Cachorro com mau hálito: dicas para tratar da saúde bucal do seu pet

O mau hálito nos pets pode ser causado por falta de escovação ou problemas de saúde

Sabemos que os animais têm seus odores próprios e isso é absolutamente normal. Recentemente, falamos aqui em nosso blog que não é indicado dar banho nos cachorros diariamente. O cheiro característico do animal faz parte da natureza dele.

Porém, os cuidados com a higiene não podem ser negligenciados. A escovação dos dentes é muito importante para evitar o acúmulo de tártaro, inflamações na gengiva e, em casos mais graves, a perda total de seus dentes.

Quando o cachorro apresenta um hálito forte é sinal de que algo não está indo bem. A escovação pode estar sendo insuficiente (ou nula)  ou ele pode estar com algum problema de saúde que deve ser investigado: doenças estomacais, renais ou hepáticas. Estas vêm acompanhadas de outros sintomas clínicos que um médico veterinário saberá avaliar.

Dicas para prevenir ou acabar com o mau hálito nos cães: 

Antes de mais nada, leve o seu cachorro ao dentista veterinário para fazer um check up anual. É importante, não economize com a saúde do seu filho de 4 patas.

Agora vamos às dicas: 

  1. Escove os dentes do seu cachorro com regularidade. Converse com um profissional da sua confiança para estabelecer a periodicidade da escovação e a forma correta de fazer; 
  2. Invista em cremes dentais e escovas específicos para animais, estão à venda nos pet shops;
  3. Acostume o seu cão com a rotina. Durante o procedimento, faça associação positiva oferecendo recompensas a ele (afagos, petiscos… ). Isso facilitará com que ele permita que você manipule a gengiva e os dentes dele. 
  4. Os cães que se alimentam exclusivamente de ração não costumam apresentar mau hálito. Invista em uma ração premium. 
  5. Existem petiscos que ajudam a eliminar o mau cheiro da boca do cachorro. Normalmente, eles possuem uma consistência mais dura e isso faz com que a sujeira das refeições que ficou entre os dentes seja eliminada. No lugar e petisco, você pode oferecer alimentos duros como cenoura, que são naturais e saudáveis. 
  6. Brinquedos mordedores também cumprem essa função de retirar dos dentes do animal o acúmulo de comida e placas bacterianas. 

Observe como anda a saúde do seu filho de 4 patas, leve-o ao veterinário, dê a ele bons alimentos e brinque com ele. Um pet saudável é um pet feliz!

Termômetro de Saúde Pet

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver. 

Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.

Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

PetDriver – Junto de quem você mais ama

A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

 

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de