Motorista: Seu celular está protegido?

Como se blindar contra ameaças virtuais e físicas no dia a dia de atendimento?

Você, motorista PetDriver, é nossa linha de frente e prezamos muito pela sua segurança, saúde e evolução! E como sempre trazemos dicas para tornar sua rotina mais efetiva e saudável, não poderiam faltar dicas para tornar sua rotina de atendimentos mais segura, não é?

E para começar, lançamos a seguinte pergunta: seu celular está protegido?

Como cuidar para que essa importante ferramenta de trabalho esteja à salvo de ataques físicos e virtuais? Veja a seguir.

NiUjz91 RPmee70DgWihvckrSL9ZieVSQ SZY1AwpBinT69vQ52mEPNPMs3TUl3WEkF

Aprender como proteger o celular em caso de roubo, furto ou perda é importante para garantir que seus dados estejam seguros. Existem várias formas de assegurar os dados do smartphone, o que pode dificultar o acesso de terceiros. Encontramos no site Buscapé, algumas dicas de segurança que podem evitar dor de cabeça nessas situações.

As dicas são válidas tanto para Android quanto para iPhone. É possível proteger o celular e seus dados apenas com alguns passos simples, como por exemplo:

znuYkBQbxAoceaMdWULoz irq64ED6wP008mej2t48XtQqNzhWQJItnzIhrPGN6lIAFUXeDcj31ROraeTwSix5f8vps2r7CeFHYZaPrgYudGMOdCTTlhdxxez5Qj3i CnX4Kayal9B2FdmTM02Irqsc

(Foto: Shutterstock)

Utilize senhas fortes para o bloqueio do aparelho

A senha de desbloqueio é um dos pontos mais importantes. Há vários tipos de códigos de bloqueio de tema e o mais importante é nunca deixar o smartphone sem nenhum tipo de proteção, pois isso facilita o acesso aos seus dados. As opções são:

Padrão: é uma senha de segurança média e que desbloqueia o aparelho com um “desenho”;

PIN: é um código de segurança média-alta que funciona com um código de no mínimo 4 números;

Senha: o padrão de segurança mais alto é usar uma senha que combina letras e números.

7uQEHhB2qsTgyzwfwkl anOKqYK2bK5aJUcRXBA6fEmSMZScKNJJ3g6QwAS3 6whKn FhcET1FugQIW1LXGsocMsGm0RWw5Y8Lobwg8oId4AF6a8m9BM QB0gFJjB6 YJQzfJ52Xksb6NyT svNkf2o

(Foto: Shutterstock)

Biometria e reconhecimento facial

Além das senhas de números, letras e caracteres, alguns aparelhos possuem padrões avançados de desbloqueio. A biometria e o reconhecimento facial são recursos que permitem deixar o celular mais seguro, pois o acesso às informações só será possível com os dados cadastrados no sistema.

E assim como no aparelho, esse nível de proteção também pode ser aplicado aos apps de bancos, o que torna o acesso limitado em caso de perda, furto ou roubo.

wWyIvnppWiHFLCdzoOfHMXG2Rr dkkkyJ2zJZmIyExGmmUVjiCpihOoPULdBfVrV2GoftEx3T76P51UeWE1 dbAyUutstQ0ycNkCsI34rSZ2nF1V5tEy0k79Vg7NCY1ehl6V YVI657VKAv8 tQaas

(Foto: Shutterstock)

Como bloquear o aparelho à distância em caso de roubo?

Os aparelhos Android e iPhone oferecem recursos similares de localização e bloqueio. Na Google, o sistema se chama “Encontre meu dispositivo”, e na Apple, o nome é “Buscar iPhone”. Ambos exigem o login de acesso usado no celular.

Além de bloquear o celular, esses serviços mostram o local do aparelho. No caso dos Android, é possível emitir sons, que podem ajudar a encontrá-lo, caso tenha perdido dentro de casa, por exemplo (sim, as vezes isso acontece).

Arquive documentos na nuvem

Uma forma de deixar os seus dados seguros é arquivar os documentos salvos no celular em algum serviço de nuvem. Esses sistemas de armazenamento e sincronização de arquivos podem oferecer mais segurança aos arquivos como documentos, contratos, etc. Pois contam com acesso criptografado do próprio sistema.

Essa opção também é uma boa para quem troca de aparelho, pois com seus arquivos numa nuvem, você poderá acessar de qualquer aparelho com o acesso de login e senha na plataforma em questão.

Não anote suas senhas no celular

Senhas “fortes” podem ser difíceis de lembrar. Uma solução para esse problema é anotá-las em um local seguro, como caderno ou agenda. A dica é não anotar suas senhas de banco, redes sociais e e-mails em blocos de notas e mensagens, que podem ser facilmente acessados no próprio aparelho.

Para se organizar em meio a tantos códigos, outra opção interessante é usar apps que permitem o gerenciamento de senhas, como por exemplo, os app Password Manager, LastPass, Kaspersky e True Key, funcionam como uma espécie de cofre criptografado para armazenamento de senhas.

j KdLBVTfT512KsIyxxTxztQdJGDVxoYO07juUDxb7uB9YQsfnUYKebUUQnEaGSJW92 Ay0u5qYHZlLCaqoXSNFwlOk04ejiTMpJ4lEj2A4e2Jze4KPMBwe1Q9bIonduX7yUl8YUIqvNZta41fXdb10

(Foto: Shutterstock)

Use um e-mail seguro para recuperar as senhas

É possível recuperar senha de apps, logins de sites e redes sociais por e-mail. A dica é usar uma conta de recuperação segura e que, de preferência, não esteja logada ao seu aparelho. Assim, em caso de perda ou roubo, fica garantida a limitação no acesso dessas informações.

Verificação em duas etapas

Esse recurso utiliza formas variadas para o desbloqueio, sendo possível confirmar o login por uma senha diferente, PIN, biometria ou mensagem por email.. A dica é evitar o envio por SMS, pois em casos de roubo, pode facilitar o acesso de terceiros. Se optar por e-mail, o ideal é usar um endereço que não esteja logado no aparelho.

oZ5lEwULHC7acj06wbyID JjSjJDX Ypaa5XDsEQVvrCYenPeeCnf418npT1O67OH4DcpSGo7 XZPfxBtGBnFlr6YH11RgsjdGGTc1ih4x76H12ZwYFsByLByDqSpQIsg7bktdOXSGok XMr9t9vaeI

(Foto: Shutterstock)

Não armazene foto de cartões de crédito e nem documentos

Essa dica pode parecer óbvia, mas com um mundo cada vez mais tech, a transmissão de informações pessoais pelo celular está cada vez mais rotineira, afinal, é possível digitalizar documentos usando apenas a câmera do aparelho ou pagar alguma conta com preenchimento automático do cartão. É importante sempre lembrar de deletar os documentos pessoais após o seu uso.

Criar uma senha para o chip eletrônico

Esse passo é importante, pois toda vez que o aparelho for ligado, será necessário usar esta senha para o desbloqueio. Assim, em caso de furto ou roubo, é possível evitar o acesso ao seu chip e contatos. 

Além disso, é importante dizer que essa senha deve ser diferente da senha do aparelho e que é imprescindível não perder ou esquecê-la, pois caso o preenchimento do PIN seja errado, o chip será bloqueado. Veja a seguir, quais são as senhas padrão para as principais operadoras:

  • TIM: 1010
  • Claro: 3636
  • Vivo: 84868
  • Oi: 8888

*Para aprender como aplicar a senha no seu chip, confira este passo a passo.

Mantenha o aparelho sempre atualizado

As atualizações do sistema muitas vezes incluem pacotes de segurança que ajudam a proteger o seu aparelho. Com isso, o dispositivo fica imune a possíveis invasões e também garante que seus dados estejam seguros. Para saber se o seu aparelho tem alguma atualização disponível, basta entrar nas configurações e selecionar >> Atualizações do Sistema ou >> Atualizações de Software.

Fui roubado, e agora?

Uma dica importante é: tenha o IMEI do celular anotado para solicitar o bloqueio. Essa é uma das primeiras medidas que se deve tomar quando o celular é roubado é solicitar o bloqueio do aparelho pela própria marca. É possível descobrir o seu IMEI digitando #06# no teclado de chamadas.

Além disso, realizar o boletim de ocorrência nos órgãos de polícia também colabora muito!

M3kCf0 SQx6Cd x5MNei8fAWG1xewHVNUbBYzzKI c pnMFf4cPf8FVVqs3TV6AaY1SPUn0DXp0wpHG0NoNkBG36 4DT2FdaM0io00JgZrdKkXebVa8TVMVH8D4kf7P9YsR

Queremos que você motorista PetDriver saia na frente em todos os sentidos! Com a PetDriver, você se destaca e recebe os maiores ganhos da categoria atuando com a melhor clientela do planeta, mas para isso, você precisa do seu celular certo?!

Então já coloque em prática todas essas dicas e dirija com segurança e liberdade!

PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre