Dicas para começar a levar o seu gato para passear

Passear com os gatos faz bem para a saúde física e mental dos felinos

Levar os gatos para passear na rua usando guia pode parecer estranho para a maioria das pessoas. No universo dos gateiros, a prática vem ganhando adeptos e se mostrando boa para a qualidade de vida dos felinos. 

Os gatos são exploradores e, quando livres na natureza, passam boa parte do dia caminhando, subindo em árvores e procurando presas para se alimentarem. 

Os gatos que são criados soltos por seus tutores, embora não seja recomendado para a própria segurança deles, também passam boa parte do dia passeando pelos telhados vizinhos. Isso mostra que os gatos gostam sim de passear.

Os passeios são importantes para que os felinos possam se exercitar e ter a sua inteligência estimulada. A médica veterinária Larissa Runcos explica no vídeo a seguir os benefícios dos passeios para os gatos:

Dicas para começar a passear com os felinos: 

  1. Para começar a passear com seu felino, primeiro lugar, é fundamental que ele esteja com todas as vacinas em dia para evitar que ele seja contaminado por parasitas ou pegue doenças.
  2. Em segundo lugar, recomendamos identificar o animal com uma coleira contendo o nome dele e o telefone de contato do tutor para o caso de algum incidente com fugas. 
  3. Invista em uma boa guia, que seja segura e, ao mesmo tempo, deixe o animal confortável. Inicialmente, coloque a guia e deixe que ele circule pela casa com ela para ir se acostumando com o novo acessório. 
  4. Os gatos que nunca tiveram acesso à rua  podem se assustar e ficar estressados. Por isso, é necessário passar por um período de adaptação, vá aos poucos. 
  5. Passeie por locais tranquilos e com pouca circulação de pessoas e outros animais, deixe o gato explorar o ambiente no tempo dele. 
  6. Leve em conta a personalidade do felino, alguns são mais medrosos, outros mais curiosos e sociáveis. A qualquer sinal de desconforto, encerre o passeio. Respeite o tempo do animal. 
  7. Se o animal não for castrado, redobre o cuidado especialmente no cio. Recomendamos fortemente que todos os animais sejam castrados, leia mais no artigo “Os benefícios da castração para a saúde de cães e gatos”.

Chame a PetDriver e passeie com o seu gato 

Após a introdução dos passeios e a adaptação inicial dos gatos com ambientes externos, por que não levar o seu gato com você para passeios em locais pet friendly? 

Também levamos o seu pet e você a clínicas veterinárias, petshops, banho e tosa, casa de amigos e parentes. O bem-estar dos peludos a nossa maior alegria. 

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

PetDriver: viva junto de quem você mais ama S2

Fontes: Petz, Médica veterinária Dra Larissa Runcos

Foto criada por artursafronovvvv – www.freepik.com

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de