Nas ruas, você faz a diferença!

Dia Nacional do Trânsito: Todos pela vida nas ruas

A PetDriver é uma frota especializada no transporte seguro e confortável de transportar animais domésticos, e como em qualquer frota, somos compostos por centenas de motoristas parceiros e seus veículos transitando pelas ruas, levando mobilidade e liberdade para centenas de famílias pets.

E por sermos feitos de movimento, não poderíamos deixar passar o Dia Nacional do Trânsito (25), que nos lembra que o cuidado no trânsito não é apenas ao transportar os pets, mas todo o contexto de ir e vir pelas ruas. 

Então para você, motorista PetDriver ou não, trouxemos esse artigo para ampliar o alcance dessa data e disseminar a conscientização sobre a importância desses cuidados no dia a dia de todos! Acompanhe.

oPv UVL33L6EbvlcCVf2xyvOxlrsU3OtDyYEaKPcTF8PikV8CxTSUgZ ves4U2dJDtZk6JkGZDzFMK CxjlSvIWfqbsDRyfxtuT mVUdJ g7EJVrvqQ86V6 3hviMIdfW5CuhlRM30UKbABQT0EghDc

Foto: Mobilidade Estadão

De acordo com o site Brasil Escola, o Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro, mês esse considerado importante nas campanhas de conscientização sobre o trânsito em relação a acidentes, normas de segurança e dirigibilidade pelas ruas do país. Essa data faz referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrida em 23 de setembro de 1997 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Todos os anos, durante o mês de setembro, entre os dias 18 e 25, acontece a Semana Nacional do Trânsito. Nesses dias, campanhas de conscientização são reforçadas por todo o país. Os órgãos estaduais de trânsito (Departamento Estadual de Trânsito – Detran) e órgãos municipais, criam tais campanhas em consonância com o Governo Federal (Conselho Nacional de Trânsito – Contran) para alertar motoristas e pedestres dos perigos no trânsito, além dos cuidados exigidos no ir e vir das cidades.

Entre as ações realizadas por esses órgãos, podemos listar:

  • Combate à violência no trânsito;
  • Incentivo à atenção à sinalização;
  • Incentivo ao respeito aos limites de velocidade;
  • Conscientização sobre ver e ser visto no trânsito;
  • Atendimento psicológico às vítimas de acidentes de trânsito;
  • Conscientização sobre o risco de dirigir sob o consumo de drogas (lícitas ou ilícitas) e/ou de álcool;
  • Conscientização sobre o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos.”
8Dd4f3wwe4S2WJikt1YqSkf90t534H52zTyHdJsm

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Semana Nacional do Trânsito, em conjunto com o Dia Nacional do Trânsito, corresponde a uma série de medidas dos órgãos competentes nesse assunto para tornar o deslocamento de pedestres, veículos e animais mais seguro para todos.

Essas medidas são importantes porque trazem à tona estatísticas tristes que existem no trânsito. O número de acidentes envolvendo vítimas fatais é maior do que o número de pessoas que morrem de câncer no país. A imprudência associada ao consumo de drogas e/ou bebidas alcoólicas mais o desrespeito às leis de trânsito tornam o Brasil um dos países com os maiores índices de letalidade no deslocamento nas vias.

Alguns fatores podem ser mencionados para explicar tal letalidade:

  • Uso do celular enquanto dirige;
  • Excesso de velocidade;
  • Não uso de indicadores de segurança dos veículos, como setas e acendimento dos faróis;
  • Desatenção na manutenção veicular, chegando a trafegar com pneus carecas, por exemplo.

Foto: Nova Diagnóstico

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em 2015 morreram 38.651 pessoas nos acidentes de trânsito no Brasil, sendo 70% delas em acidentes de carro ou motocicleta. Entretanto, há também uma boa notícia nos dados do Observatório. Se comparado com o ano anterior (2014), houve uma queda no número de acidentes, e isso vem ocorrendo nos últimos anos, mas há ainda muito a se fazer.

Todos esses acidentes e mortes custaram mais de três bilhões de reais para o governo, com pagamento de indenizações, tratamento nas redes públicas de saúde e atendimento psicológico posterior às vítimas. De 2009 a 2018, mais de 1,6 milhão de pessoas se envolveram gravemente em acidentes de trânsito, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Foto: Maxilabor

Todos esses números podem ser explicados pelo aumento de veículos nas ruas nas últimas décadas, que tem se tornado um desafio para os órgãos de trânsito e de mobilidade urbana, e pela grande imprudência que ainda reina nas ruas. Ainda segundo o Observatório, em 2000 havia 13.482.318 de veículos no país (carros, motos, caminhões e ônibus). Atualmente, esse número cresceu sete vezes: temos mais de 91 milhões de veículos nas ruas.

Foto: Folha

Podemos chamar atenção para algumas políticas públicas que caminham na direção de punir os infratores do trânsito, como a Lei Seca, promulgada em 2008. Caso alguém seja flagrado dirigindo sob o consumo de álcool, a punição varia de multa, cassação do direito de dirigir e, em caso de acidentes graves e fatais, prisão.

Segundo os especialistas em trânsito, para termos segurança e tranquilidade nos deslocamentos, o primeiro passo é o bom comportamento de todos os envolvidos, sendo empáticos, colocando-se no lugar do outro, afinal o trânsito é responsabilidade de toda a sociedade.

qdgiiUl2GZDIORoR7q hqhk7rWeyGM88plClUfQsOjMWrDuA8eO4Xwn1b b3kUjn22lA2zYhr5aCtEI7uDPsZU0l 9h bzDCjSn6WS7ndDwNwReiy OXiJKOdVPhN2j2b5MeStU2qgMV ub07Js7uGI

Foto: Cobli

E a PetDriver exige que todos os cuidados necessários sejam tomados, e isto envolve não só as leis de transporte adequado de animais em veículos como também as leis de trânsito. Regularmente conteúdos de instrução e dicas são enviados aos nossos motoristas para que fiquem sempre por dentro de tudo o que acontece na frente e atrás do volante.

Ative nossas notificações e não perca nenhuma novidade que compartilhamos em nossas plataformas e redes sociais. Venha com a gente nessa jornada pet friendly e descubra um mundo novo na palma das suas mãos.

PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2

No votes yet.
Please wait...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Orgulho de ser mãe de pet!

Aproveite esse mês especial com descontão para viver memórias lindas! Quem disse que amor de mãe só existe entre humanos? Nossas mamães de pet sabem

Promocional

Um remédio com focinho e sem receita!

 Muito além dos animais de estimação: o poder transformador dos cães terapeutas Quando olhamos para um cachorro, muitas vezes vemos um amigo fofo, brincalhão e