Dia Mundial dos Animais: saiba como adotar um pet e seus benefícios

Conheça os benefícios de ter pet e o que é necessário avaliar antes de tomar a decisão de trazer um bichinho para casa

Dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. O objetivo desta data é conscientização sobre os cuidados que devemos ter com os animais domésticos e selvagens. 

Aqui na PetDriver o bem-estar dos peludos é assunto de grande interesse. Por isso, nesta data especial, vamos falar sobre os benefícios de adotar um pet e os requisitos básicos para isso. A adoção é uma escolha que envolve responsabilidades e não deve ser feita por impulso. 

A PetDriver possui parcerias com instituições e iniciativas individuais voltadas para a adoção de animais que fazem um trabalho sério. Se você decidir pela adoção, recomendamos entrar em contato com algumas delas: 

A domesticação dos animais

Há milhares de anos que os humanos convivem com animais domésticos. Um estudo publicado em 2017 pela revista Nature Communications, estima que os cães foram domesticados entre 20 a 40 mil anos atrás. Já os gatos, segundo historiadores foram domesticados há cerca de 10 mil anos. A domesticação dos cães está relacionada a caça e dos gatos, ao controle de roedores, protegendo os grãos armazenados por agricultores.

Veja alguns fatos curiosos sobre a domesticação dos gatos e cães em outros dos nossos artigos:

Sagrado na antiguidade e demonizado na Idade Média

Quem foram as primeiras pessoas a domesticarem cachorros?

Hoje em dia, cães e gatos ocupam um importante papel afetivo na vida das famílias. Ajudam no bem estar físico e mental com amor, carinho e companheirismo que esses bichinhos dedicam a seus humanos. Veja alguns benefícios de ter um pet:

  • Aumentam nosso sistema imunológico;
  • Espantam a solidão;
  • Melhoram a autoestima;
  • Relaxam a rotina pesada;
  • Melhoram quadros de depressão;
  • Estreitam laços familiares;
  • Reduzem a ansiedade;
  • Geram empatia;
  • E outros incontáveis benefícios.

Por que adotar um pet em vez de comprar? 

Existem milhares de cães e gatos abandonados. Ongs e voluntários resgatam esses animais, prestam os cuidados veterinários necessários para recuperar a saúde do animal e os encaminham para uma nova família. Quando você adota um pet, você está colaborando para a continuidade dessa rede do bem e levando para casa um serzinho que vai te amar incondicionalmente. 

O que deve ser levado em conta antes de adotar um pet? 

Quando alguém se candidata a adotar um cão ou um gato através de uma ong ou grupo de apoio especializado, terá de preencher um criterioso questionário que irá ajudar a compreender se você tem as condições necessárias para receber o animal em sua vida. Essa triagem é de suma importância, para reduzir os riscos do animal ser devolvido ou novamente abandonado. 

Tempo

As perguntas do questionário estão relacionadas ao tempo que você terá para dedicar atenção ao pet, em especial os cães que necessitam ir à rua diariamente fazer suas necessidades, se exercitar e socializar com outros animais.


Espaço físico e segurança

Outra questão levada em conta é a segurança do ambiente em que o animal irá habitar, se o espaço é adequado ao porte do animal, se há necessidade de se instalar telas de proteção para cães que pulam e, especialmente, para os gatos. Também tenha em mente que a dinâmica da casa será alterada com a chegada do animal em relação a organização e limpeza.

Finanças 

A adoção precisa ser feita de forma consciente, levando também em consideração o impacto financeiro, tendo em vista que haverá custos mensais com a alimentação e despesas eventuais com vacinas, castração, banhos, consultas veterinárias e cuidados especiais em caso de doenças.

Os animais domésticos, assim como nós, são seres com sentimentos e é preciso ter responsabilidade afetiva quando nos propomos a trazê-los para as nossas vidas. Cães e gatos vivem entre 10 e 20 anos, leve em consideração se você está preparado para cuidar dele durante esse tempo ou se é apenas um momento de carência. 

Logística de ir e vir

Transportar pets com segurança e conforto pode ser um desafio. Existem leis que devem ser respeitadas e cuidados com a higiene também muito importantes. Esta é a razão da existência da  PetDriver, levar seu pet e você juntos com segurança, conforto aonde e quando vocês quiserem.

Continuamos atuando na linha de frente durante a quarentena. Caso não possa ir ao abrigo buscar seu novo filhote, nós podemos buscá-lo para você! Pois, os pets podem ir desacompanhados em nossos carros.

Nós ficaremos muito felizes em participar desse momento tão especial, que é trazer um amigo de 4 patas para sua nova casa.

PetDriver – Viva junto de quem você mais ama! S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de