Gasolina aditivada ou comum: Qual compensa mais?
Para ser motorista de app, existem muitas questões que auxiliam ou atrapalham no desempenho da rotina de corridas, e uma delas é o combustível. Se seu carro é movido à gasolina, provavelmente já surgiu essa dúvida: Aditivada ou comum? Qual compensa mais?
Vem com a gente e acompanhe todos os pontos que rodeiam essa dúvida. Acompanhe.
Afinal, o que é a gasolina aditivada?
A gasolina aditivada nada mais é do que um combustível que também tem a função de limpeza. Ela tem o adicional de agentes específicos que limpam e protegem, evitando o depósito de sujeira no tanque.
Qual a diferença entre a gasolina comum e aditivada?
A gasolina comum, vendida nos postos de combustíveis, é um dos derivados do petróleo e é feita com a formulação exata para o funcionamento dos motores dos carros.
Ela é composta por uma mistura da gasolina tipo C, que possui um teor de octanagem adequado para a maioria dos veículos, e cerca de 20% de etanol como aditivo. O etanol é adicionado para melhorar a octanagem e contribuir para a queima mais eficiente do combustível.
No caso, a octanagem é a capacidade que o combustível possui de resistir à detonação. Este processo ocorre internamente no motor, com a mistura de ar e combustível sendo comprimida e, em seguida, incendiada. Isso causa o movimento no motor e faz com que ele tenha a potência para mover o veículo.
Com um maior valor de octanagem, mais o combustível irá resistir antes de ser incendiado, o que traz maior compressão, e, consequentemente, maior esforço. No esforço maior do conjunto mecânico, maior potência é gerada também. Por isso se diz que uma maior octanagem contribui para a performance do motor.
Por outro lado, a gasolina aditivada é essencialmente a mesma gasolina tipo C presente na gasolina comum, porém com aditivos extras.
Além do etanol, a gasolina aditivada contém detergentes e dispersantes em sua formulação. Essa adição de ingredientes limpantes faz com que ela seja um pouco mais cara do que a gasolina comum.
A principal vantagem da gasolina aditivada é a sua capacidade de limpeza. Os detergentes presentes em sua composição ajudam a remover depósitos de carbono e resíduos acumulados no sistema de combustível e nas válvulas do motor.
Isso pode resultar em um desempenho mais eficiente do veículo, uma vez que a limpeza do motor ajuda a manter a combustão adequada e reduzir o consumo de combustível com o tempo.
Qual a diferença entre gasolina aditivada e etanol aditivado?
Uma das grandes diferenças entre a gasolina aditivada e o etanol aditivado é a origem do combustível. A gasolina é um derivado do petróleo, enquanto o etanol é um combustível feito a partir de vegetais, como a cana-de-açúcar, por exemplo.
Assim como a versão aditivada da gasolina, o etanol aditivado também leva ingredientes limpantes, como os detergentes, em sua composição. Eles foram pensados para cuidar melhor do motor, retirar os sedimentos que possam ficar com o passar do tempo e melhorar o desempenho do veículo.
Vantagens da gasolina aditivada
Uma das principais funções dos combustíveis aditivados é a limpeza. Além disso, a gasolina aditivada também possui ingredientes que ajudam a proteger as peças do motor contra o desgaste natural e corrosão, garantindo maior durabilidade do motor e uma redução nas manutenções.
Com isso, ela se torna uma boa opção ao longo prazo, evitando maiores gastos com reparos e consertos para o motorista. Porém, por ela ser mais cara, é necessário colocar na ponta do lápis a economia.
Como decidir entre abastecer com gasolina aditivada ou comum?
A primeira coisa a se fazer antes de decidir abastecer com a gasolina aditivada ou não, é ler as recomendações do fabricante do motor do seu carro. Esse material será o seu apoio na hora de tomar as melhores decisões para manter o motor do seu carro sempre 100%.
É recomendado o uso exclusivo de gasolina aditivada para todos os motoristas que dependem do desempenho do veículo por algum motivo. Por exemplo, se você é um motorista parceiro PetDriver, pode ter mais vantagens ao optar por esse tipo de combustível.
Pessoas com veículos naturalmente mais exigentes, como carros e motos com motores de alta potência, também deveriam optar pela gasolina aditivada para garantir a máxima potência.
Já os carros mais antigos, que vêm funcionando bem com a gasolina comum, o ideal é que o motor seja verificado antes da troca da gasolina comum pela aditivada. Pode ser necessário uma manutenção prévia, para retirar sedimentos acumulados.
Consumo de combustível
Um outro ponto que você pode considerar na hora de se decidir por abastecer com gasolina aditivada é o consumo final.
A verdade é que a economia de combustível vai depender da potência e situação do motor, além, claro, da composição da gasolina e de outras variáveis que podem surgir. O ideal é que você faça os cálculos com base no seu carro.
No geral, a diferença tende a ser pequena. No entanto, o ideal seria experimentar por cerca de 3 meses e só então fazer o cálculo para saber qual vale mais a pena em termos de consumo de combustível.
Depois desse período, você já conseguirá ter noção do impacto que a limpeza do motor tem feito na performance do carro como um todo. Além disso, existem outras maneiras de economizar no combustível, como evitar a sobrecarga do veículo, o que também impacta na performance do motor.
Com dicas como essa, você fica cada vez mais à par do que é preciso para ter uma rotina de corridas saudável, sem gastos desnecessários e até mais segura, para você e para o seu bolso. Afinal, mesmo com o maior retorno financeiro da categoria, gastar menos para manter as corridas sempre vantajosas também é uma boa, não é mesmo?!
Ative as notificações da PetDriver em seu celular e receba sempre dicas e novidades na íntegra!
PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2