Os benefícios da castração para a saúde de cães e gatos

Castrar os pets é um gesto de cuidado e amor com os animais de estimação

A castração dos pets é um procedimento recomendado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) por prevenir uma série de doenças que podem acometer cães e gatos, inclusive o câncer. A castração é benéfica para o animal e os veterinários são unânimes ao afirmar isso. 

Neste artigo, nós vamos apresentar os benefícios de castrar cães e gatos para que tutores percam de uma vez por todas o receio em relação ao procedimento. 

Prevenção de Doenças

  • A castração precoce (antes do 1º cio) das fêmeas reduz o risco de câncer de mama em até 99% nas cadelas e entre 40% e 60% nas gatas; 
  • Nos machos, ajuda a prevenir o câncer de próstata e testículo;
  • Reduz a frustração sexual dos machos e evita cios desnecessários nas fêmeas. 
  • Evita fugas e, consequentemente, acidentes como atropelamentos, brigas e até maus tratos quando estão fora de casa;
  • Evita doenças uterinas nas fêmeas como cistos ovarianos, hiperplasia prostática, além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero em fêmeas).
  • A fêmea não passa por gravidez psicológica; 
  • Os machos de cães e gatos sentem menos necessidade de demarcar território com urina, com isso, observa-se uma melhora no comportamento;
  • Reduz a agressividade de alguns animais, deixando mais dóceis;
  • Evita a procriação indesejada e, consequente, reduz a quantidade de animais abandonados vivendo nas ruas ou em abrigos a espera de uma família; 
  • Reduz latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem durante o cio; 
  • Aumenta a expectativa de vida dos animais, especialmente se feita enquanto ele ainda é filhote.

Como é feita a castração? 

  1. O médico veterinário fará uma avaliação no animal e solicitará uma bateria de exames, para saber se ele está apto a realizar o procedimento;
  2. Caso esteja apto, o procedimento será agendado e o animal deverá fazer 12h de jejum na véspera. 
  3. O pet será sedado e terá os pelos na região pélvica raspados. O procedimento será realizado e o animal irá para casa se recuperar.
  4. Existe um tipo de proteção para evitar de lesionar o local da incisão e fará também uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. A recuperação é rapidinha! 

Termômetro de Saúde Pet

Para te ajudar nos cuidados com o seu bicho de estimação, criamos o Termômetro Pet – ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.

Utilize o nosso Termômetro de Saúde e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

O bem-estar dos nossos amigos de 4 patas é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver. Acompanhe o nosso blog e  demais canais, sempre publicamos artigos com dicas de como cuidar da saúde de quem você mais ama! 

PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Fontes: Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV),
Catraca Livre e
World Animal Protection

 

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre