Hey humano! Me note!

8 coisas que os cães fazem para chamar a sua atenção!

Seu cão pode ser o mais alegre da vida, o mais ativo, que sempre dá um jeito de se divertir, mas não importa a fase da vida, eles sempre vão querer a sua atenção e pode crer, diversas vezes ao dia, saber por quê? Só porque você é a razão da vida dele, ué! E eles podem fazer isso por N motivos, seja por solidão, saudade, vontade de interagir com você e até sinalizar que algo não vai bem.

E para saber diferenciar doidera de cachorro com atitudes para chamar a sua atenção, trouxemos 8 coisas que eles fazem para se comunicar. Anota aí! São elas:

  1. Latem, e às vezes, bem alto!

Os cães latirem é normal, afinal é a forma natural deles se comunicarem. E essa verbalização vai acontecer entre eles com qualquer espécie, incluindo nós, humanos. Para poder controlar o seu latido, primeiro devemos entender porque o fazem. 

Eles podem latir por bons e apropriados motivos, segundo o site Perito Animal, eles podem latir por alguém tocar a campainha, passar em frente ao portão, situações estranhas ou de alerta, mas também podem latir de forma excessiva e inapropriada para chamar sua atenção devido à alguma emoção de solidão, por exemplo.

  1. Choram quando não se sentem bem

Os cães usam diferentes tipos de vocalização para comunicarem desconforto, desde a idade mais jovem. À medida que o pequeno cresce, podem ser diferenciados 5 tipos de sons:

  1. Uivar
  2. Rosnar
  3. Gemer
  4. Chorar
  5. Latir

Todas essas são formas de chamar atenção. Será útil aprender a diferenciá-los para poder entender o que o seu peludo quer de você, para além de ajudar a uma correta instrução, agir de forma adequada à alguma necessidade dele.

Não é a mesma coisa, por exemplo, rosnar durante uma brincadeira que rosnar quando tocamos em sua comida, no caso do último, é uma alerta antes de morder. O que acontece quando deixamos o peludo sozinho e ele chora? Isso é uma associação do pet sobre quando ele era filhote e recebia atenção quando chorava, a atenção, a companhia, o calor, o conforto, etc.

Mudar esse sentimento requer mudanças gradativas na rotina do pet, como entregar um ambiente com enriquecimento, brinquedos, petiscos e outros estímulos para que eles não sintam sua ausência.

  1. Trazem presentes

Muito provavelmente seu cão já trouxe brinquedos pra você, para te incluir na brincadeira, essa é uma clara ação de chamar atenção e busca por interação. Mas, e se o presente for uma presa? Não se desespere, grite ou brigue com eles, pode não ser normal para você, mas para eles, é sim. 

Todos os cães e gatos possuem um forte instinto de caça, muito enraizado em sua genética. Pode reparar que ao pegar um brinquedo mais pesado, ele sacode com força, isso é devido ao seu instinto de caça, imitando os ancestrais lobos. Trata-se de um comportamento para chamar a nossa atenção, se for desagradável para você, não precisa felicitá-lo, mas compreender que ele só está sendo o que ele é: cachorro.

  1. Lamber

Tem gente que não gosta, mas lamber é uma demonstração de afeto do cão. A língua dos cachorros é uma parte muito sensível, por isso, lamber uma parte do nosso corpo proporciona a eles uma sensação de segurança e proximidade conosco.

Mas não são todos, pois você pode ter um cão que não lambe e não quer dizer que ele não te ama, ok?! Afinal, cada cão tem sua personalidade. Mas é importante saber que existem diferentes tipos de lambidas e que podem significar coisas diferentes. 

Como por exemplo, quando eles lambem nosso suor, pode parecer nojento, mas o nosso suor possui ácido butanoico, que atrai os cães por terem um sabor estranhamente agradável para eles. Em alguns casos, os cães podem lamber como um sinal de “pare, por favor”, um toque de carinho para demonstrar que ele não quer mais ser tocado ou incomodado.

  1. Dar a pata

Se você não ensinou esse truque ao seu cão e ele te dá a pata em algum momento, é um sinal de chamar atenção. Ele não precisa ser um super cão dotado de inteligência para isso, pois é uma ação simples de que ele quer alguma coisa. 

Isso se dá desde filhotes, pois empurram a pata na barriga da mãe para dar mais leite, e na vida adulta, eles usam deste gesto para algo que querem.

  1. Correm como loucos

Isso porque o cão é uma espécie que naturalmente possui muita energia, e a nossa ausência no desgaste dessa energia na vida moderna, com caminhadas, brincadeiras, atividades estimulantes, acaba acumulando e deixando o pet ansioso. 

Correr como louco sem motivo aparente é a forma que o cão possui de extravasar a energia acumulada e que ele não aguenta mais suportar, assim como também, correr atrás do rabo.

  1. Correr atrás do próprio rabo

Esse sinal de falta de atenção do dono está relacionado justamente com o que falamos antes. Engana-se quem acha que ele está só brincando, essa é uma forma deles comunicarem tédio, tristeza, solidão, entre outros.

Trata-se de uma estereotipia, a causa principal é a incapacidade de satisfazer o seu comportamento natural, seja por falta de espaço, alimentação, uma mudança drástica na vida ou pouca atividade física. São claros exemplos de angústia relacionados com as 5 liberdades de bem-estar animal: 

  1. Livre de sede, fome ou má nutrição
  2. Livre de desconforto
  3. Livre de dor e doenças
  4. Livre para se expressar
  5. Livre de medo e estresse

Outro motivo, pode ser a presença de parasitas internos e externos, inflamação na glândula anal, tumores e outrros motivos que devem ter atenção médica veterinária. Se além dele perseguir a causa, quando senta ou encosta, lamber ou morder a zona do ânus, procure um vet de confiança com urgência para avaliação médica.

8. Morder você e objetos da casa

É um comportamento inato dos nossos cães. Quantos são pequenos é normal que se mordam, ou mordam durante uma brincadeira, principalmente quando filhotes, e até mordam os móveis da casa. Vai além só do estímulo, é uma forma dele descobrir a força da sua mandíbula, mas calma lá, é importante saber a medida dessa ação e impor limites.

Morder os móveis da casa ou exagerar na brincadeira, já ultrapassa o limiar do que o cão pode ou não fazer para manter uma relação de obediência e respeito, quando ele exceder na mordida ou morder algo que não deve, mostre que isso magoa, que você está chateado, nunca bata, agrida ou brigue com o animal. Analise o contexto da situação e pondere. 

Um exemplo é o cão geralmente que morde objetos na infância, isso porque os dentes coçam enquanto crescem. Outro exemplo é eles morderem seu tênis ou chinelo, isso porque possui o seu odor e ele quer interagir com isso, com você!

Os cães podem não falar, mas se comunicam muito bem conosco, basta que estejamos atentos às formas que eles usam para nos dar sinais, sejam para algo bom, como ruim. É nossa obrigação saber ler o cão e ficar atentos.

E você? Seu cão já usou de algumas dessas ações para chamar sua atenção ou o seu cão do tipo diferentão? Comente abaixo como ele faz pra se comunicar com você!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre