Dicas para praticar corrida com o seu cachorro

Saiba quais são os cuidados necessários antes de começar a correr com o seu cachorro

A corrida de rua vem ganhando cada vez mais adeptos. O esporte realmente é uma boa opção para quem quer se exercitar ao ar livre sem ter que fazer grande investimento, um par de tênis é o suficiente para começar.  

Agora, se você tem um cachorro, por que não incluir ele na atividade para brincar e gastar energia? Mas, antes de sair por aí correndo com o seu pet, há uma série de cuidados indispensáveis a serem tomados para não comprometer a saúde do seu melhor amigo. 

Check up no veterinário

Primeiramente, recomendamos levá-lo ao veterinário para que seja feito um check up no animal. As condições de saúde dele vão dizer se está apto ou não a praticar esta atividade. O médico levará em conta a raça, idade, peso, se possui doenças articulares, cardíacas, entre outras. 

Raça do cachorro 

Tenha atenção à raça do seu cachorro, pois nem todas podem praticar corrida. Os cães que possuem um biotipo mais longilíneo e magro, como o pointer inglês, o galgo, o pitibull e o vira-lata possuem maior aptidão para praticar corridas. No entanto, existem raças que a atividade é contra-indicada, como o bulldog inglês, bulldog francês, boston terrier, shih-tzu, pug e demais raças de cães com focinhos curtos. 

Pegue leve nas distâncias

Se o seu pet estiver liberado pelo veterinário para correr, prepare-se para se divertir com ele. Não invente metas ambiciosas, é necessário respeitar o limite do animal. A atividade deve ser lúdica e não uma maratona esportiva. A ideia é fazer com que ele se divirta tendo bons momentos ao seu lado, tenha seus instintos estimulados e gasta energia.  

Condicione o seu cão 

Assim como nós humanos, a evolução do treinamento dos cães será progressiva. Por isso, leve ele com regularidade, não adianta correr com ele apenas uma vez por mês. Aumente a intensidade do treino à medida que sentir que ele está melhor condicionado. Use o bom senso para não exigir demais do animal.

Corra sempre em horários mais frescos

Procure correr em horários em que a temperatura está mais baixa, como no início da manhã ou no final do dia. Levá-lo para fazer uma atividade física no calor intenso pode ser desgastante para o animal. Além das funções respiratórias que podem ficar comprometidas, ele pode queimar as patas no chão muito quente, causando dor e infecções.

Hidrate o seu cachorro

Ofereça água para o seu cão durante o exercício, é importante que ele se hidrate para que o organismo dele possa controlar a temperatura corporal. Leve uma garrafa de água com você e de tempos em tempos, faça paradas para que ele beba. Os cães adoram água de côco, é uma ótima recompensa ao final do passeio. 

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para receber dicas de como cuidar do seu bichinho de estimação. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

 

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de