Transfusão de sangue para pets pode salvar vidas

Entenda como a doação de sangue pet é importante

Sabemos a importância que é a doação de sangue para os humanos, onde em situações de emergência, pode-se salvar vidas! Mas então, porque seria diferente com os pets?

Sim! Os pets em momentos de emergência também precisam de transfusão de sangue para resgatar as forças e sobreviver a alguma situação de vulnerabilidade. Porém, a transfusão de sangue é um procedimento que nenhum dono de pet sonha em lidar. 

Afinal, para quem tem filhos de 4 patas, é muito difícil sequer imaginá-los doentes. Mas, tudo o que é relacionado à saúde dos nossos amigos peludos, você precisa estar bem informado para poder ajudá-lo caso seja necessário.

O que poucas pessoas sabem é que o seu pet pode ser um doador de sangue!

A baixa de estoque de bolsas de sangue para atender pacientes que precisam de transfusão não é algo recorrente apenas em hemocentros humanos, o mesmo cenário ocorre com cães e gatos que precisam de transfusão em clínicas e hospitais veterinários. Por isso, a difusão de informações e a sensibilização de tutores sobre o procedimento é essencial.

Vamos dar o exemplo para os casos em cães, como funciona?

De acordo com a Cobasi, você pode procurar uma clínica ou hospital veterinário e verificar como eles conduzem o procedimento. Sendo que o perfil do doador de sangue canino é o seguinte:

  • Ter entre um e oito anos de idade;
  • Pesar mais de 25 quilos;
  • Estar protegido contra ectoparasitas;
  • Ser saudável, com o estado de saúde comprovado por exames;
  • Estar com a vacinação e vermifugação para cachorro em dia;
  • Não estar prenha ou no cio, no caso das fêmeas;
  • Respeitar o intervalo entre as doações de três meses;
  • Não ter realizado transfusão prévia ou cirurgias nos 30 dias antes da doação;
  • Ter temperamento dócil para que o procedimento possa ser feito com tranquilidade pelo veterinário e não cause estresse ao animal.

A forma mais comum de coleta é através da veia que fica na região do pescoço, e o cão deve estar de jejum por 8 horas.

Por fim, após a doação, a recomendação é manter o animal tranquilo, sem atividade física até o próximo dia. E claro, se notar qualquer comportamento diferente, o ideal é entrar em contato com o seu vet.

Se você e seu amigão se sentem prontos para dar esse passo, saiba que cada bolsa de sangue pode ajudar de três a quatro cachorros que precisam de uma transfusão. Uma dica é verificar se existem hemocentros veterinários que coletam e armazenam as bolsas na sua cidade.

Leitura recomendada: Leve o seu pet para todo canto em poucos cliques!

Além disso, você ainda pode inspirar outros tutores e seus amigos peludos a multiplicarem o bem. Doar sangue é um ato de amor e pode salvar a vida do melhor amigo de outra pessoa. Em São Paulo você encontra o TRANSFUCÃO um banco de sangue veterinário que recolhe e distribui todo sangue coletado para quem precisa. 

A Clínica Seres da Petz diz que a decisão pela transfusão de sangue canina deve considerar critérios clínicos e laboratoriais do paciente. No caso da transfusão de hemácias, que é a mais comum, acontece quando o animal já não tem hemoglobina suficiente.

Portanto, não importa se a causa é hemoparasitose, neoplasia, destruição imunomediada das hemácias, etc. O importante é o estado clínico do paciente!

A PetDriver é a favor de toda vida animal e apoia ações solidárias, faça parte dessa corrente você também e leve o seu pet de PetDriver para fazer uma avaliação para ser doador! O seu pet pode salvar outras vidas e outras famílias.

Aproveite o cupom FAMILIAPET e vá com 10% de desconto em 8 corridas até o fim do ano!

Use o cupom

 

Baixe o app de descubra dezenas de possibilidades de oferecer mais alegria, saúde e qualidade de vida para quem você ama!

PetDriver. Viva junto de quem você ama. S2


Referências:
Clínica Seres
Cobasi
Patas da Casa
CRMVSP

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de