Humanização dos pets: tratar cães e gatos como crianças é bom ou ruim?

Entenda porque tratar o seu pet como um bebê humano pode ser prejudicial para a saúde dele

A humanização dos pets é o fenômeno que atribui aos animais características e sentimentos humanos. Cães e gatos ocupam importante papel afetivo na vida das famílias, que acabam tratando seus animais de estimação como verdadeiros filhos. 

Roupinhas, sapatinhos, acessórios fofos, SPA, cervejas e petiscos para cães e demais produtos e serviços ajudam a potencializar este tipo de comportamento em nós. Somado a isso, na Internet, temos contato diariamente com milhares de vídeos divertidos dos pets fazendo atividades como se fossem humanos. É, realmente, irresistível! 

A questão não é o fato do cão usar roupinhas, sapatos, gravar os vídeos e receber todo o amor e carinho que podemos proporcionar a eles. É quando exageramos e não respeitamos a sua natureza, esquecendo que eles são animais. 

Quando trazemos um cachorro ou um gato para morar conosco, nós suprimos todas as necessidades deles: água, comida, segurança e saúde. Isso faz com que eles não dêem vazão aos seus instintos de caça, não explorem os ambientes, não tenham sua inteligência estimulada, não socializem com outros animais, entre outras demandas que existem na vida na natureza. 

O resultado disso pode ser tédio, compulsividade, latidos excessivos, transtornos alimentares, carência, sonolência, desinteresse, agressividade e outros problemas de saúde física, mental e comportamentais. 

No vídeo a seguir, a bichoterapeuta e amiga da PetDriver, Luiza Cervenka, explica sobre os limites entre dar um tratamento humanizado, no sentido do respeito ao animal, e tratar o pet como um mini-humano peludo.

Para que o seu pet tenha uma vida feliz e saudável, é preciso respeitar os limites de sua natureza animal. Você pode continuar amando e mimando o seu pet, chamando ele de filho, colocando roupinhas e etc, porém, sem exageros que possam vir a comprometer a saúde do animal.

Termômetro de Saúde Pet

A saúde dos pets é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver. Pensando no bem-estar dos animais, a PetDriver criou o Termômetro de Saúde Pet: uma ferramenta que analisa a saúde veterinária e nutricional dos cães e dos gatos através de um questionário online.

Ao final do nosso questionário inteligente, você receberá uma pontuação e dicas do que pode ser melhorado nos cuidados com os pets.

Vale lembrar que a ferramenta é apenas um termômetro para você saber se está no caminho certo, mas não substitui a avaliação de médico veterinário. Esteja sempre com as consultas de rotina do seu pet em dia!

Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do filho de 4 patas

Sobre Luiza Cervenka

Luiza Cervenka é uma estudiosa do comportamento animal e atua como bichoterapeuta através de consultorias, cursos online, vídeos em seu canal no Youtube e coluna no jornal O Estadão. É Bióloga por formação, pós-graduada em Jornalismo, mestre em Comportamento Animal e doutora em Veterinária pela USP. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Crédito da Foto: Helena Lopes, no Petsolino.

Avaliações: 3.00/5. de 2 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de