Campanha Dezembro Verde: Toda vida importa, não abandone!

Mês de conscientização ao não abandono de animais

Todos os meses reforçamos a importância dos cuidados aos animais de variadas formas, seja física ou mental. E como seres sencientes – que sentem sentimentos como tristeza, alegria, euforia, depressão, etc – também possuem o direito a uma vida digna e com muita alegria e longevidade, assim como todos nós.

 Por isso, em dezembro foi instituído o mês de Conscientização ao não abandono e maus-tratos de animais, sejam eles domésticos ou silvestres, afinal, eles não vivem sem nossos cuidados e abandoná-los não é uma opção! 

eJ2avVnJuTx80DqoJbs1zHINqtFv XMBaPYqBfJK3SHpv8akpmVCzfbaWReXib9hj1H TIYwO8FuEcf EC EZaLSg96PQnsk3knC5duXhEdV0OO wEvuijyDaehg lvIo7ZjO8Us0OXw0BwRrqXOD6 O7UKg ltMocrE6C7mwCsD07n6WPkgNvhDv9OA

Esse trabalho acontece em todo Brasil e reúne especialistas na causa animal, ONGs e apaixonados por animais para conscientização sobre a importância do combate a essa maldade e o fortalecimento sobre a posse responsável.

O site da Cobasi diz que de acordo com dados da OMS – Organização Mundial de Saúde – estima-se que no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados. O estudo intitulado “Animais abandonados” realizado em novembro de 2022 pelo Cobasi Cuida, aponta que mais de 90% dos animais abandonados são cães, seguidos de gatos.

k4xz P XAGyLF39GJCoR96F wyIzmWlXnfsbkp71ydz1mXPWzt0sE5ieK9aki8jdFZNG07aWbBOMWYWbMfr3w2R

Por que essa data foi escolhida?

Dezembro foi escolhido para representar a causa por dois motivos: o primeiro deles é que 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Direito dos Animais. Além disso, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são registrados o maior número de abandonos.

A data foi oficializada em 2015 pelos ativistas da causa animal Drika Morais, da Federação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) e Francisco Alex Carlos Paiva. Desde então ganhou proporções nacionais e tem promovido sucesso nessa luta.

A importância da campanha se dá também em virtude do impacto negativo que o abandono causa na saúde mental e física dos pets. Ao serem retirados de seus lares, eles podem desenvolver sintomas de depressão, além disso, a sobrevida dos animais nas ruas é muito menor do que em lares responsáveis, ou seja, abandoná-los é condená-los.

Principais motivos do abandono são:

  • O pet crescer demais
  • Outro pet da casa não se adaptar
  • Mudanças de rotina do tutor
  • Mudança de residência
  • Destruição de itens da casa
  • Necessidades no lugar errado
  • Entre outros

Motivos que poderiam facilmente ser evitados com o planejamento da adoção, condução adequada da rotina, adestramento, aumento no nível de atividade diária e enriquecimento ambiental.

2HmFzULTXlqeFdAqCdPH t ZiFqjSX5M3cdLUYTxCpvjtnQzQfhVe3UuEkwtK6jIzM54CkRmFUwv8U0Yfmn0syA6h4A8fmE1FT FHQ3n88rM23bgb7x0hzlQwisrit4 zQsYrLP4NS5NnbGru pgDE4m5Wyj4vs1 p 0m1atwAZmNvqJXYMWdT1aPhrR8Q

Esses seres de luz não merecem um destino cruel pelo despreparo de seus tutores, por isso, nós da PetDriver nos empenhamos em distribuir gratuitamente informações valiosas sobre a vida, saúde e bem estar dos pets para tornar essa relação prazerosa, calorosa, feliz e muito amorosa, afinal, de amor eles entendem.

Um sorriso que pode acabar em tragédia

No site da Petlove diz que o abandono também pode surgir de momentos felizes. Nessa época do ano, onde presentes são distribuídos aos montes, muitos imaginam que um pet seja uma boa ideia de presente, mas o dia a dia é uma história diferente. 

Se algum conhecido seu estiver com planos em mente em ter um animalzinho e disposto a colocá-lo em prática, faça uma boa ação, explique que pets não são meras opções de lazer ou entretenimento, que a escolha por um filho de 4 patas é extremamente pessoal, e além de uma questão afetiva, requer muita responsabilidade dos futuros pais.

Não se pode minimizar as questões importantes para manter um pet desde o primeiro dia: alimentação, acomodação, atividades físicas, cuidados de higiene, tempo livre, etc.

YDcGNHSLMCNlwKNvJSSCWYnaNdvvrEBCl0qohJEqg XPoc7cM YQNtOcltvMlhwY163Pe0W1mHUXrF18MpvRR7VbG2yTKSoBBKr1YKFyL0qLcm Sbz6bMrAZTmzpBrNc36ISJyrPcf6noY

Como aliados da sua rotina, nosso dever é te manter informado sobre o universo intrigante do seu peludo, afinal, todo bebe precisa de cuidados, e esses anjos de 4 patas são eternas crianças.

Com a PetDriver você tem ao seu dispor uma frota pet friendly inteira ao dispor do seu dia a dia com o seu pet, seja para consultas de rotina no vet até passeios divertidos ao parque, praia, creches, clubes, shoppings e muito mais com muito amor envolvido.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do mundinho do seu peludo, pois para quem amamos, todo esforço vale a pena, não é?!

Baixe nosso app e tenha na palma da sua mão possibilidades incríveis de fazer feliz quem te faz feliz.

PetDriver – Não abandone quem te ama. S2

Seu peludo foi resgatado e ganhou um novo lar? Conta pra gente nos comentários abaixo como foi essa mudança na vida de vocês =)


Lembre-se sempre! Abandono e maus-tratos aos animais são crimes de acordo com Artigo 32 da Lei Federal nº 9605 e a pena é de 2 a 5 anos de reclusão. Se você presenciar cenas como essa, não fique calado, DENUNCIE e salve vidas.

Avaliações: 5.00/5. de 2 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas