Animais com poderes especiais

Animais de suporte emocional fazem a diferença na qualidade de vida de centenas de pessoas

Se para alguns os cães são os melhores amigos, ou até mesmo filhos, para outros eles podem ser o melhor remédio! Com resultados terapêuticos comprovados, de acordo com o site O Globo Rio, os cães de suporte emocional são uma das alternativas de tratamento para quem possui diagnóstico de ansiedade, pânico e depressão, por exemplo.

Quer saber mais sobre esses heróis de 4 patas? Acompanhe.

kAytTeBDtkSqpaHGl0MT9vn6 xP8Gmrf7L1JOa3tvr35pVnjQxvj8HLufsvoahFx3JDYOvgyQNQS9qF4flOSVF3zVL3EiKfuoDlXrmBCWeT8xM5FmUwfG0bu46sabtFWWsmq1 Whz9LfnJan2d6loGg

Uma ótima notícia para os cariocas é o direito garantido por lei que esses peludos especiais possuem de ir e vir ao lado de seus tutores, e até crachá de identificação eles usam, com foto e tudo!

Uma das primeiras a receber a licença foi a bióloga Danielle Cristo, tutora do Rudá, seu segundo cão de suporte emocional, que a acompanha até no trabalho, para onde vai de metrô e VLT.

“Um cão de suporte emocional me acompanha em tudo o que é lugar. Um pet não”, diz Danielle. “É a mesma coisa que um cão guia é para o cego. Ele facilita a minha locomoção e a minha interação com as pessoas. Quando não estou com ele, é tudo mais tenso”.

Foto: Metrô Rio / Divulgação

De acordo com a Agência Senado, pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial, podem ganhar o direito de entrar em locais públicos ou privados na companhia de cães de apoio emocional.

Essa autorização está prevista no Projeto de Lei (PL) 33/2033, do senador Mecias de Jesus. O texto foi aprovado pelo senado em maio de 2022.

“O apoio emocional que esses animais propiciam para seus tutores é notório. Quando se trata de pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial, o benefício psicológico e emocional é ainda superior.”, argumentou ele.

Ao contrário de um cão de serviço, como um cão-guia, por exemplo, um cão de apoio emocional não precisa receber nenhum treinamento específico. No entanto, é necessário que o tutor receba um atestado médico que comprove a necessidade de ter um animal de apoio emocional e o acompanhamento de um profissional de adestramento, se necessário, para guiar determinados comandos e ações.

s7mj84lWQkRbqLH0lYW6iw wXqdQmh uGpDw5bmdVgmhKtLt3TDStfikmjVNSKiM2vDwE622yOZHpUHm22AeTVjUS5P957AfgClNKIXkgIfaSSqgwSr0gnsMvn7EGU hjsA2o3iVRM8lCJVCl3c2KRg

Foto: Roberto Moreyra / O Globo

Regras

De acordo com a proposta, a presença do cão de apoio emocional será assegurada em todas as modalidades e jurisdições do serviço de transporte coletivo de passageiros, inclusive na esfera internacional, se a origem for o Brasil. A única restrição é em relação a locais em que seja obrigatória a esterilização individual.

Qualquer tentativa de impedir esse direito, segundo o projeto, será considerada ato de descrininação, com pena de interdição e multa, que pode chegar a R$ 4.000,00 – valor destinado do Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor.

O texto proíbe o uso desses cães para defesa pessoal, ataque, intimidação ou ações de natureza agressiva, por exemplo, assim como proíbe o seu uso para a obtenção de vantagens de qualquer natureza.

Foto: Roberto Moreyra / O Globo

Qualquer cão pode ser de apoio emocional?

É preciso vocação para essa tarefa! Portanto, não é qualquer raça capaz de aderir a essas funções.

“Sigo a regra da focinheira. Não vou treinar um pitbull, um doberman. Essas raças não têm condições de frequentar o metrô ou transporte público, já que podem deixar as pessoas desconfortáveis”, diz a adestradora Daniela Liguori. “Prefiro trabalhar com raças consideradas “fofas”, como golden retriever, beagle, labrador e vira-latas. Mais importante que treinar um cão obediente, é modular o comportamento dele como um cachorro calmo para equilibrar o tutor”.

uv lCDepxatZg3dK18iearnJ2bVw3KcqjdcboodOJXyBPNmVJ61G4RgRz290 JceZppisaHcfrZavjTUjSP0N5LDEIiQAXL2u2vnSfqClh22nvgkyde13yODViC6IewmPdi8JEWP0JtvYLc1k4 aCCU

Foto: Roberto Moreyra / O Globo

Mais do que um pet para fazer carinho, pegar bolinha ou ganhar likes, eles são companhia essencial no dia a dia de seus tutores. Esses cães podem auxiliar psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e fisioterapeutas.

É uma modalidade de tratamento comprovada cientificamente e que trás benefícios biopsicossociais.

8YYyEq8 ACVLjBglHtDaeSyXNHXb1f436L

E antes que alguém pense que só há espaço para o trabalho duro na vida de um cão de suporte emocional, vale ressaltar que eles também possuem seus momentos de lazer total! Quando estão à paisana, sem o colete e o crachá de identificação, os carinhos e brincadeiras estão liberados!

E claro que a PetDriver também é para eles! Como apoiadores da liberdade dos pets e qualidade de vida dos animais domésticos, também é válido ressaltar que animais com funções especiais também são muito mais que bem-vindos em nossa frota!

Se precisar ir ou voltar, para onde quiser ou estiver, conte com a maior frota pet friendly para transportar você e o seu super herói canino com segurança, comodidade e economia.

Aproveite os últimos dias da Campanha Pet Férias e ganhe 15%OFF em 4 corridas usando o cupom PETFERIAS, Não perca a chance de ir mais longe com quem você faria tudo por você! Clique no banner e reserve sua corrida até 31/07.

kfXnFcLrWUYkj2AsG1LgNiu0NsZhW6y pwftk0Tn4t8hczWYW0tOzuPNR9Rcx2p6IDFAt m1CcWnauOLG uVRHSdKbFuJ

Ou clique aqui.

E se você que é de Curitiba e ainda não rodou com a gente, não perca a chance de ter uma experiência incrível! Clicando no link abaixo você ganha  40%OFF em 2 corridas válidas apenas para o mês de julho, não perca!

QUERO MEU CUPOM EXCLUSIVO

Baixe o app e mergulhe num universo recheado de possibilidades.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre