Seu pet está realmente bem? A saúde mental dos pets também é importante

Psicólogo de pet: Saiba interpretar os sinais do seu filho peludo

O mercado pet não para de crescer e a cada dia aparecem novidades para melhorar a vida dos peludos e nos ajudar com os cuidados que eles demandam. Uma das áreas de atuação mais recente que tem ganhado espaço no meio é o de psicólogo de animais, e como dia 27 foi o Dia do Psicólogo, trouxemos esse artigo em homenagem a esses profissionais que se dedicam à saúde mental do seu filho peludo.

Essa profissão pode parecer fútil num primeiro momento, mas em matéria o site Canal do Pet diz que esse pensamento está muito longe da verdade, já que os pets também são capazes de sentir ansiedade, depressão, hiperatividade e outros distúrbios.

Afinal, o que o psicólogo de animais faz?

Essa nova área visa estudar a conduta e o comportamento dos animais, de modo a entender o que se passa em sua mente para agir de tal maneira, buscar um diagnóstico e o melhor tratamento para o bichinho. Em alguns casos, é necessário examinar até a conduta dos tutores, a fim de encontrar a causa do transtorno, auxiliando inclusive na rotina dos médicos veterinários.

Como saber se o pet precisa de um tratamento psicológico?

Muitos tutores começam a observar comportamentos estranhos em seus pets, e daí então, já pode surgir a ideia da busca pelo profissional.

Assim como nós humanos, os pets podem desenvolver problemas comportamentais por diversos motivos, o que pode gerar agressividade, obsessão, estresse, ansiedade, etc. Uma das formas de lidar e entender essas questões é por meio da terapia comportamental.

Quando é hora de procurar um especialista?

O site do Hospital Veterinário Pet Care cita que é preciso quando o pet começa a ter comportamentos e sintomas como por exemplo:

Sintomas em gatos:

  • Queda de pelo excessiva
  • Lambida excessiva
  • Brigas
  • Xixi ou cocô no lugar errado
  • Arranhar locais indevidos

Sintomas em cães:

  • Síndrome de ansiedade por separação
  • Agressividade
  • Coprofagia (comer cocô)
  • Puxar no passeio
  • Pulos
  • Latidos excessivos

Como funcionam as terapias?

A terapia comportamental possui três bases: 

  1. Modulação comportamental
  2. Manejo ambiental 
  3. Feromonitorapia ou psicofármacos

Para trabalhar qualquer comportamento é necessário entender a motivação do pet. Por isso, todo atendimento deve ser iniciado através de uma consulta comportamental para avaliá-lo. Após a consulta, é importante fazer o acompanhamento para observar a evolução do tratamento.

n5DD 4wzUJaNqZ3pVUYI1s530IOBJBmgmUkeBJ7DKExv4TuT2sOOr8KzCLwy3P8 K3TBOeJkGVuXVW4IdKVAp9tQ3khtwjlSrw5EZuCKKDuYvCdcEdDe Dv2LrJfPOaVqNLw5686N n2spK c

Para tutores que querem buscar mais conhecimento, a fim de oferecer mais qualidade de vida e alegria para seus peludos, o indicado é o curso prático e teórico com o objetivo de entender o comportamento dos pets, desde o processo de domesticação, até a prevenção de problemas na terceira idade.

Como o curso de pós-graduação de Psicologia Animal da INSPA – Instituto de Saúde e Psicologia Animal para profissionais da área e que também conta com cursos livres de comportamento e psicologia animal. 

Clique e conheça os cursos

Quais os benefícios da bichoterapia?

  • Melhorar a comunicação entre humanos e animais
  • Compreensão dos comportamentos naturais
  • Diminuição dos estresse
  • Melhora do comportamento
  • Aumento do foco
  • Indicação de brinquedos específicos para cada indivíduo
  • Aumento de interações saudáveis, que agradem animal e humano
  • Proporcionar momentos de mais calmos ao animal

A PetDriver é aliada na sua rotina com o seu pet e nosso objetivo é oferecer para o seu filho de 4 patas mais saúde, longevidade, bem-estar e alegria, seja direta ou indiretamente, através de dicas e sugestões que podem melhorar sua relação com o seu peludo e transformar os seus momentos juntos nos melhores possíveis.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no universo pet friendly. E para que você possa curtir a vida ao máximo ao lado de quem você ama, você pode ter na palma da sua mão possibilidades incríveis através da nossa plataforma de chegar cada vez mais longe com a maior frota pet friendly do Brasil.

Baixe nosso app e ganhe liberdade, mobilidade e segurança ao lado de quem te faz feliz.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Vamos conversar? Escreva nos comentários abaixo se você já conhecia esse tipo de serviço e se você acredita que esses profissionais podem auxiliar na qualidade de vida dos pets. Queremos a sua opinião!

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre