Motorista: Passo a passo para ter sua CNH com EAR!

CNH com EAR, veja como atualizar a sua

Motorista, se você está na busca de uma nova fonte de renda ou quer iniciar sua carreira como um PetDriver, é muito simples! Para garantir o maior retorno da categoria, atuar com o público mais feliz do mundo e ainda ter liberdade de agenda, você só vai precisar de um carro, um aparelho celular e uma CNH com EAR*, fácil, né?

Contar com a categoria EAR – Exerce Atividade Remunerada – na CNH é crucial *para que o motorista de aplicativo possa atuar com o seu veículo sem nenhum risco de multas. E para ajudar você a se manter tranquilo no dia a dia, trouxemos aqui detalhes e pontos importantes sobre a CNH com EAR. Confira!

nMOWcUZCikMxY9aUAWm4ktgSB6Gh a1T3ckxXu9QGq2

O que é a CNH com EAR?

Antes de mais nada é importante entender o que significa EAR. Essa sigla é uma observação na Carteira de Motorista que significa “Exerce Atividade Remunerada”. É algo exclusivo para a CNH e deve ser utilizado pelo motorista que se inclui nesse tipo de atividade.

Como o nome indica, a atividade remunerada é todo o tipo de ação, trabalho ou serviço em que o realizador é recompensado financeiramente, sendo assim, ele precisa apresentar uma CNH com EAR sempre que solicitado.

3FHKv162pThSHtqAKgW mGw3eyhAHf3SFK2Y9iMBd8TPDsQZJHx9Bdtl9Vxi5Kg3MhByuKXB lz15mZAzOOuBcp4gNXGO r2tQGmCdDsYF8CnKxc5dE ilRLpPJ6GL8tuUmxoR q7PVL418lL85 RDI

Quem pode e deve solicitar a CNH com EAR

A inclusão de EAR na habilitação está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mais precisamente no art. 147 do CTB, que informa a necessidade de inclusão da informação nas CNHs de motoristas que se encaixam nas exigências descritas.

O que antes era determinado apenas para motoristas de caminhões, agora também se aplica para habilitações de categoria A, B, C, F ou E.

Como tornar minha CNH comum em uma CNH com EAR?

O processo de adição da EAR na CNH não é complicado! Como todas as mudanças legais, exigem alguns pontos que precisam ser seguidos. E para que você não fique com nenhum dúvida, confira o passo a passo detalhado:

  1. Acesse o site para agendar o exame

Para conquistar a sua CNH com EAR, o primeiro passo é acessar o site do DETRAN do seu estado a fim de agendar o exame de adição. Apesar de cada site apresentar sua própria configuração, há uma sequência padrão.

Feito isso, você define qual tipo de exame será feito e se a preferência de EAR é com ou sem fotografia.

Para que o sistema realize todo o procedimento, é importante preencher corretamente os dados sobre o seu endereço.

  1. Compareça ao local pré-agendado com os documentos necessários

Leve os documentos originais e também as cópias de todos os documentos exigidos, não esqueça nenhum.

Dica: faça um post-it antes para não esquecer e cole em algum lugar que você com certeza vai passar antes de sair de casa!

Seguindo todo o protocolo, será necessário pagar a taxa de serviço para enfim realizar o exame psicotécnico. O exame só será feito com a apresentação do comprovante quitado, não tem como pular essa etapa.

  1. Aguarde o prazo para o recebimento do documento

Cumprindo todas as etapas anteriores, o próximo passo é aguardar até o resultado do exame.

Bf48VX9 C64TwcWKEfdNH

É possível rodar sem a CNH com EAR?

Ser um motorista habilitado permite que você rode e até viaje com o seu carro sem problema – com tanto que o veículo esteja de acordo com a categoria descrita na CNH. Ou seja, nada de andar com a carta atrasada por aí!

Mas isso só funciona para a condução convencional, quando se trata de atividade remunerada, a situação muda completamente de figura.

A norma estabelecida pelo CTB deve ser respeitada. Sendo assim, não é possível exercer qualquer atividade automotiva remunerada sem uma CNH com EAR sem correr riscos. Ainda que você já tenha iniciado o processo de adição, a liberação só acontece após o recebimento na nova habilitação.

Existem penalidades!

Uma vez que a carta se encontra em irregularidades. Você pode conferir no art. 241 a penalidade de circulação com veículo ou CNH sem correta atualização, sofrendo uma infração de natureza leve.

O valor atual para esse tipo de multa é de R$ 88,38 com o risco de perder 3 pontos na carteira, Contudo, por mais que o valor da multa e a perda de pontos não sejam altos, é importante você entender que se trata de sua segurança e vida financeira! Essa exigência é um fator macroambiente, ou seja, você não pode mudá-la, apenas respeitá-la e cumprir com as suas obrigações.

bRFtQa722oNg SMpvztxpxyNM lG93bjEy96Tpr81qPqlsbTNufOBr0LWJ0 StLEW9UiGTX9PvE7zxO5N89Bn8LD EwCVAZq5 9At9J0 qiKV8Debe08HTShTCpHAuWl61uJmUdSwhDEAE1TA SmW54

Não corra riscos de multas ou mesmo de proibições severas. O seu rendimento depende de uma boa rotina de trabalho e uma boa relação com as normas públicas. E para um bom motorista de aplicativo, não há nada melhor que rodar com segurança e tranquilidade.

Conte com a PetDriver para garantir uma vida mais ativa e com rendimentos saudáveis! Afinal, quem não quer uma grana extra com comodidade, transparência, liberdade e quem sabe uns lambeijos na orelha?

Venha conosco nessa jornada e entre para a maior frota pet friendly do Brasil!

PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre