No trânsito, cada detalhe vale uma vida!

Dia Nacional do Trânsito: Juntos pela segurança nas ruas!

Ao circular em grandes cidades é imprescindível que a atenção seja redobrada com a grande quantidade de veículos circulando diariamente, o que tem se tornado um desafio para os órgãos de trânsito e de mobilidade urbana, e pela grande imprudência que ainda reina nas ruas. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em 2000 havia 13.482.318 de veículos no país (carros, motos, caminhões e ônibus). Atualmente, esse número cresceu 7x sendo mais de 91 milhões de veículos nas ruas, o que torna cada detalhe decisivo entre estar seguro ou colocar em risco a sua vida e a dos outros. 

De acordo com o ONSV, em 2015 morreram 38.651 pessoas nos acidentes de trânsito no Brasil, sendo 70% delas em acidentes de carro ou motocicleta. Entretanto, há também uma boa notícia nos dados do Observatório. Se comparado com o ano anterior (2014), houve uma queda no número de acidentes, e isso vem ocorrendo nos últimos anos, mas há ainda muito a se fazer.

Todos esses acidentes e mortes custaram mais de três bilhões de reais para o governo, com pagamento de indenizações, tratamento nas redes públicas de saúde e atendimento psicológico posterior às vítimas. De 2009 a 2018, mais de 1,6 milhão de pessoas se envolveram gravemente em acidentes de trânsito, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Podemos chamar atenção para algumas políticas públicas que caminham na direção de punir os infratores do trânsito, como a Lei Seca, promulgada em 2008. Caso alguém seja flagrado dirigindo sob o consumo de álcool, a punição varia de multa, cassação do direito de dirigir e, em caso de acidentes graves e fatais, prisão.

Por isso, no dia 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, onde é reforçado em todo território nacional a importância dos cuidados ao estar atrás do volante. Sendo assim, trouxemos 5 dicas para aprimorar a sua atenção no trânsito e fazer a diferença em prol a vida! Anota aí:

  1. Atenção total ao volante!

Evite qualquer forma de distração enquanto dirige. Ouvir o rádio é ótimo e até válido, mas evite ao máximo usar o celular, comer ou beber e conversas que possam tirar a sua atenção das ruas. Sempre mantenha os olhos no caminho e tenha atenção ao que acontece ao seu redor.

  1. Limite é limite! Não abuse!

Os limites de velocidade são estabelecidos para garantir a segurança de todos no trânsito. Dirigir acima do limite pode reduzir o tempo de reação em caso de emergência e aumentar a gravidade dos acidentes. Mantenha-se sempre dentro dos limites indicados de velocidade, principalmente se você atua como motorista de app, isso te torna completamente responsável pelas vidas em seu veículo.

  1. Mantenha uma distância segura

Sempre mantenha uma distância segura entre o seu veículo e o da frente. Isso te dará tempo suficiente para reagir se o carro da frente frear inesperadamente ou se ocorrer qualquer imprevisto. 

  1. Sinalize suas intenções

Sempre use os indicadores de direção para sinalizar seus próximos passos. Isso ajuda os outros motoristas a anteciparem seus movimentos e reduzir o risco de colisões. Lembre-se de verificar seus espelhos e pontos cegos antes de qualquer manobra.

  1. Atenção ao clima e à estrada!

Tudo muda quando o clima muda. Em dias de chuva, neblina ou geada, reduza a velocidade e aumente a distância de segurança entre os veículos. Esteja preparado para condições que possam ser escorregadias ou baixa visibilidade.

Seguir essas dicas ajudará a garantir uma condução mais segura e responsável, protegendo você, seus passageiros e todos ao seu redor. Você é uma peça fundamental na garantia de uma rotina segura no trânsito, faça sua parte!

PetDriver – Juntos vamos mais longe. S2

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas