Não descarte animais como objetos

Abril Laranja: Mês de prevenção contra a crueldade animal

Todos os meses do ano ganham cores, simbolizando a importância de se atentar a fatores reais da nossa sociedade como, por exemplo, a prevenção de doenças, abordada em datas como o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer (08), que acontecem em abril. Datas como essas são importantes para que a conscientização e prevenção que permeiam esses temas sejam cada vez mais comuns entre as pessoas, e isso não exclui tutores de pets, já que o câncer em animais, por exemplo, também é uma realidade muito comum entre os peludos.

Vamos tocar no assunto?

O site Pet Support cita que o câncer, por ser uma doença multifatorial, possui diversas causas externas que podem estar relacionadas ao seu aparecimento nos pets, como a exposição prolongada ao sol, hábitos de vida, alimentação, exposição a agentes tóxicos, entre outros. 

Já as causas internas estão relacionadas a como o organismo do pet responde às agressões externas. Entre elas, podemos citar o processo de envelhecimento, alterações hormonais e imunológicas.

Alguns fatores genéticos (hereditários) também podem podem fazer com que o pet seja mais suscetível a determinados tipos de câncer, sendo os tipos de câncer mais comuns o câncer de pele e tecido subcutâneo, tumores mamários e neoplasias hematopoiéticas (do sangue).

Negligenciar os cuidados que o seu pet precisa, também é uma forma de maus-tratos, afinal, hoje em dia existem diversas formas de encontrar tratamentos gratuitos através das iniciativas públicas locais e ONGs, por isso, fique sempre de olho na saúde do seu pet e faça consultas regulares para manter a saúde dele sempre em dia.

Bv2VcwiUSl7IJoMtCSg1K94LS2EKHbQGM58VClri7

Em abril, o laranja também é representado pela prevenção e conscientização contra a violência animal. Esse é um fato que precisa ser discutido, prevenido e resolvido, afinal, como humanos, somos responsáveis pela integridade física e mental de nossos animais e não é à toa que para muitos eles são como filhos. Infelizmente, para outros, eles não têm importância alguma. 

Nós da PetDriver abominamos qualquer tipo de violência contra a vida animal.

Quer saber mais sobre o movimento e como se juntar à luta? Continue a leitura.

gOCq 12JNiZqLt6c3zlRBgCPz0wJQHTUA yplSMyTSCLn tRSxBCWE3yS9pnOQX1sgiFW87ixkwNKKRQ0NCy0lX0lMYTm3PZTIOdyBAJiUOHanKLFxoH6ouYkzLdWtCvb jWcVI7UaLPllR6 ZX4coQ

Organizado por órgãos públicos, o mês Laranja é uma iniciativa criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA). Esse mês é totalmente dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor. 

E ao contrário do que muitos pensam, maus-tratos vão além da agressão física. Deixar o animal acorrentado 24h por dia, o abrigar em um espaço sem higiene, privá-lo de alimentação, negar assistência veterinária, etc, também são crimes.

lKkIfBwUWNRQ3ATB1sblxlHdsW7N8zAvoaRzFN6ZOH0NBgfqs6BznUt End EqdpgMsTGMbT1eHBaViZQWA

Segundo a Lei nº 14.064/2020, a pena prevê reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal. De acordo com os dados informados pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, citados no site Totós da Teté, em São Paulo, de janeiro a novembro de 2021 foram feitas 16.042 denúncias de maus-tratos.

Em outras regiões do Brasil, os números de violência contra pets também aumentou durante esse período:

  • 64,6% no Distrito Federal
  • 57% em Juiz de Fora
  • 21% no Rio de Janeiro
  • 111,6% no Paraná
  • 48,75% Minas Gerais
lJVY6eFCTMqkLXkZwrtD7HVjK6n2NcEVuuTHgoS MoGzai4rneiJP8AWlSnaGAYv1pOSoKOMUub3RZ BZUXFfrONtCC5Mptsq3yYZUnHhhggjVXVeNG7NfkAgQdxGAW ZWhu6 d6afJYXatX4iSstcw

Como mudar esse cenário?

A conscientização é a principal ferramenta para mudar a situação de tantos animais vulneráveis que enfrentam diariamente a crueldade de alguns seres humanos.

Nenhum pet deve ter uma rotina privada de liberdade. Contudo, muitos cães vivem em lares onde sentem medo, ansiedade e desconforto. Antes de aceitar um cão em casa, é dever dos tutores planejar os futuros gastos e a nova rotina que terá com a chegada do peludo.

o8uTe O81lUIAnimoil3dV 6tQp8hFF2fC1fegTmmfHqKRJmHsBbaju2xRpxpkXilXsJfcbCaI6ys WNa5db8txZFqpcQ eNPXhOLWbiadMwz8EDT RHLL4BG

Muitos cães são maltratados e abandonados porque fazem xixi no lugar errado, destroem objetos, latem muito, etc. A conscientização faz parte do processo de entender as necessidades e comportamentos do animal, e qualquer mudança no hábito do pet, cabe a nós educar e ensinar. Porém, impedir um cão de latir ou querer brincar é impossível, vai contra a natureza do animal. É o mesmo que tentar impedir alguém de se comunicar.

Por isso, ao presenciar maus-tratos contra qualquer animal, acione imediatamente o disque denúncia da região ou recorra a órgãos públicos, como o Ministério Público, Ibama ou delegacias de polícia. Assim é possível evitar que mais um animalzinho entre para as estatísticas de maus-tratos.

YH9QIM9KCEN03FZ9eFkI1VvzHAN3I4KMZV3ab9bZm4QayIlEgVdZvnxU0VtSrAh PH bx4pU9aQT o3 rfr0r8cpa0gCGFIehKfK6D

A PetDriver é aliada da vida animal e aliada da sua rotina com o seu peludo. Conte com a maior frota pet friendly para entregar todos os cuidados que o seu filho peludo precisa para ser mais feliz, mais saudável e com mais longevidade para curtir os melhores momentos da vida ao seu lado!

Aproveite e participe da Campanha Cãoelhinho da Páscoa e compartilhe seu momento de alegria com o seu peludo e concorra a 40%OFF em corridas da PetDriver. Não fique de fora!!! Clique abaixo e saiba mais!

Cãoelhinho premiado!

Baixe o app e mergulhe no universo do seu peludo e encontre possibilidades incríveis de fazer feliz quem te faz feliz!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre