Como a independência pode melhorar a vida do seu pet?

Seu pet vive melhor quando se sente bem consigo mesmo

Há quem pense que apenas os gatos possuem essa natureza independente, já que os cães são originalmente “animais de matilha”, porém, tanta dependência dos tutores pode não ser saudável para o seu peludo. Em homenagem ao Dia da independência do Brasil (07) trouxemos esse artigo para mostrar que a independência pode e melhora a qualidade de vida do seu filho de 4 patas.

Leia mais: A saúde mental do pet também é importante

Saiba que é natural o cão querer passar todos os momentos ao lado de seu tutor porém com uma vida agitada, fica difícil estar com seu amigo o dia todo, todo o dia. E para que essas “quebras” na rotina do cão não gerem distúrbios como ansiedade de separação, depressão, entre outros, é importante criar um pet independente.

Quais os perigos da dependência do tutor?

O site da Petz cita que o pet pode:

  • Se alimentar somente na presença do tutor
  • Destruir objetos durante a ausência do tutor
  • Chorar ou uivar quando fica sozinho
  • Seguir o tutor pela casa, inclusive nas idas ao banheiro
  • Interromper o tutor em atividades que não o envolve, como lavar louça ou durante o trabalho

Vale ressaltar que fatores como abandono e traumas passados contribuem para que o pet se torne dependente. Por isso, com algumas dicas, você consegue estimular o pet a gostar de ficar sozinho!

Como estimular a independência do pet?

Um cão independente não nasce independente, ele aprende a partir dos ensinamentos dos tutores, como em qualquer adestramento.

O site Seu.dog cita que ações são necessárias, são elas:

  1. Crie regras:

Quem pensa que os cães não entendem se engana. Crie regras com relação aos horários de:

  • Alimentação
  • Brincadeiras
  • Passeios

Estabeleça limites para os locais onde ele possa frequentar em sua casa e o respeito que ele deve ter com relação a sua privacidade.

  1. Evite a dependência

Alguns comportamentos humanos fazem com que o cão perceba que está diante da solidão, como por exemplo, despedidas exageradas. Seja natural e acostume o seu cão a conviver com essas situações, evitando que ele crie uma ansiedade desnecessária.

  1. Estimule a socialização do pet

Um  pet precisa conhecer outros, portanto, permita que ele crie relacionamentos e não perca as suas características e instinto. O contato apenas com humanos faz com que ele perca o jeito “canino” de viver.

  1. Respeite-o

Tenha respeito pelo seu peludo.

Jamais use a agressividade no relacionamento, pois isso pode traumatizar o cão. Amar o pet, dar carinho e atenção é sua obrigação. Apenas cuide dos excessos. Como se observa, para ter um cão independente é necessário que você modifique a sua forma de agir.

No início não será fácil, principalmente se você já o acostumou a ter suas vontades atendidas, no entanto, com o tempo, as regras estabelecidas saem ganhando e a rotina fica mais fácil de ser enfrentada.

Leia mais: Seu pet conhece um mundo novo quando sai pra rua

Você sabia que algumas raças de cães já possuem essa predisposição independente? O site Portal do Dog cita alguns, são eles: 

CptYYUieshfSzeGRO30w Lj9ROHrgmusFn5mTwyreJkO9qr5x9ny4kM1GrA9Yxj7XvkrxUiMXHYHtMDB44li4XEAwze V0wwWHoPvUjolXmWt5qEcixzC7jn8oJdpe

A PetDriver é aliada na sua rotina com o seu pet e sempre te leva mais longe. Aproveite a Campanha Independence Pet e estimule a liberdade do seu filho peludo!

Usando o cupom FREEPET você ganha 15%OFF em 4 corridas durante todo o mês de setembro!

Use o cupom

FREEPET

Baixe o app e tenha na palma da sua mão oportunidades incríveis de transformar o mundo do seu pet. Mergulhe em um universo pet friendly e se encante com as possibilidades.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Queremos conhecer sua história. Conte pra gente nos comentários abaixo se o seu pet é totalmente dependente de você e porque, ou se ele é todo descolado e se vira bem sozinho.

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre