Cuidados importantes com os pets no verão

Para que o sol seja bem-vindo e não um vilão!

Como aliados da sua rotina, nos sentimos responsáveis em compartilhar informações importantes para a sua vida ao lado do seu pet, sejam dicas de saúde, beleza, bem estar e até diversão. Assim, seu pet sempre terá acesso a uma vida feliz, longínqua e com muita energia!

O verão está aí e como sabemos, a época mais quente do ano às vezes pode castigar não só humanos, mas também os nossos peludos. Por isso, trouxemos esse artigo com dicas importantes do que não pode faltar e deixar de ser feito para que o sol seja bem vindo e não um vilão.

UxMNPwz0TEeo57psvCD1yxgUMpaNi23cI4K9oTe4zGhBk0p1AcZJ2RyWICQf

Você já deve ter percebido que os pets não transpiram como nós. Ao contrário dos seres humanos, os peludos possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo. A maior parte delas fica localizada nos coxins, as famosas almofadinhas. Uma região pequena, que não é suficiente para controlar a temperatura do corpo todo dos animais no verão.

Por isso, se alguns cuidados não forem tomados, o pet pode sofrer de algumas formas e prejudicar sua saúde. O site Digital Vet cita os seguintes males:

Hipertermia

O corpo dos pets não consegue expulsar a água e vapor de forma eficaz, por isso, é muito importante que o pet tenha sempre à disposição água fresca, sombra e superfícies frias para se refrescar.

Os pets que não conseguem resfriar seus corpos no verão, acabam aumentando a ventilação pulmonar (ofegantes). Em certa medida, essa troca de calor é normal e funciona, mas caso o animal continue exposto ao calor excessivo, ele poderá ficar ofegante demais, pode entrar em “agonia respiratória” e sofrer uma hipertermia. Os principais sintomas são:

  • Hipersalivação
  • Respiração ofegante acima do normal
  • Pele muito quente
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Cansaço, fraqueza e indisposição.

Durante esse processo, a temperatura do pet pode chegar aos 42ºC. O que pode provocar vômito, coagulação intravascular disseminada, edema pulmonar, parada cardíaca e até mesmo coma e/ou morte.

Atenção: Raças de cães e gatos com focinhos curtos como Bulldogs, Pugs, Boxers, Shithsus, Lhasas Apso, entre outros possuem uma dificuldade anatômica natural de respirar.

ZbnmIlJFr7s jyflE5yhu11tXmAXXJWEILlepm hcCVk4oYx1MVDQlk6i1o4JXMBTjyok4cjh1TwAf0 iG 1ROsq8cdOy0vTTwqSIYEzXny wsuL sB6OvLHVaAP8wlgs6aRZyMHDhpmbXN 6PQwzKzTVgt82TtcSMY 3M6PTOz

Queimaduras nas patas

Andar com o pé descalço no asfalto quente é quase que inconcebível para nós, não é mesmo? Para o seu pet não é diferente, já que a grande maioria anda com as patinhas descalças no chão. 

Dor extrema, traumas e infecções são algumas das consequências por queimaduras nas patinhas, e esse é um dos cuidados fundamentais que devemos ter com os nossos peludos no verão. Mesmo que a camada de gordura nas patinhas dos pets ajude a isolar a temperatura, não é o suficiente contra o asfalto e areia muito quentes.

Por isso, os passeios em horários muito quentes são inapropriados para eles. Mesmo em outros períodos do dia, confirme se o chão não está excessivamente quente para poder passear.

Insetos e parasitas

Com as altas temperaturas e grande umidade, a proliferação de pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas é maior. Neste caso, converse com o seu vet de confiança para a realização de exames e regular as doses de produtos contra ectoparasitas.

Manter a pelagem curta ajuda a visualizar possíveis parasitas. Observe se estão presentes e se existem marcas de picadas, manchas avermelhadas ou hematomas na pele do animal. O verão também é uma época propícia para as moscas que depositam larvas, por isso, mantenha os ferimentos do seu animal – caso tenha – sempre protegidos e cobertos. Qualquer sinal na pele do peludo fora do comum, busque o vet para ter o melhor diagnóstico e acompanhamento.

