Ansiedade canina: Saiba como o distúrbio pode afetar a saúde do seu pet

Você está pronto para ir ao trabalho e basta pegar a chave para seu peludo ficar desesperado? Ter um cachorro ansioso em casa pode deixar qualquer pessoa sem saber o que fazer, e para esses casos, criamos esse conteúdo instrutivo que vai te orientar a perceber os sintomas e como proceder com o seu amigão.

Antes de saber como lidar com cachorro ansioso é preciso identificar se esse é o caso do seu peludo. Será que ele tem a ansiedade da separação ou qualquer outro problema? Para identificar, você deverá ficar atento a algumas reações. O Centro Veterinário Seres da Petz cita alguns sintomas:

  • Respiração ofegante quando exposto a algo excitante
  • Coraçãozinho acelerado
  • Salivar bastante
  • Dificuldade em atender ao chamado ou insistir em um comportamento mesmo com o comando do dono
  • Destruir chinelos e outros objetos
  • Latir sem parar
  • Puxar o tutor na hora do passeio ou não conseguir se acalmar nem para colocar a coleira
  • Desespero ao ver o dono sair ou chegar em casa
  • Fazer xixi ao receber o dono ao chegar em casa

A Cobasi reforça mais algumas características, como:

  • Medo em excesso
  • Fazer xixi e coco fora do lugar de costume
  • Comer muito ou pouco
  • Tentativa frequente de fuga
  • Lamber frequentemente as patas

Sabemos que lidar com essa situação pode gerar pânico aos pais dos pets, porém você pode contribuir para reduzir esses sintomas e acalmar o seu animalzinho com algumas dicas: 

PETDRIVER_IMAGEM-ANTIGO_blog

Mantenha uma rotina

A correria do dia a dia dos tutores nem sempre permite uma rotina para os cães, mas é fundamental que os pets tenham, ao menos, alguns horários estabelecidos para as atividades mais importantes como alimentação, brincadeiras, passeios e descanso.

Passeios diários

Leve o pet para passeios, se possível, de duas a três vezes ao dia. A atividade física ao ar livre contribui para que o animal libere a energia acumulada, aliviando o estresse do confinamento prolongado. Apenas fique atento aos horários para evitar calor excessivo ou chuva.

Enriquecimento ambiental

Para o seu amigo ficar longe dos seus sapatos é legal criar um ambiente confortável e com estímulos para que ele se desenvolva física e mentalmente. Oferecer comidinhas com texturas diferentes, brinquedos inteligentes que liberam ração, por exemplo, são novidades que farão diferença na rotina do pet.

Acostume o pet com a sua ausência

O ideal é não deixar o seu cão sozinho por longos períodos, mas é importante que ele aprenda desde cedo a lidar com a distância para que não sofra quando precisar se separar de você. Comece com saídas curtas e vá aumentando o tempo fora da presença dele, mas não se esqueça de deixar o ambiente agradável para que ele aproveite a casa.

Em caso extremo, procure o seu vet!

Nossos pets possuem suas próprias personalidades, o que diferencia o comportamento entre uns e outros. Caso perceba que nada funciona, leve-o para uma consulta e busque conselhos de um especialista.

Algumas raças já possuem pré-disposição genética à ansiedade, será que o seu amigo é um deles? De acordo com o Portal do Dog são:

PETDRIVER-IMAGEM-ANTIGO-2_blog

Independente da raça, pedigree, cor ou tamanho, a PetDriver é parte fundamental para o bem estar e saúde do seu filho de 4 patas. Nossa plataforma 100% pet friendly dispõe de diversas opções de lazer, diversão e interação para você e o seu pet. Através do CIRCUITO PETDRIVER você encontra dezenas de opções em São Paulo e Rio de Janeiro para levar o seu pet com toda a segurança e comodidade da maior frota de transporte de animais do Brasil.

E para que você comece a melhorar a rotina do seu animalzinho, use o cupom DESCANSOPET e tenha 10% OFF em 4 corridas até o dia 31 de janeiro às 23h59

Use o cupom:

 

Leve o seu parceirão a lugares incríveis como praças, parques, clubes, creches, shoppings, praias, além de lugares voltados 100% para a saúde do seu animal como clínicas veterinárias, pet shops, adestradores, dog sitters e muito mais.

Para aplicar o seu desconto é muito simples:

Baixe o app e descubra um universo pet friendly recheado de novas possibilidades!

Pet Driver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.