Como proteger seu pet contra carrapatos e pulgas

Infestação de carrapatos e pulgas podem causar doenças em cães e gatos

Pulgas e carrapatos são parasitas que têm como hospedeiros cães e gatos. É preciso proteger nossos filhos de 4 patas desde os primeiros dias de vida, quando são mais suscetíveis devido ao sistema imune ainda estar em formação. Inclusive, é por isso que os veterinários recomendam que os filhotes só passem a ter contato com o mundo exterior após terem tomado todas as vacinas necessárias. 

Exames e vacinas anuais recomendadas aos pets

Os carrapatos são parasitas mais comuns no período do verão. Eles se alimentam do sangue dos animais, principalmente dos cães, e podem transmitir doenças tanto para os pets quanto para os humanos. A Doença do Carrapato, por exemplo, é uma infecção grave causada por  hemoparasitas que atacam o sangue do cachorro e pode levar à morte. Não há vacina contra ela, daí a importância da prevenção. 

Já as pulgas, gostam de se instalar em locais quentes e abafados, como orelha, pescoço, barriga e próximo a cauda do animal. Elas também são parasitas que se alimentam do sangue dos pets, tendo preferência pelos cães, mas não é impossível infestar os gatos também. Além do mal estar relacionado à coceira, as pulgas podem causar doenças como dermatites alérgicas, verminoses, anemia, estresse e viroses. 

Como o pet pode ser infectado por carrapatos e pulgas? 

Animais que têm contato com o mundo exterior estão suscetíveis a estes parasitas. Ao passear pela rua, ao ter contato com a natureza (parques ou jardins) e com outros animais, eles podem facilmente pegar carrapato e pulga. Os cães são os mais acometidos. 

Como saber se o pet está com carrapatos ou pulgas? 

É simples perceber ao observar se o cão está com uma coceira insistente, se a pele dele está irritada. É preciso fazer inspeções rotineiras nos filhos peludos, durante uma brincadeira ou um carinho diário, durante a escovação dos pelos ou no banho. 

Tratamento e prevenção contra carrapatos ou pulgas

Ao primeiro sinal de que o animal está infestado de carrapatos ou pulgas, procure imediatamente um médico veterinário da sua confiança para avaliar o animal e prescrever o tratamento adequado. 

Existem no mercado produtos que ajudam na prevenção e no tratamento:  

Coleiras Anti-pulgas – com ação prolongada, elas atuam impedindo que as pulgas se alojem no animal e matando as já existentes. 

Comprimidos – com ação prolongada também, eles agem matando as pulgas quando elas mordem o animal e impedindo que elas coloquem ovos nos pelos do cão. 

Shampoos e sabonetes – possuem ação local e não prolongada. Atuam matando pulgas e carrapatos presentes no animal durante o banho. 

Pipetas- são produtos de ação prolongada com aplicação direta no pelo do animal. 

Higienização do ambiente

Além de tratar o animal, é importante higienizar o ambiente onde ele vive para não ocorrer uma reinfecção dos parasitas. Existem empresas especializadas no controle de pragas e nós recomendamos que você contrate um profissional para desinfecção da casa. Esta é a maneira mais eficaz. 

Porém, há no mercado produtos como talcos anti-pulgas, sprays, aerossóis e inseticidas que podem ajudar no combate. Siga corretamente as instruções dos fabricantes e jamais aplique tais produtos diretamente no animal. 

Higienização na PetDriver

A higienização da nossa frota de veículos é nossa prioridade. Ao final de cada corrida,  fazemos a aspiração dos pelos dos animais e desinfectamos as capas protetoras de assento ao final de cada corrida.

Todos os nossos motorista possuem dentro dos veículos seu kit de segurança e de limpeza. Antes de realizar o transporte de próximo passageiro (humano ou pet), a capa do assento e os itens de segurança que foram utilizados recebem essa limpeza cuidadosa.

Adotamos para a limpeza o produto profissional – Herbalvet. Trata-se do agente desinfetante bactericida, fungicida e viricida que também é utilizado por clínicas veterinárias, canis e outros serviços que recebem cães e gatos.

Carros higienizados a cada viagem com agente desinfectante

Termômetro de Saúde Pet

Para te ajudar nos cuidados com o seu bicho de estimação, criamos o Termômetro Pet – ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.

Utilize o nosso Termômetro de Saúde e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para receber dicas de como cuidar do seu bichinho de estimação. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Fontes: Cão Cidadão; Petz

Avaliações: 5.00/5. de 2 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de