Seu pet é o favorito deles!

 Dia do Médico Veterinário: Foco e profissionalismo pela saúde dos animais

Assim como nós e você, existe um grupo de pessoas que ama animais acima de média. Quem são eles? Os médicos veterinários! 

Em homenagem a esses heróis de jaleco, comemoramos o Dia do Médico Veterinário (09/09), trazendo para você as principais especialidades veterinárias e como elas ajudam o seu animalzinho a ser saudável, feliz e com uma longa vida! 

Você sabe quais são? Acompanhe.

(Foto: Petz)

Antigamente, quando as pessoas ficavam doentes, era comum contarem com a avaliação de um médico de confiança. No caso dos pets, o clínico geral ainda é o mais procurado pelos tutores. Porém, com o avanço das descobertas na área da saúde, as especialidades veterinárias estão ganhando espaço.

KNAj1Q7Nm8kCCw5BzMZq8tX4 4phaHGfsQ8N5DdYI5qkfZ2qgfJSG92TbqwtgCvHHVIL8ymgheWTNcrNlGEFtp0QyuVRAic8WQ4ZjqpKHDdZ9cJp0LWkyqLtNYWeGzPvM7z HPXfgDBPPEdAFqTGrb0

(Foto: Petz)

No entanto, muitos tutores ainda não conhecem os profissionais veterinários e as especialidades que eles têm. Por isso, preparamos esse conteúdo para que saiba tudo sobre essas especialidades e saiba a quem recorrer, dependendo da necessidade do seu peludo.

Quando e por que procurar uma especialidade veterinária?

Para entender a importância das especialidades veterinárias, é interessante saber como é a formação desse profissional.

Depois da graduação, que é comum a todos os médicos-veterinários, o especialista se dedica por mais alguns anos ao estudo da área que escolheu”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom.

Isso significa que embora o clínico geral pet esteja apto para lidar com diversas condições de saúde do animal, existem casos em que um tipo de veterinário específico é o mais indicado. Nesse sentido, é comum que o médico-veterinário clínico geral faça encaminhamentos para as especialidades necessárias.

8A7eAX8zuFaMzOd9D9B1Htte El0hFPtn0IovPkfn5SkmxktyQGU5KEthNo0x3 AuV869BrfGwojIMa0bHRbuCbgmPUO1dQqDNL

Conheça as 15 especialidades veterinárias

Muitas vezes é difícil reconhecer a origem dos sintomas. Apatia, falta de apetite, vômitos e diarréias, por exemplo, são comuns a uma série de doenças. Por isso, sempre que o pet apresentar qualquer um deles, o ideal é levá-lo para uma consulta com o clínico geral.

A partir de uma avaliação, ele saberá prescrever o melhor tratamento ou encaminhamento para um especialista. No site da Petz são citados as seguintes:

Acupuntura

Com origem na medicina tradicional chinesa, utiliza agulhas para estimular pontos do corpo do animal com o objetivo de restabelecer o equilíbrio desse organismo. Pode ser usada em afecções, mas é mais procurada para tratamentos ortopédicos e controle de dor.

Cardiologia

Assim como na medicina humana, cuida do coração e do sistema circulatório dos animais. É recomendada para o acompanhamento de pets cardiopatas. Assim como de cães e gatos idosos, que estão mais sujeitos a desenvolver problemas do coração.

Comportamento animal

Além de adestradores, os pets também podem contar com a ajuda de veterinários especializados em comportamento animal para o tratamento de problemas como ansiedade, agressividade, medos e depressão.

Dermatologia

É indicada para o tratamento de problemas de pele nos animais, com destaque para alergias.

Endocrinologia

Cuida do sistema hormonal e do metabolismo de cães e gatos. É muito recomendado para o acompanhamento de pets com doenças como diabetes, síndrome de Cushing e outras.

Fisioterapia

Geralmente indicada pelo clínico geral, o ortopedista ou fisioterapeuta pet é procurado principalmente para restabelecer pacientes que passaram por cirurgias ou apresentam problemas na movimentação, como dores articulares e dificuldade de locomoção.

Hematologia

Trata de doenças relacionadas ao sangue, sendo especialmente recomendado para o tratamento de anemias, como as causadas pela doença do carrapato.

5gozdLqGoaPDPPWNgWc4eoPuyHZZ5vcpd62aInm1SFcpLvaK5oXrTm1TxwpKp 8xBNanrdcvYewhJEluoq7MtvGVaODG

Homeopatia

Assim como a acupuntura, pode auxiliar no tratamento de todas as doenças, pois aposta no uso de ativos naturais, em vez dos medicamentos convencionais.

Nefrologia

Cuida de doenças renais e do trato urinário, como obstruções e doença renal crônica.

Neurologia

Essa ainda não é uma especialidade veterinária reconhecida, mas trata das doenças do sistema nervoso central e periférico, como epilepsia, tumores cerebrais, da coluna, entre outros.

Odontologia

Entre outras condições, como má-oclusão e a dentição dupla, é o profissional mais indicado para cuidar e prevenir o acúmulo de tártaro e também para removê-los depois que já se acumulou.

Oftalmologia

Trata dos olhos dos animais e de suas particularidades, investigando, por exemplo, a produção excessiva de lágrimas ou a falta delas, inversão de cílios, entre outros.

Ortopedia

É recomendado para o tratamento de problemas do sistema ósseo e articular, como displasia, artrite, artrose, luxação de quadril, etc.

Pediatria

Sim! Assim como na medicina humana, trata de condições diversas em recém-nascidos e durante a primeira fase de vida dos filhotes, geralmente de até um ano,

I3wpJr1auduHZsz21T25Wdo60rdCRzMFYu6tevjjgew6SIY TNlG72GrTRuchxJTjP2ukhpmbY4eYC5qO3ZPgRTTfpFh74kQWDmpQP

Vale destacar que essas especialidades dizem respeito principalmente ao tratamento de cães e gatos. No caso de pets exóticos, como aves, répteis e roedores, o ideal é fazer o acompanhamento da saúde deles com um veterinário especialista em animais silvestres.

Lembrando que todo médico-veterinário está habilitado para prestar atendimento emergencial a pets de qualquer espécie! Em caso de acidentes, procure uma clínica 24 horas mais próxima!!!*

Conte com a PetDriver como aliada para manter a saúde do seu pet sempre em alta, através de uma frota 100% pet friendly especializada no transporte de animais domésticos para onde e quando precisar.

Baixe o app e tenha na palma da sua mão tecnologia inovadora para te levar mais longe ao lado de quem você ama.

**PS: Para casos graves como acidentes domésticos ou públicos com o seu pet ou pet em situação de rua, a PetDriver recomenda a solicitação de uma ambulância veterinária, pois é equipada com todo o aparato necessário para o pré-atendimento do animal.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre