Tornando-se um adestrador de sucesso!

Passos para entrar no mundo da educação canina!

Se tem uma coisa muito boa nos dias de hoje é perceber que o amor e a preocupação com o bem-estar dos animais é cada vez maior. E a gente da PetDriver, como aliada na rotina de milhares de famílias pets, nos enchemos de satisfação ao ver que essa cultura se espalha cada vez mais!

Mas claro, a disciplina, o respeito e a educação devem sim fazer parte dessa dinâmica entre pet e tutor, afinal, sem o direcionamento correto, os pets ficam à mercê de seus instintos e não aprendem a lidar com regras. Por isso, em homenagem ao Dia do Adestrador (05) trouxemos dicas para auxiliar na educação do seu aumigo e, quem sabe, para você se arriscar um pouquinho no mundo do adestramento.

Vamos nessa? Acompanhe!

2dYF8hvqvtPKP2gQGEzdsg0V5gMGSiAM hw 0I vpt34sfduqe2Wxlg8zyvxplvHqYVdUdCkih64ysXGdA9ys2P sZ2aiHnz 3YFHmOJ9hh85PQjIy4d bgwZAkg9GTqAbO7adaa8Kh4rXL7zQ9 LVc

Foto: https://dulkee.com.br/

Cães e gatos, principalmente, já são considerados membros da família. Eles não são mais vistos como simples bichinhos de estimação, ao contrário, são verdadeiros “filhos de 4 patas”, e para todos os filhos, como falamos antes, limites são necessários!

Especialmente no caso dos cães, a boa convivência pede que, por exemplo, eles aprendam a fazer suas necessidades fisiológicas em locais apropriados e saibam se comportar adequadamente em determinadas situações, como no caso da visita de pessoas estranhas à casa ou ao encontrar outros cães nos passeios pelo bairro.

A questão é que dificilmente os tutores sabem como conduzir de maneira mais assertiva a disciplina que seus filhos caninos exigem. É nesse cenário que surge a figura do adestrador, um profissional capacitado que é cada vez mais requisitado para ensinar e treinar os animais para que, assim, possam adquirir novos comportamentos.

Então, se você está em busca de um embasamento para criar um vínculo de respeito e autoridade com o seu pet ou até mesmo aderir à profissão e possui amor aos animais, esse conteúdo é para você!

RyoOhqv3bqb iws3J7Z27EB4sSEOTWEN2Vxo1dqk9qVMzCUkKxgcvEuXwLVaf7mYt9RMkA8WQa6Fl9K6KcdCECqth S0JfMWnCQuDUgqVS7kC aal8kSJN5fJrlXpPPe9Z2T19HbzL6VgNZk6R2l dQ

Foto: Freepik/

O que é preciso para ser um adestrador de cães?

Como em qualquer profissão, conhecer bem a parte técnica é importante, mas a pessoa também deve possuir algumas características essenciais em termos de personalidade para que consiga prestar um bom serviço e ter o seu trabalho reconhecido. Confira!

  • Amar os animais: Mais do que simplesmente gostar de cuidar deles, é preciso nutrir um sentimento mais profundo de que são seres extraordinários e encantadores.
  • Ser paciente: Adestramento é uma atividade que tem como um de seus princípios a repetição de tarefas, até que o cão absorva e se condicione ao comportamento desejado.
  • Ter empatia com os pais humanos: Normalmente as pessoas ficam ansiosas para que resultados apareçam logo. O profissional deve transmitir tranquilidade para que elas tenham paciência. As etapas do processo devem ser respeitadas, uma vez que cada animal tem o seu tempo de aprendizado.
  • Ter boa comunicação: A ansiedade dos pais tutores requer do adestrador traquejo na hora de conversar sobre o passo a passo do adestramento, para que possa demonstrar a evolução gradativa apresentada pelo cão.
7RwDMQEVxQma85h7yN6wk0wiM1FJ

Foto: Fisio Care Pet

Por onde começar

O adestramento está diretamente relacionado com a capacidade de interagir com o animal, conquistando sua confiança enquanto propõe atividades de ordem física, mental e social ao cão.

Para isso, é preciso muito estudo, ou ao menos, curiosidade para entender a “lógica” do comportamento canino. Assim, vale a pena se capacitar em cursos, sejam online ou presencial, além de buscar referências positivas junto a outros profissionais.

