Confira 10 dicas para refrescar seu cão nesse calorão

Cuide do bem-estar do seu cão em dias de calor intenso com medidas simples

O excesso de calor pode causar mal estar e problemas de saúde aos cães e pets de maneira geral. Assim como nós, os bichinhos também sofrem com o aumento da temperatura nos meses de verão e buscam formas para se refrescar. 

É comum ver os cães deitados à sombra em superfícies frias, como pisos de cerâmica. Eles fazem isso para baixar a temperatura do corpo, já que eles não possuem glândulas de suor e, sendo assim, não suam para fazer o equilíbrio térmico do corpo. 

Quando o animal não consegue baixar a temperatura e resfriar o corpo, acaba aumentando a ventilação pulmonar e ele fica ofegante. Em casos de calor intenso, ele pode sofrer uma hipertermia. 

Por esses motivos, devemos estar ainda mais atentos quando saímos de casa no verão e deixamos o pet sozinho ou quando fazemos longos passeios com eles na rua em dias quentes. É importante manter o animal hidratado e estimular que ele beba líquidos como água, água de coco, frutas congeladas no estilo de sorvete pet. Os cães adoram! 

Alimentos refrescantes para os pets em dias de calorão

Separamos algumas dicas simples para você ajudar o seu cão a se refrescar nos dias de calor. Confira abaixo: 

1 – Mantenha água fresca à vontade no bebedouro dele, troque com regularidade para não ficar muito quente. O ideal é que a temperatura da água seja fresquinha, não gelada. 

2 – Se o seu cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura ou molhe o animal para refrescar, se não puder dar o banho.

3 – Ofereça uma bacia para ele se refrescar, é um método simples e barato. Com certeza ela vai gostar e a atividade pode virar uma brincadeira. 

4 – Ligue os ventiladores para melhorar a eficiência da respiração/ventilação do animal. 

5 – Como já falamos anteriormente, um lugar frio para ele deitar como um piso de cerâmica, azulejo ou até na própria grama ajudam na troca de calor e resfriamento da temperatura. 

6 – Vestir roupinhas no cão, nem pensar! 

7 – Os cães com pelagem longa podem ser tosados para ajudar a aliviar o calor, afinal, moramos em um país tropical. 

8 – Ar condicionado nem sempre é possível, mas caso seja seu cão irá agradecer se você deixar ele aproveitar o fresquinho com você quando você estiver usando o aparelho. 

9 – Se você tiver espaço em casa, ter uma piscina de plástico desmontável pode ser uma alternativa para ele se refrescar e não vai gastar muita água, assim como a bacia. 

10 – Existem no mercado tapetes gelados e coletes gelados que podem ajudar a refrescar seu filho de 4 patas. 

Dica bônus: 

Cuidado com as piscinas! Nem todos os cães sabem nadar, ao contrário do que muitos podem pensar.

Algumas raças possuem essa habilidade, como os labradores e golden retriever. Já os pugs e os bulldogs, por exemplo, não sabem e não podem entrar na água sem equipamento de segurança. Há as raças de cães que não nascem sabendo, mas podem vir a aprender, que é o caso dos poodles.

Por isso, tenha muito cuidado com os riscos de afogamento dos cães próximos à piscina sem supervisão.

A felicidade e o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e redes sociais para receber dicas de como curtir e cuidar do seu bichinho de estimação. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

 

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de