Mais que estética! Manter a tosa em dia é manter a saúde em dia

Como a tosa por raça ajuda na manutenção da saúde do pet? Confira!

Uma ida ao banho e tosa pode parecer comum para muitos tutores, porém muitas pessoas não sabem da importância que essa rotina tem na vida dos peludos. 

O tosador, por exemplo, é um profissional que tem essa função nas mãos, diariamente, de cuidar não só da estética dos peludinhos, mas também de entregar bem-estar e saúde aos pets. 

Esse profissional entende como se dá a tosa por raça, qual a diferença de pelo e subpelo, entre outras características. Com tantas individualidades que impactam diretamente no sistema imunológico natural do pet, é essencial conhecer as necessidades de cada cão.

Tosa por raça é sinônimo de proteção

Pode parecer bobagem para alguns tutores, mas de acordo com o site Panorama Pet Vet, as raças possuem especificidades que exigem um olhar profissional e atencioso do tosador.

A tosa vai além da estética do cão, pois interfere principalmente na capacidade de proteção das áreas mais sensíveis. Um bom exemplo são raças como Husky Siberiano e Chow-Chow, que não podem ser tosadas na máquina. Nesses, devem ser utilizadas apenas tesouras, mais conhecido no Brasil como Trimming.

A tosa pode ser indicada para todas as raças, exceto para cães de pelo curto, que precisam dessa pelagem para a proteção da pele e evitar alergias. Em alguns cães de pelo curto a tosa pode ser necessária nos coxins (almofadinhas das patas). 

Porém, as raças de pelos longos exigem que esse procedimento seja realizado com frequência. Aliado a isso, se você tem um pet de pelo longo, o cuidado é redobrado, fazendo a escovação diária, por exemplo, para evitar nós na pelagem. Algumas raças que demandam desse cuidado são:

  • Shih-tzu
  • Poodle
  • Schnauzer
  • Yorkshire
  • Maltês
  • Collie

Qual a tosa certa para o meu pet?

A quantidade e tipo de pelagem é o que deve ser considerado na hora de escolher. Sem falar que a temperatura do ambiente, o tipo de raça e até mesmo o seu pedido como tutor por um corte específico também podem definir a tosa ideal, no site da Petz encontramos as seguintes técnicas:

  • Tosa higiênica: essa não tem restrições em relação à raça. Ela é feita para reduzir o comprimento dos pelos em lugares específicos do corpo do animal, como patas, barriga e genitais. Afinal, esses lugares estão mais propensos a acumular sujeira.
  • Tosa na tesoura: Essa traz um melhor acabamento, ainda que deixe o procedimento mais demorado. Ela é indicada para cães que ficam muito agitados com o barulho da máquina, que possuem alergia à lâmina ou, ainda, aos cães de pelo médio e longo.
  • Tosa na máquina: Essa deve ser feita por profissionais. Afinal, só eles vão saber a lâmina certa para o tipo de pelo do pet. Sem falar que a máquina utilizada por eles não é igual à dos humanos.
  • Tosa bebê: Apesar do nome, não quer dizer que essa seja para os filhotes. O objetivo dessa técnica é deixar o cão com aparência infantil (um verdadeiro neném peludinho S2), com pelos arredondados, além de facilitar a escovação.
  • Tosa de raça: Essa mantém as características próprias da raça. No Schnauzer, por exemplo, o aspecto de saia na parte traseira é mantido pelo corte dos pelos. No Poodle, os pompons nas patas lembram o aspecto fofinho dos seus pelos.
  • Tosa verão: Esse tipo é indicado de acordo com a avaliação do profissional, e geralmente acontece quando o pet está com muitos nós. Para garantir o bem-estar e diminuir as chances de ocasionar fungos na pele, essa tosa é a melhor opção. Porém, visto que exista uma complexidade e riscos, o tutor deve ter conhecimento e autorizar os serviços.

E os gatos?

Não esquecemos deles não! Mesmo não sendo tão comum, em algumas situações ela pode sim ser indicada. Considerando que a rotina dos bichanos seja diferente da dos cães, ainda sim algumas raças como Angorá, Ragdoll e Maine Coon, podem necessitar de tosa, principalmente em períodos mais quentes do ano, onde a escovação acaba não sendo o suficiente para aliviá-los. 

Mas vale lembrar que os felinos necessitam de profissionais especializados na tosa higiênica básica, por ser a mais indicada nesses casos.

O limite da estética pet

Para finalizar, a conscientização através da humanização dos pets, mostra aos tutores ou futuros tutores de que pets, seja cães ou gatos, são seres vivos que necessitam de amor, carinho e cuidados individualizados. Desejos extravagantes, que ultrapassam o limite da saúde e bem-estar do pet, é o que liga o alerta de muitos especialistas, inclusive no universo da estética.

Por isso, mesmo que você tutor, ache seu pet lindo com “tal forma ou tal adereço” considere SEMPRE o bem-estar do seu pequeno, em primeiro lugar.

A PetDriver é aliada na sua rotina com o seu pet, e além de te levar mais longe para viver momentos únicos com quem você ama, buscamos manter vocês sempre atualizados sobre o universo do seu filho de 4 patas, afinal, eles são únicos e os cuidados que eles demandam também!

Por isso, ative nossas notificações em seu aparelho celular ou assine nossa newsletter para receber sempre em primeira mão, dicas e curiosidades sobre o universo pet friendly e nossa plataforma.

E se ainda não é um PetDriver, baixe o app e tenha na palma da mão tecnologia inovadora a favor de uma rotina mais feliz para o seu pet.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas