Nas ruas, você faz a diferença!

Dia Nacional do Trânsito: Todos pela vida nas ruas

A PetDriver é uma frota especializada no transporte seguro e confortável de transportar animais domésticos, e como em qualquer frota, somos compostos por centenas de motoristas parceiros e seus veículos transitando pelas ruas, levando mobilidade e liberdade para centenas de famílias pets.

E por sermos feitos de movimento, não poderíamos deixar passar o Dia Nacional do Trânsito (25), que nos lembra que o cuidado no trânsito não é apenas ao transportar os pets, mas todo o contexto de ir e vir pelas ruas. 

Então para você, motorista PetDriver ou não, trouxemos esse artigo para ampliar o alcance dessa data e disseminar a conscientização sobre a importância desses cuidados no dia a dia de todos! Acompanhe.

oPv UVL33L6EbvlcCVf2xyvOxlrsU3OtDyYEaKPcTF8PikV8CxTSUgZ ves4U2dJDtZk6JkGZDzFMK CxjlSvIWfqbsDRyfxtuT mVUdJ g7EJVrvqQ86V6 3hviMIdfW5CuhlRM30UKbABQT0EghDc

Foto: Mobilidade Estadão

De acordo com o site Brasil Escola, o Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro, mês esse considerado importante nas campanhas de conscientização sobre o trânsito em relação a acidentes, normas de segurança e dirigibilidade pelas ruas do país. Essa data faz referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrida em 23 de setembro de 1997 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Todos os anos, durante o mês de setembro, entre os dias 18 e 25, acontece a Semana Nacional do Trânsito. Nesses dias, campanhas de conscientização são reforçadas por todo o país. Os órgãos estaduais de trânsito (Departamento Estadual de Trânsito – Detran) e órgãos municipais, criam tais campanhas em consonância com o Governo Federal (Conselho Nacional de Trânsito – Contran) para alertar motoristas e pedestres dos perigos no trânsito, além dos cuidados exigidos no ir e vir das cidades.

Entre as ações realizadas por esses órgãos, podemos listar:

  • Combate à violência no trânsito;
  • Incentivo à atenção à sinalização;
  • Incentivo ao respeito aos limites de velocidade;
  • Conscientização sobre ver e ser visto no trânsito;
  • Atendimento psicológico às vítimas de acidentes de trânsito;
  • Conscientização sobre o risco de dirigir sob o consumo de drogas (lícitas ou ilícitas) e/ou de álcool;
  • Conscientização sobre o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos.”
8Dd4f3wwe4S2WJikt1YqSkf90t534H52zTyHdJsm

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Semana Nacional do Trânsito, em conjunto com o Dia Nacional do Trânsito, corresponde a uma série de medidas dos órgãos competentes nesse assunto para tornar o deslocamento de pedestres, veículos e animais mais seguro para todos.

Essas medidas são importantes porque trazem à tona estatísticas tristes que existem no trânsito. O número de acidentes envolvendo vítimas fatais é maior do que o número de pessoas que morrem de câncer no país. A imprudência associada ao consumo de drogas e/ou bebidas alcoólicas mais o desrespeito às leis de trânsito tornam o Brasil um dos países com os maiores índices de letalidade no deslocamento nas vias.

Alguns fatores podem ser mencionados para explicar tal letalidade:

  • Uso do celular enquanto dirige;
  • Excesso de velocidade;
  • Não uso de indicadores de segurança dos veículos, como setas e acendimento dos faróis;
  • Desatenção na manutenção veicular, chegando a trafegar com pneus carecas, por exemplo.

Foto: Nova Diagnóstico

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em 2015 morreram 38.651 pessoas nos acidentes de trânsito no Brasil, sendo 70% delas em acidentes de carro ou motocicleta. Entretanto, há também uma boa notícia nos dados do Observatório. Se comparado com o ano anterior (2014), houve uma queda no número de acidentes, e isso vem ocorrendo nos últimos anos, mas há ainda muito a se fazer.

Todos esses acidentes e mortes custaram mais de três bilhões de reais para o governo, com pagamento de indenizações, tratamento nas redes públicas de saúde e atendimento psicológico posterior às vítimas. De 2009 a 2018, mais de 1,6 milhão de pessoas se envolveram gravemente em acidentes de trânsito, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Foto: Maxilabor

Todos esses números podem ser explicados pelo aumento de veículos nas ruas nas últimas décadas, que tem se tornado um desafio para os órgãos de trânsito e de mobilidade urbana, e pela grande imprudência que ainda reina nas ruas. Ainda segundo o Observatório, em 2000 havia 13.482.318 de veículos no país (carros, motos, caminhões e ônibus). Atualmente, esse número cresceu sete vezes: temos mais de 91 milhões de veículos nas ruas.

Foto: Folha

Podemos chamar atenção para algumas políticas públicas que caminham na direção de punir os infratores do trânsito, como a Lei Seca, promulgada em 2008. Caso alguém seja flagrado dirigindo sob o consumo de álcool, a punição varia de multa, cassação do direito de dirigir e, em caso de acidentes graves e fatais, prisão.

Segundo os especialistas em trânsito, para termos segurança e tranquilidade nos deslocamentos, o primeiro passo é o bom comportamento de todos os envolvidos, sendo empáticos, colocando-se no lugar do outro, afinal o trânsito é responsabilidade de toda a sociedade.

qdgiiUl2GZDIORoR7q hqhk7rWeyGM88plClUfQsOjMWrDuA8eO4Xwn1b b3kUjn22lA2zYhr5aCtEI7uDPsZU0l 9h bzDCjSn6WS7ndDwNwReiy OXiJKOdVPhN2j2b5MeStU2qgMV ub07Js7uGI

Foto: Cobli

E a PetDriver exige que todos os cuidados necessários sejam tomados, e isto envolve não só as leis de transporte adequado de animais em veículos como também as leis de trânsito. Regularmente conteúdos de instrução e dicas são enviados aos nossos motoristas para que fiquem sempre por dentro de tudo o que acontece na frente e atrás do volante.

Ative nossas notificações e não perca nenhuma novidade que compartilhamos em nossas plataformas e redes sociais. Venha com a gente nessa jornada pet friendly e descubra um mundo novo na palma das suas mãos.

PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre