitas vezes humanizamos os animais e queremos impor hábitos que eles não teriam na natureza. Aceite o fato de que o cachorro tem um cheiro característico e use o bom senso para avaliar a frequência dos banhos. Busque pelo equilíbrio entre uma convivência higiênica e harmoniosa do cão dentro de casa, mas respeitando a sua natureza animal e preservando a sua saúde. 

Termômetro de Saúde Pet

Para te ajudar nos cuidados com o seu bicho de estimação, criamos o Termômetro Pet – ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.

Utilize o nosso Termômetro de Saúde e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para receber dicas de como cuidar do seu bichinho de estimação. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

 Hey humano! Me note!

8 coisas que os cães fazem para chamar a sua atenção! Seu cão pode ser o mais alegre da vida, o mais ativo, que sempre