Cãozinho novo na área? Siga esse passo a passo

Como introduzir um novo integrante peludo em casa sem brigas

Se o seu cãozinho é do tipo que sente falta de um amigo e como se não bastasse isso, ele não pode encontrar outro cão na rua que já fica todo entusiasmado para brincar! Talvez seja nessa hora que você decide levar para casa outro cachorro e eis que o que era para ser uma alegria acaba se tornando um sufoco, afinal, essa introdução pode ser um tanto desafiadora por diversos motivos.

Com algumas dicas importantes de como fazer dois cães se darem bem, podem contribuir para que o processo seja mais rápido e harmonioso desde o início.

De acordo com a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente de clínicas da Petz, o cenário descrito acima é normal e bem mais frequente do que muitos imaginam. “O cachorro precisa de um tempo para entender e aceitar que há um novo integrante na casa”, diz. Então pegue papel e caneta para não esquecer.

AD 4nXdyrVbghBURU0aGkggKAzYfJKtIbUC699MJT2MGSS28hjduT i0xwzGx SGkP WBoDISOzHJK pS ygoE6 04yJvLukzjiCUiRKhTW1qz0fvYTcZchTXPzkb4pE91 wOG1MbUMG98EnOR5ZA3 P3JNwZ4U?key=hJe WpfN

1. Planejamento é fundamental

A decisão de ter um segundo cachorro nunca deve ser tomada por impulso. Não só porque um pet a mais envolve gastos e cuidados em dobro, mas também porque introduzir um novo membro na família é algo que envolve o preparo não só da casa, mas também dos próprios pets.

Além de ser recomendado que seu cachorro já esteja bem habituado ao convívio com outros cães (como em espaços pet, por exemplo), também pode ser interessante pesquisar raças que sejam mais sociáveis. Caso queira um pet do sexo oposto ao do cão da casa, também é importante que já tenha sido feita sua castração.

2. Deixe a casa preparada

Eventualmente, é possível que dois cachorros acostumados um com o outro não liguem de dividir as suas coisas. Mas, em um primeiro momento, é melhor evitar disputas de posse ou de território entre eles. Para isso, invista em uma caminha para cada um e em comedouros e bebedouros separados. A princípio, o melhor é até oferecer a alimentação de cada um em ambientes separados.

Outros itens interessantes de já ter em casa na adaptação de cachorros com outros cachorros é o difusor de feromônios sintéticos, que reduz o estresse nos peludos; boa quantidade de tapetes higiênicos, que ajudam a ensinar o recém-chegado onde deve fazer suas necessidades, além de uma caixa de transporte ou de um portão de barreira, que podem ser usados no processo de adaptação, como veremos a seguir.

3. Siga as etapas de introdução

Já imaginou estar em casa e, de repente, perceber que um completo estranho agora mora com você?

É bem possível que você também se sentisse acuado e como se seu território tivesse sido invadido. Por isso mesmo, para ser menos traumática, a introdução dessa nova rotina deve ser feita aos poucos, de acordo com os passos a seguir:

Dia 1: promova o contato visual entre os cachorros, colocando-os no mesmo ambiente, mas separados por algo que garanta a segurança deles.

Dia 2: com o novato em uma caixa de transporte ou separado por um portão de barreira, permita que eles se vejam e que sintam o cheiro um do outro.

Dia 3: peça para um amigo ou membro da família segurar o recém-chegado na guia, enquanto você fica com o seu cachorro – também na guia – permitindo maior contato físico entre os dois.

Dia 4: deixe que os dois cachorros fiquem soltos em um mesmo ambiente com a sua supervisão.

4. Respeite o cão mais velho

Ainda mais quando o novato é filhote, a tendência é querer enchê-lo de mimos. Mas, nunca esqueça de dar muito carinho também ao pet mais antigo. Afinal, a última coisa que você quer é que ele pense que o novo amigo chegou para tirar o posto dele! Também por conta disso, procure sempre oferecer petiscos, carinhos e mesmo ração primeiro para o pet mais velho e só depois para o novato.

5. Garanta bons momentos entre os dois

Para fazer um cão gostar do outro, nada melhor do que fazê-lo entender que o novo pet chegou para tornar a vida dele ainda mais divertida! Sendo assim, capriche em enriquecimento ambiental com brinquedos interativos, interaja bastante e faça muitos passeios com os dois. Dessa forma, seu filho de quatro patas logo vai compreender que o novo integrante da casa chegou para somar, e não para subtrair. Você vai ver como, fazendo isso, eles logo logo se tornarão inseparáveis.

Se mesmo com todos os cuidados os pets, ainda assim, se mostrarem desconfiados e agressivos um com o outro, não hesite em procurar a ajuda de um adestrador em como criar dois cachorros juntos. Quanto antes você agir e evitar brigas, melhor!

AD 4nXcHGfjA0ESxgHM20Chza0CGkQWsDA toQvFOP7y6FyGd tAIk2LClluJGRgYfPg sPLVoacj469gzMZQAh4yjM371q5Us57htIJQH yqK8x 3wb9F qyI9KZdVwsrZFsPuYI 1u20NrK3gxpoAVqCYpjhz ?key=hJe WpfN

Cães são animais de matilha e geneticamente propensos ao convivo, mas como a humanização e baixa socialização com outros cães, esse processo pode ser um tanto desafiador, mas com paciência e muito amor, a família vai crescer e se encher de ainda mais amor e alegria!

Conte com a PetDriver para levar e trazer até 3 cães* em uma só corrida para onde e quando precisar! Baixe o Super App PetDriver e tenha recurso de sobra para cuidar da sua família pet!

*Corridas com cães de pequeno porte: até 3 cães no veículo;
**Corridas com cães de médio porte: até 2 cães no veículo;
***Corridas com cães de grande porte: apenas 1 cão no veículo.

Essas diretrizes garantem a segurança e a comodidade dos pets durante a corrida. Para maiores informações, contate nossa equipe através das nossas redes sociais.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Como (não) escolher um App para atuar!

Desvantagens de ser motorista parceiro PetDriver Quem é motorista de aplicativo sabe o quanto pode ser corrida a rotina, além de cansativa e estressante. Há

Promocional

O pet shop preferido de Pinheiros!

Parceiro Docg Pinheiros: Pet shop completo para pets autênticos Todo tutor que ama seu peludo deseja que ele viva muito, feliz e viva o melhor

Promocional

Estrelas do Rock e seus pets!

 Dia do Rock: Suas estrelas do rock favoritas que compartilhava o mesmo amor por pets! Se você é amante do bom e velho rock’n roll,