Esse conhecimento deve ser aplicado no dia a dia, buscando aperfeiçoar as rotinas de treinamento e aprendendo com os erros cometidos ao longo do caminho. Dessa forma, algumas dicas práticas importantes para se tornar um adestrador competente são

  1. Seu cão é o início de tudo!

É a melhor forma de começar, pois você já conhece o animal e existe uma relação de confiança. Você pode:

  • Utilizar as técnicas que aprendeu nos cursos para ensinar comandos básicos como “senta”, “fica”, “juntos” e “deita” antes de partir para os mais complexos.
  • Perceber quais são os sinais que o cão oferece quando está alegre, com medo ou ansioso e utilizá-los em benefício do adestramento.
  • Descobrir os estímulos individuais que reforçam ou inibem os diferentes comportamentos.
  • Ajudar amigos e familiares que enfrentam problemas com o adestramento de seus cães.

Dica: Existem inúmeras plataformas atualmente onde os comandos são ensinados de forma teórica e prática, cabe uma pesquisa e encontrar a que você melhor se adapta!

  1. Prefira os métodos de adestramento positivo

As técnicas tradicionais baseadas na punição do animal quando tem um comportamento errado (broncas, spray de água, trancos, sustos e uso de enforcador), devem ser totalmente descartadas, por serem ineficientes e prejudiciais à qualidade de vida do cão.

Por outro lado, pesquisas realizadas por especialistas em comportamento animal já comprovaram que o adestramento positivo traz os resultados esperados de maneira mais rápida e fácil.

Nesse tipo de abordagem, o adestrador mostra ao cão o que ele deve fazer, como forma de educar, incentivar e condicionar o bom comportamento. A cada acerto, oferece uma recompensa sob forma de carinho ou de petisquinho.

  1. Priorize os fundamentos de cada técnica

O adestramento iniciante não deve ter pressa para aplicar a metodologia completa de cada técnica. O conhecimento vai sendo aos poucos.

A prática deve começar a partir dos fundamentos básicos. Conforme se sente mais confiante, as sessões de treinamento vão se desenvolvendo naturalmente, com a aplicação gradativa das técnicas que levam a comandos mais complexos.

  1. Aprenda a resolver problemas durante o adestramento

De uma certa forma, o adestrador é um “resolvedor de problemas”. Afinal, foi contratado para mudar os comportamentos que o cão adquiriu por conta do instinto animal.

As técnicas positivas de adestramento irão auxiliar o profissional a solucionar uma série de situações indesejadas, condicionando o cão a se comportar de maneira mais apropriada.

Por exemplo: aprender a passear com a guia sem atropelar o passo e sempre junto ao humano; não pular em outras pessoas ou latir e avançar sobre outros cães; aprender qual é o local da casa para fazer as necessidades; entre outros.

  1. Saiba identificar problemas de ordem emocional no cão

Muitas vezes, o mau comportamento do animal está relacionado a problemas de ordem emocional. Um exemplo clássico é o de destruir móveis da casa quando está sozinho. Isso pode acontecer devido à ansiedade do cão pela ausência dos humanos durante o dia.

Cabe ao adestrador entender quais são as causas que levam a um determinado comportamento. Somente assim poderá desenvolver um trabalho que elimine ou minimize o sentimento negativo do animal, encontrando uma solução para o problema. 

aemjkyA9 L3ZW9NBae0DAK4UAUvz107TDalQdEJFs3i6GEv5kLFuWLpDkfkbgjeEW u1BomKLRgZfF Kb9uWqLlljnQV6WvOWgXUEdCQKr

Foto: Zoeira Pets

Quer se profissionalizar?

De acordo com o site Patas da Casa, para trabalhar com o adestramento de cães, procurar cursos sobre o assunto é uma iniciativa que pode ajudar. São opções presenciais e online para embasar suas técnicas e aperfeiçoar seus conhecimentos.

A certificação de adestramento não é necessariamente obrigatória, por assim dizer, como muitos profissionais que já atuam de forma autônoma, porém, em algumas situações pode sim ser requerido tal comprovação, então nosso conselho é: tenha seu certificado por garantia. O restante é muito amor, paciência, resiliência e prática!

E conte com a PetDriver como aliada da sua rotina com os pets, sejam seus próprios filhos peludos ou de seus novos clientes, a PetDriver leva e trás com muita segurança, comodidade e respeito pela vida dos pets.

Baixe o app e tenha na palma da sua mão mobilidade e tecnologia inovadora como auxiliadora da sua rotina com os peludos.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre