Você já levou seu pet ao dentista veterinário?

A higiene bucal é essencial para a saúde de cães e gatos, os cuidados devem ser diários

Quem tem pet sabe de cor a lista de cuidados necessários com os bichinhos: passear, alimentar, brincar, limpar, gastar energia e estimular são alguns deles. Porém, o que pouca gente se lembra é de escovar os dentes dos peludos diariamente. Isso mesmo, diariamente!

A médica veterinária Patrícia Guimarães, coordenadora do serviço odontológico do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás, recomenda: “Você pode utilizar uma escova convencional infantil ou específica, de cerdas macias, ou uma gaze. Opte por uma pasta de dentes para animais”

O produto é facilmente encontrado em pet shops. A escovação evita uma série de problemas que levam ao mau hálito. Embora muito comum, quando constante, ele é um sintoma de que há algo errado. O mais provável é que o animal esteja com tártaro, acúmulo de restos de comida que, em contato com a saliva, se mineralizam e formam uma crosta.

No início, provoca apenas um bafinho incômodo, mas, a longo prazo, o quadro pode evoluir para o descolamento da gengiva e até para a perda total dos dentes. Assim que detectar o problema, recorra a um dentista veterinário, que fará a limpeza.

Que tipos de patologias cuidam os dentistas veterinários?

O problema mais comum entre os animais é o acúmulo de placa bacteriana, atingindo aproximadamente 80% dos cães adultos. Os dentistas veterinários também realizam extração dentária,raspagem, polimento, implantes e tratamentos periodontais em cães e gatos

Quantas vezes devo levar meu pet ao dentista veterinário?

Caso tudo esteja bem, o check-up é anual e Patrícia Guimarães sugere. Porém, caso perceba qualquer mudança de cor ou volume na gengiva ou um cheiro forte na boca, leve-o imediatamente.

Como eu sei se a gengiva dele está saudável?

Ela deve ser uniforme e ter a mesma altura em toda a boca – escondendo a raiz, mas sem ultrapassar o meio do dente. Alerta o médico veterinário Marco Antonio Leon: “Não pode estar inflamada nem sangrar com facilidade.”

Snacks e enxaguante bucal auxiliam na limpeza?

Alguns petiscos contêm aditivos que diminuem a calcificação da placa bacteriana, o que retarda a formação do tártaro. O enxaguante, por sua vez, só deve ser usado com indicação do veterinário, já que pode mascarar problemas.

Escolhemos o mês de julho para falar sobre a saúde dos animais. O bem-estar dos nossos filhos de 4 patas é um assunto de extrema importância aqui na PetDriver. 

Viva junto de quem você mais ama! S2

 

Fontes: Revista Cláudia; Dentista Organizado

 

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Um amor por cuidar!

Parceiro Centro Veterinário Bom Pastor: Seu pet em boas mãos Já ouviu aquela frase “não confio em quem não gosta de bicho”? Pois bem, somos

Promocional

Você no caminho certo!

Aplicativos de GPS: Os melhores para motoristas de app Quem trabalha como motorista de aplicativo, sabe que sem o celular, nada acontece, e é por