Fiquem atentos às doenças de inverno que podem acometer o pets
Basta as temperaturas caírem um pouco para sentirmos os primeiros efeitos de alergias respiratórias, resfriados e gripes. Assim como acontece com os humanos, os pets também são vulneráveis às mudanças de temperatura e, por isso, precisam de cuidados redobrados nessa época do ano.
Algumas das principais doenças que afetam cães e gatos durante o frio são: gripes, asma, hérnia de disco, dores articulares, rinotraqueíte em gatos e cinomose em cães. O site Carinho de Bicho conta sobre essas doenças e orienta os tutores sobre como prevenir esses problemas e garantir a saúde dos bichinhos em épocas frias:
Gripe Canina
Sabe aquela gripe chata que você tem todo ano? Pois bem, seu pet também pode ter. Quando a doença se manifesta em nossos peludos, ela pode apresentar sintomas como tosse persistente, coriza, perda de apetite, febre e apatia.
Uma maneira de proteger os pets da gripe é por meio da vacinação. A vacina contra a gripe canina pode ser aplicada em filhotes a partir dos 6 meses. Feita em duas doses, oferece imunidade por um ano, sendo necessário reforçar todo ano!
Asma
Nesse caso, os bichinhos podem apresentar sintomas parecidos aos da gripe, mas a respiração pode ficar mais prejudicada.
Em caso de asma, tosses que parecem engasgos, respiração com a boca aberta e mudança de coloração nos lábios também são sinais de alerta. Procure orientação do vet o mais rápido possível.
Hérnia de Disco
É uma doença degenerativa que prejudica os discos intervertebrais, ou seja, pode acometer qualquer região do pescoço ou coluna. Os sintomas são alterações de postura (coluna encurvada), incoordenação motora, vocalização ou choros, dificuldade de se movimentar e fazer necessidades.
É possível tratar com uso de medicamentos e acupuntura, mas nos casos mais graves, existe a necessidade de cirurgia.
O site Pet Friends World ainda cita possíveis problemas com:
Pneumonia
Durante o tempo frio é normal que ocorram constipações e outros problemas respiratórios que podem evoluir para casos mais graves se não tratadas. Quando uma simples gripe não é tratada e o sistema imunológico fica frágil, é possível que esses sintomas espontaneamente evoluam para uma pneumonia.
Na maioria das vezes, o tratamento requer hospitalização, medicação apropriada, oxigênio e repouso.
Bronquite
A origem dessa doença não está bem definida, no entanto pode haver influência genética. A exposição a determinados agentes irritantes como sprays, tabaco, fumo, perfumes, ambientadores, parecem predispor o pet a desenvolver essa patologia, principalmente em pets com o focinho achatado como cães pugs e gatos persas.
Não é algo contagioso nem infeccioso, nem é propriamente causada pelo frio, no entanto, as temperaturas baixas e umidade elevada contribuem para que o pet tenha crises.
Dicas Bônus
Seu pet não precisa deixar de passear nos dias de frio! Aposte em roupinhas para pets de pelo curto e botinhas de passeio, para os pets de pelos longos, é preciso escová-los com frequência pois a umidade intensa pode gerar nós nos pelos.
Outra dica também que o site da Quatree dá pra gente, é o cuidado com a desidratação. Com a alta da umidade a sensação de sede diminui e é importante cuidar da hidratação dos pets. Gatos são mais propensos a desenvolver cálculos renais, devido principalmente à baixa ingestão de água. É importante observar seus costumes e descobrir qual a maneira que eles mais gostam de beber água.
Leia mais: Seu pet é bem vindo na PetDriver
A PetDriver é sua aliada na sua rotina com o seu pet, faça frio ou faça sol, tenha sempre a sua disposição uma frota pet friendly inteira a disposição do seu dia a dia. Através do nosso serviço, você pode levar o seu pet para onde e quando precisar em poucos cliques. Seja para os cuidados da saúde como clínicas veterinárias, farmácias e hospitais ou para aproveitar os momentos de lazer sem precisar deixar o pet em casa, como bares, restaurantes, cafés, shoppings e muito mais!
Participe da Campanha Pet Date e tenha 25%OFF em 4 corridas válidas até 30/06 às 23h59, usando o cupom PETDATE.
Use o cupom
Baixe o app e tenha na palma da sua mão um mundo pet friendly recheado de possibilidades!
PetDriver - Viva junto de quem você ama. S2
Vamos conversar? Conta pra gente nos comentários abaixo o que você faz para proteger o seu peludo do frio e quais receitinhas você gosta de preparar para aquecê-lo?

