Afinal o que é o famoso “banho de gato”?

Entre muitos mitos envolvendo os felinos, existe o de que os gatos odeiam água e que não precisam de banho.

De qualquer forma, tudo isso dependerá de vários motivos. Uma das características mais comuns dos felinos é o seu nível de limpeza. Ainda que os gatos possuam uma língua perfeitamente preparada para a higiene pessoal, haverá momentos em que podemos ajudá-los com um banho extra.

O gato é um animal que se limpa com muita frequência, usa a caixa de areia e não suporta que esteja suja. Por esses motivos, só devem tomar banho em ocasiões muito raras. No entanto, manter uma limpeza assim, sem necessitar da nossa ajuda em nada, tem o seu preço. As temidas bolas de pelo podem se tornar um problema de saúde muito grave. Caso o gato não consiga expeli-las, o animal necessitará da nossa atenção e ajuda para evitar complicações.

E de todos os animais, o gato é conhecido pelo exaustivo asseio que têm com seu corpo, mas apesar disso, devemos sempre verificar se nosso animal está limpo. Para que possa ajudar o seu felino a permanecer saudável, leve-o pelo menos duas vezes ao ano no veterinário.

Como dar banho no gato?

A temperatura corpórea do gato é maior que a nossa, cerca de 38º/ 39º graus. Portanto, se você der banho nele com água em temperatura ambiente, é provável que ele sinta muito frio. Além de dificultar o banho, ele vai ficar mais estressado que o necessário.

Escolha uma pia ou bacia grande para que você consiga se movimentar enquanto limpa o bichano. Não a encha muito, isso pode assustar o pet. A forma correta de colocar o gato na banheira é segurando sua nuca com a mão direita e o tronco com a esquerda. Faça isso mantendo certa distância do animal para evitar arranhões.

Em seguida, solte o felino aos poucos com movimentos suaves. Comece molhando todo o corpo do animal, exceto a sua cabeça, e o esfregando com um xampu específico para gatos – outros produtos podem fazer mal para a pele e pelos do bichano. Tome cuidado para não criar nós nos pelos.

Na hora de limpar a cabeça, tome cuidado para não entrar água nos ouvidos, nariz e olhos do animal. Enxágue o bichano bem, o acúmulo de xampu ou sabonete pode irritar a sua pele.

Quando for secar, evite secadores de cabelo – eles podem assustar o animal. Opte por uma toalha macia. Depois de dar banho em gatos é recomendável dar uma recompensa para o pet, assim ele associará a hora do banho como uma experiência positiva.

Aproveite a ocasião para pentear os pelos e cortar as unhas do animal. É preferível evitar dar muitos banhos em nossos gatos, mas seria muito importante que o escovássemos diariamente, pois isso elimina os pelos mortos e qualquer poeira em seu corpo.

Quando dar banho?

Quanto mais cedo der banho em seu gato, mais chances tem dele acabar gostando da experiência e ser mais fácil para todos. Por isso, não tenha medo e deixe-se de se perguntar se dar banho a um gato faz mal ou não, porque depende de muitos fatores.

Não há problema algum em dar banho nos gatos, desde que o veterinário autorize. O que será levado em consideração é se o banho será benéfico ou prejudicial ao animal.

Por exemplo: o excesso de banhos pode tirar a proteção natural do pelo do gato. No entanto, o banho pode ser recomendado em casos especiais, como por exemplo, doenças de pele do gato ou para aliviar sintomas de alergias dos donos.

Não é recomendado lavar os felinos de maneira contínua, isso pode fazer com que eles percam os óleos naturais que protegem as suas peles. Caso o pet não tenha se sujado com produtos tóxicos, o banho não é motivo de urgência e ele será capaz de realizar a sua própria higiene.

O intervalo entre cada lavagem está estritamente relacionado com a reação da pele e o estado da pelagem do gato, podendo ir de 5 semanas até 6 meses. Consulte um veterinário antes de estabelecer uma frequência. Sempre converse com o médico veterinário do seu gatinho antes de iniciar uma rotina de banhos.

E para incentivar você a criar o hábito de levar seu gato ao veterinário, a PetDriver oferece nesse mês de setembro 15% de desconto em 8 corridas!

CUPOM:

MANIADEGATO

 

Fique conosco, pois nesse mês vamos publicar alguns artigos com dicas de como cuidar de quem você mais ama! S2

*Cupom válido até 30 de setembro de 2019, às 23:59h, em 8 corridas.

Photo by Hutomo Abrianto from Pexels

Fonte: Canal do Pet – iG @ https://canaldopet.ig.com.br/ & https://meusanimais.com.br/ & http://site.amigonaosecompra.com.br/ & https://www.peritoanimal.com.br

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de