Semana Branca: A saúde mental do seu pet também importa

Entenda como o comportamento humano pode afetar a saúde mental dos pets

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, nós humanos, estamos mais propensos a pensar em nossas vidas, como em “uma folha ou em uma tela em branco”, onde todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. 

De acordo com o site Janeiro Branco, o conceito surgiu, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com o propósito de chamar a atenção da humanidade para as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

Mas você sabia que o seu comportamento afeta diretamente o seu pet?

Sim! Em matéria, o site Terra cita que, no Brasil, 5,8% da população sofre com a depressão. Ela afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina.

O Transtorno Depressivo Maior também pode atingir os animais como cães e gatos e as causas podem ser inúmeras, como por exemplo:

  • Traumas
  • Abandono
  • Chegada de um novo integrante na família
  • Mudança de ambiente
  • Solidão

Além de fatores que surgem de seus donos como: 

  • Falta de interesse em brincar
  • Reprimir o comportamento natural dos pets (latir, miar, escalar, cavar,etc)
  • Brigar e rejeitar o pet por algum comportamento ruim (fazer xixi em lugares indevidos, roer os móveis, pegar peças de roupas, etc. Ações geralmente relacionadas ao “chamar a atenção dos pais”) 

São fatores que também devem ser considerados. Alguns sinais indicam que o pet pode estar em estado de depressão como: 

  • Tristeza
  • Perda de interesse ou prazer nas atividades antes praticadas
  • Falta de energia
  • Oscilação do sono (como dormir muito ou pouco)
  • Perda de apetite
  • Entre outros

Em matéria, a Pet Love menciona que os animais de companhia podem estar mais propensos a esses transtornos psicológicos, pois após um longo processo de domesticação, se distanciaram muito da sua natureza primitiva. Deixaram seu mundo natural para viver no universo humano

A humanização dos animais, num contexto geral, é uma das principais causas de transtornos psicológicos em pets. Por esse motivo, é importante que os donos avaliem se está havendo supressão dos instintos do animal, o que pode acontecer quando vivem em um ambiente que não lhe permite expressar seus comportamentos naturais, como o comportamento lúdico (brincadeiras), latidos, miados, sonecas, socialização, entre outros.

PETDRIVER_IMAGEM_ARTIGO_semana

Se pergunte: “O que posso fazer para oferecer mais saúde mental para o meu pet?”. Preparamos 6 dicas de como melhorar a rotina do seu filho de 4 patas:

  1. Atividades que desafiam os pets a trabalhar por suas refeições serão muito gratificantes para eles, como por exemplo, técnicas básicas de adestramento.
  2. Brinquedos que você enche de alimento são outra maneira de mantê-los ocupados evitando o tédio. Lembre-se de começar com brinquedos fáceis para que o pet não fique frustrado e desista.
  3. Se eles não estão acostumados com você em casa o tempo todo, por exemplo, eles podem precisar de um espaço extra longe de você e isso é absolutamente normal.
  4. Seu pet pode ir para outro cômodo ou ficar irritado quando você estiver por perto, alguns sinais, por exemplo: bocejar, lamber os lábios, se virar, dentre outros. Se o pet apresentar esses comportamentos, deixe-o vir até você quando ele desejar e aí sim faça carinho.
  5. O vet do animal deve ser sempre consultado quando qualquer sinal de alerta mais relevante for observado.
  6. Enriquecer o ambiente do pet é muito importante para que ele se motive sozinho a brincar e explorar o seus instintos animais, como correr, morder, latir, escalar, etc.

A PetDriver é sua aliada nos cuidados de saúde e bem estar do seu filho de 4 patas. Com a nossa frota pet friendly, você e o seu pet podem frequentar lugares incríveis com toda segurança e comodidade, para que possam explorar atividades diferentes, proporcionando mais alegria e conexão entre vocês.

E essa mudança de hábitos pode começar agora! Através da Campanha Semana Branca, você ganha 25% OFF nas suas 2 primeiras corridas usando o cupom SBPETDRIVER até o dia 31/01 às 23h59.

Use o cupom

 

Seu pet merece o melhor de você! Em nossa plataforma disponibilizamos dezenas de opções diferentes para melhorar a rotina e entregar mais saúde para quem te dá amor integral! São clínicas veterinárias, pet shops, praias, shoppings, parques, praças, bares, restaurantes e muito mais. Confira em nosso CIRCUITO PETDRIVER lugares cheios de interação e novidades para o seu pet com descontos exclusivos para cada destino.

Baixe o app e tenha todas as vantagens e benefícios PetDriver na palma da sua mão.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre