CNH com EAR, como adquirir?

O que você precisa saber sobre a CNH para motoristas de app

Todo motorista de aplicativo que busca novas fontes de renda ou está pensando em iniciar uma nova carreira, pode contar com a PetDriver para ajudar você! Se tornar um motorista parceiro PetDriver não é difícil, basta se cadastrar no nosso site. É rápido, fácil, e para isso você só precisa de um automóvel, um celular e uma CNH com EAR. Simples, né?

Contar com a categoria EAR (exerce atividade remunerada) na CNH é crucial para que o motorista possa trabalhar com o seu veículo sem nenhum risco de multas. 

Para ajudar você a se manter tranquilo no dia a dia, detalharemos neste artigo os pontos mais importantes sobre a CNH com EAR. Confira!

O que é a CNH com EAR?

Antes de entendermos o que de fato é uma CNH com EAR , vamos responder uma simples pergunta: o que significa EAR?

EAR é uma observação na Carteira de Motorista que é a sigla para “Exerce Atividade Remunerada”. É algo exclusivo para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e deve ser utilizada pelo motorista que se inclui nesse tipo de atividade.

Mas, o que é uma atividade remunerada?

Como o nome indica, a atividade remunerada é todo tipo de ação, trabalho ou serviço em que o realizador é recompensado financeiramente. Toda vez que há pagamento monetário, a atividade deve ser classificada dessa forma.

Sendo assim, ele precisa apresentar uma CNH com EAR sempre que solicitado.

Quem pode e deve solicitar a CNH com EAR?

A inclusão da EAR na habilitação está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mais precisamente no art. 147 do CTB, que informa a necessidade de inclusão da informação nas CNHs de motoristas que se encaixam nas exigências descritas.

Todos os motoristas possuem a obrigatoriedade de informar o “exercício de atividade remunerada”, ou seja, a CNH com EAR antes de iniciar tais funções, não importa se a habilitação é de categoria A, B, C, F ou E.

Como tornar minha carteira de habilitação comum em uma  CNH com EAR?

O processo de adição da EAR na CNH não é complicado! Como todas as mudanças legais, existem alguns pontos que precisam ser seguidos.

E para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o procedimento, confira o nosso passo a passo detalhado: 

1. Acesse o site para agendar o exame: Para conquistar a sua CNH com EAR, o primeiro passo é acessar o site do DETRAN do seu estado a fim de agendar o exame de adição. Apesar de cada site apresentar sua própria configuração, há uma sequência padrão:

Feito isso, você define qual tipo de exame será feito e se a preferência de EAR é com ou sem fotografia. Para que o sistema realize todo o procedimento, é importante preencher corretamente os dados sobre o seu endereço.

2. Compareça ao local pré-agendado com os documentos necessários: Leve os documentos originais e também as cópias de todos os documentos exigidos, não esqueça de nenhum.

Seguindo todo o protocolo, será necessário pagar a taxa de serviço para enfim realizar o exame psicotécnico. O exame só será feito com a apresentação do comprovante quitado, não tem como pular essa etapa.

3. Aguarde o prazo para o recebimento do documento: Cumprindo todas as etapas anteriores, o próximo passo é aguardar até o resultado do exame.

É possível rodar sem a CNH com EAR?

A norma estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro deve ser respeitada. Sendo assim, não é possível exercer qualquer atividade automotiva remunerada sem uma CNH com EAR. 

Ainda que você já tenha começado o processo de adição, a liberação só acontece após o recebimento da nova habilitação.

Existem penalidades?

Sim! Existem penalidades, uma vez que a carta se encontra em irregularidades. Você pode conferir no art. 241 a penalidade de circulação com veículo ou CNH sem correta atualização, sofrendo uma infração de natureza leve.

O valor atual para esse tipo de multa é de R$ 88,38. Ainda existe o risco da perda de 3 pontos na carteira de habilitação.

Contudo, por mais que o valor da multa e a perda de pontos na carteira não sejam altos, é importante você entender que se trata da sua segurança e também da sua vida financeira

A exigência da CNH com EAR é um fator macroambiente, ou seja, você não pode mudá-la, apenas respeitá-la e cumprir com as suas obrigações. Além disso, contar com a CNH com EAR também é uma exigência do aplicativo PetDriver..

Não corra riscos de multas ou mesmo de proibições mais severas. O seu rendimento depende de uma boa rotina de trabalho. E para um motorista de aplicativo, não há nada melhor do que rodar com tranquilidade e segurança.

Se você já possui a CNH com EAR, ama animais e busca por uma nova fonte de renda que realmente funciona? esse é o lugar! Clique aqui e cadastre-se!

PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

O refúgio dos peludos no Ipiranga

 Parceiro Refúgio dos Pets: Energia de sobra para acompanhar o seu peludo todos os dias! Para os tutores que buscam um lugar cheio de energia,