Mais saúde física e mental para cãezinhos medrosos

Como identificar e ajudar a tratar os medos do seu peludo

Considerados os melhores amigos do homem, cachorros são símbolos de companheirismo e de fidelidade. Não bastasse isso, muitas vezes são escolhidos como cães de guarda, vigiando a casa e protegendo os tutores. Não é de estranhar, portanto, que muitos tutores de primeira viagem fiquem surpreendidos ao descobrir que têm um cachorro medroso em casa.

Além disso, por não saberem a origem de certos acontecimentos, é compreensível que fiquem com medo de água, sons altos, como fogos de artifício, barulhos na rua, crianças, pessoas estranhas, etc. Por outro lado, se o medo está atrapalhando o convívio do pet, gerando agressividade ou causando males físicos, talvez seu amigo precise de ajuda. Por isso, trouxemos dicas de como identificar se o seu cão é do tipo medroso e como ajudar a aliviar as tensões do peludo, devolvendo a qualidade de vida dele. Alguns sinais de alerta são:

  • O cachorro se esconde sempre que passa por uma situação diferente;
  • Late incessantemente para visitas;
  • Rosna para desconhecidos ou para o tutor;
  • Recua ou anda encostado na parede;
  • Fica muito agitado e apresenta tremores,
  • Ameaça atacar/mostra os dentes.

Se seu pet apresentar um ou mais dos sintomas acima, talvez seja a hora de consultar um profissional e buscar um tratamento. Além de atrapalhar a socialização do pet, o medo exagerado causa um alto nível de estresse e pode prejudicar a saúde dele.

Como ajudar um cachorro medroso

Percebeu que convive com um cachorro medroso? Não se preocupe. Há formas de amenizar o problema e deixar seu pet mais tranquilo e saudável. O método mais utilizado é o contato com o elemento que o faz ter medo. Mas atenção! Isso deve ser feita de maneira bastante cuidadosa.

Aos poucos, e de forma controlada, exponha o cachorro à situação que o amedronta. É importante que isso seja feito de forma gradual, respeitando a reação do pet.

Se o processo não for feito da maneira correta, o medo pode ficar ainda maior e pior: o pavor pode se estender a outras coisas e pessoas. O cachorro pode, por exemplo, passar a temer também quem o submeteu a situação de estresse.  

Uma dica essencial de como acalmar um cachorro medroso é associar a situação de medo com um agrado: um petisco, um carinho ou uma brincadeira

Dessa forma, pouco a pouco, a memória do pet vai se acostumar com aquela situação e ele vai se sentir mais confortável e confiante.

Fique por perto mas não force a interação. Nem todos os cães querem colo ou contato físico durante as situações de estresse. Por isso, observe o comportamento do seu cachorro e evite puxá-lo ou agarrá-lo contra sua vontade. Deixe que ele demonstre o que você pode fazer para ajudá-lo.

Filhotes medrosos

Se o cachorro ainda é filhote, provavelmente vai sentir medo de muitas coisas. Mas, se você adotar certas práticas com o pet desde pequeno, ele poderá crescer mais corajoso.

Por exemplo: fogos, trovões e outros barulhos altos são sempre um problema para a maioria dos cachorros e tutores. Por isso, tente acostumar seu amigo a esses ruídos.

Cachorros aprendem muito por observação, então, se perceberem que todos na casa lidam com normalidade com tempestades, perceberão que não há o que temer. Outra prática que ajuda é distrair o cachorro durante o evento, com petiscos ou brincadeiras.

Assim, ele provavelmente não perceberá o barulho e não terá lembranças aterrorizadoras no futuro.

Exercício físico possui múltiplos benefícios para os cães!

De acordo com o Dr. Pet – Alexandre Rossi – para o site da Petz, para ajudar o seu pet a se sentir mais seguro e corajoso, uma das soluções pode ser a inclusão de exercícios físicos regulares em sua rotina diária. Algumas opções são;

  • Passeios diários: são uma das maneiras mais eficazes de garantir que o seu pet esteja se exercitando regularmente. Além disso, os passeios podem ajudar o seu pet a se acostumar com diferentes ambientes e pessoas, o que pode reduzir a ansiedade e o medo.
  • Brincadeiras:  jogar bola ou brincar de pegar, são ótimas maneiras de fazer com que o seu pet se exercite enquanto se diverte. Além disso, as brincadeiras podem ajudar o seu pet a se sentir mais confiante e corajoso, pois os jogos ajudam a criar uma conexão positiva entre o pet e o dono.
  • Treinamento de obediência: é uma outra maneira de fazer com que o seu pet se exercite, enquanto aprende comandos importantes que podem ajudá-lo a se sentir mais seguro e confiante em situações desafiadoras.
  • Atividades aquáticas: nadar ou caminhar na água, podem ser uma ótima maneira de se exercitar, especialmente para cães com problemas nas articulações ou excesso de peso. Além disso, a água pode ajudar a acalmar os cães ansiosos, fazendo com que se sintam mais seguros e confortáveis.

Em caso de dúvidas, busque ajuda

Ao perceber que seu pet está apresentando sinais de medo, a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda. Ao identificar o que desencadeia a insegurança no pet, ele saberá orientar em relação às melhores práticas.

E lembre-se: por mais que os cachorros sejam inteligentes e pareçam nos compreender muito bem, nem sempre eles entendem completamente a situação.

Assim, se você ficar bravo com o cachorro durante uma crise de medo, isso só o deixará mais apavorado. Em vez disso, procure ajudar seu pet através do carinho e da aceitação, com palavras doces e acima de tudo, respeito e paciência.

Com esforço, persistência e muito amor, logo seu amigo vai se tornar mais seguro para aproveitar momentos tranquilos ao seu lado.

No Super App da PetDriver você encontra parceiros com descontos exclusivos para os clientes PefDriver e direto pelo app você encontra opções de brinquedos e outras propostas que entregam enriquecimento ambiental para o seu peludo poder ser mais estimulado!

Baixe agora o Super App e tenha tecnologia inovadora a favor da saúde e bem estar do seu peludo.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Como (não) escolher um App para atuar!

Desvantagens de ser motorista parceiro PetDriver Quem é motorista de aplicativo sabe o quanto pode ser corrida a rotina, além de cansativa e estressante. Há

Promocional

O pet shop preferido de Pinheiros!

Parceiro Docg Pinheiros: Pet shop completo para pets autênticos Todo tutor que ama seu peludo deseja que ele viva muito, feliz e viva o melhor

Promocional

Estrelas do Rock e seus pets!

 Dia do Rock: Suas estrelas do rock favoritas que compartilhava o mesmo amor por pets! Se você é amante do bom e velho rock’n roll,