Prepare seu pet para quando o fim da quarentena chegar

Conheça exercícios que vão ajudar seu filho de 4 patas a se acostumar novamente com a sua ausência

Em algumas cidades, as medidas de distanciamento social vem sendo flexibilizada. Embora o momento e as recomendações ainda sejam para se ter cautela, algumas pessoas já estão retomando o trabalho de forma presencial ou semi-presencial.

Os peludos, que levaram um tempo para se adaptar aos humanos habitando a casa o tempo inteiro, agora, vão ter novamente que se adaptar a ausência de seus tutores, quando estes voltarem a uma rotina semelhante a que tinham anteriormente a pandemia. Vida de cão nem sempre é fácil!

A mudança no comportamento dos pets, especialmente dos cães, pôde ser observada logo nas primeiras semanas. Tutores relataram que os animais andavam mais agitados e ansiosos. As funções fisiológicas também foram afetadas, de forma que alguns cães passaram a fazer suas necessidades em locais não permitidos o que pode ser sinal de estresse, ou outros que não conseguem se aliviar nos horários que normalmente faziam, devido às mudanças na rotina familiar. Nós falamos sobre isso com mais detalhes no artigo abaixo. Veja o que pode ser:

Seu pet tem se comportando de maneira estranha durante a quarentena?

A preocupação de agora é como ajudar o pet a lidar com essa ausência, de forma a minimizar os impactos em seu emocional. A especialista em comportamento animal, Luiza Cervenka, prevê sentimentos de angústia e insegurança nos bichinhos quando isso acontecer. As consequências, dessa interrupção no convívio dos pets com os tutores, podem provocar comportamentos como chorar, latir, destruir algo, fazer xixi em local inadequado, lamber as patas, babar e até arranhar a porta. 

Luiza propõe não esperar a quarenta terminar para começar a treinar seu pet para ele não sofrer com a sua ausência após isso tudo passar.

Veja dicas de exercícios que você iniciar com seu pet: 

  1. Tenha um momento de isolamento do seu pet, período em que você ficará afastado dele dentro de casa realizando alguma tarefa. A ideia é não interagir com o animal e oferecer a ele um brinquedo que ele goste muito ou petisco para ele como forma de criar uma associação positiva. Comece com períodos curtos e vá aumentando gradualmente;
  2. Comece a retomar a rotina normal do cachorro, dando as refeições e fazendo os passeios e brincadeiras nos horários habituais, de acordo com a sua rotina anterior ao isolamento social.
  3. Quando precisar se ausentar de casa para atividades como ir ao mercado, por exemplo, utilize técnicas de associação positiva, condicionando um benefício a uma ação dele. Deixe ele sozinho com um brinquedo, com algo para roer ou com seu petisco favorito. 

Falamos mais sobre essa técnica no post:

Veja como ter uma comunicação mais assertiva com o seu cão

Os animais de estimação necessitam de uma previsibilidade, principalmente os cães, devido às suas características sociáveis. Ter rotinas de passeios, alimentos, brincadeiras, atenção e até mesmo a reação do tutor ao mesmo estímulo, fazem deles animais mais confiantes e felizes. 

De olho no bem estar de nossos peludos, o nosso blog vem trazendo artigos para sobre saúde e bem-estar de cães e gatos. Conte com a PetDriver, seguimos trabalhando para te atender e esperamos que muito em breve possamos juntos retomar nossas atividades normais.

Caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto, conheça o curso online sobre comportamento animal ministrado pela própria especialista:

 

Aproveite que clientes e amigos da PetDriver tem desconto de 10% acessando o endereço e aplicando na hora do pagamento o código abaixo.

CUPOM:

PETDRIVER10

 

Luiza Cervenka é Bióloga e tem pós-graduação em jornalismo, mestrado em comportamento animal e doutorado em veterinária pela USP.

Além disso, possui seu canal no Youtube dedicado a ensinar tutores e peludos a ter uma convivência feliz e saudável. E ainda, assina o blog Comportamento Animal no Jornal do Estadão.

Acompanhe de perto o trabalho da Luiza!

Instagram: @luizacervenka

Youtube: /luizacervenka

Site: www.luizacervenka.com.br

PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2

*Cupom válido enquanto durar a parceria, podendo ser descontinuado sem aviso prévio. Para outras ofertas, conheça o Clube de Benefícios PetDriver.

Fonte: https://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/o-que-sera-dos-pets-quando-a-quarentena-acabar/

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de