3GU12dACJT7L6hTZHiyUnXBOrFJY8alPw6vz5gdlcz3UmuacphIXAvsHmHzUNZjbFZMo2lQH22cgRaXS2aeQPOTBm4KnPtbLnsfhRiKEFdML6SAjC51lQcgYm69OwHzNYsnvLne0qd90qU0oJ0YXDKLBHwyqqJeDSg4iYuuyBnSb jmC4I3HDhn22g3B g

Câncer de pele

Essa é uma preocupação especialmente para animais com a pele muito clara ou rosada. A incidência de câncer de pele em cães e gatos está crescendo, e o risco no verão é muito maior.

Evite expor os pets excessivamente ao sol, especialmente nos horários próximos ao meio-dia. Gatos brancos, albinos e cães como Pit Bull ou Boxer brancos ou claros, que tenham as pontas do nariz, orelhas e o entorno dos olhos e abdômen despigmentados, fazem parte do grupo de risco.

ksB1V0RHJUCUjd7DheaQNUH30N5Lg0pv7eZP7e6GrJ6fOHr0yjvoM81UBawCyr6Q ew3E9zjZ5LSg cUrP5jdjhJXrgDxfZh7VrMATHahz7MPoaTLqje5v 0V4tcG8YHM3cu ce eqXgLMiK4VGG90StsCw48ZPL7vJK B364sA68NuPsLfsluhFGVc7zQ

Cuidados especiais para os bichanos são importantes

Os felinos podem não ser tão ativos quanto os cães, mas também sofrem muito com as altas temperaturas. Alguns cuidados serão necessários para esses dias e o site da Petlove cita alguns:

Ventilação

Mantenha sempre que possível as janelas abertas para ventilar o ambiente (não se esqueça das redes/telas de segurança). Use ventiladores, mas com cautela para não causar acidentes. Cuidado com os ventiladores de mesa, coloque-os em um canto que não seja passagem do gato e verifique sempre que a base está estável.

O ar condicionado também pode ser indicado, só não deixe muito frio e voltado diretamente para o pet, pois isso pode causar problemas respiratórios.

Hidratação

Espalhe vários potinhos com água fresca pelo ambiente e a cada duas ou três horas, coloque uma pedra de gelo em cada bebedouro. Isso vai ajudar a manter a água sempre fresca. As fontes de água também são bem aceitas pelos felinos.

Gatolé

Você pode fazer picolé caseiro em cubos de gelo utilizando a fruta que ele mais gosta, patê ou alimentação natural. O picolé de água de coco costuma ser bem aceito. Utilizar o sachê para fazer esse petisco também é uma excelente opção.

Atenção nos pelos

Escovar seu gato com frequência é um ótimo benefício para ele. Os felinos que são acostumados com esse ritual geralmente adoram essa interação e a retirada dos pelos mortos ajudará a pele na troca de calor.

A tosa também é uma opção para os gatos de pelo longo, principalmente na barriga e partes íntimas, mas cuidado para não estressar o bichano. A solução é procurar pet shops com profissionais que utilizem técnicas cat friendly.

Atenção: A tosa completa não é indicada para esse tipo de situação, pois ela pode causar estresse, problemas de identidade para o gato e em casos mais graves, até depressão.

Toalha úmida

Deixar toalhas úmidas espalhadas pela casa pode ser uma opção para refrescar o seu bichano. Espalhe-as em locais que ele costuma dormir ou descansar e veja se ele gosta.

OksBE6VTija5k67kiTEcuyL1sReWgflpbcqrMZUNZoPgXr0FW UMWMwH

O seu pet é parte da família e para que todos possam curtir as férias de forma divertida, saudável e com muita alegria, é sempre bom criar iniciativas para que ninguém fique de fora.

Com a PetDriver você ganha mobilidade exclusiva para levar o seu pet para onde e quando quiser com a segurança, comodidade, carinho que você entrega em casa e o profissionalismo de quem adora animais!

Baixe o app e tenha na palma da mão liberdade para ir mais longe ao lado de quem te faz feliz.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre