Cuidados que não podem ficar de lado

Top 10 vermífugos mais indicados para cães em 2024

Fezes amolecidas, cansaço, apatia, vômitos e barriga inchada? Seu pet pode estar com vermes! Isso pode acontecer de diversas formas como, por exemplo, por comer algo contaminado, picada de inseto, entre outros.

Por isso, trouxemos nesse conteúdo a relação dos 10 vermífugos mais indicados para cães e suas particularidades. Acompanhe esse conteúdo super importante!

Bom saber: Como o vermífugo age no organismo do pet?

O vermífugo é um remédio que elimina e previne vermes no trato gastrointestinal. Os cães também precisam ser protegidos desses parasitas, pois quando não tratados, podem resultar em quadros clínicos graves.

Além disso, é importantíssimo consultar o seu vet de confiança sempre que houver suspeitas desses parasitas. Assim, por meio de exames específicos, será possível prescrever o mais adequado, de acordo com a médica-veterinária Paula Silvério em matéria para o site My Best

IMPORTANTE: É importante lembrar que embora os remédios de vermes para cães e humanos tenham algumas substâncias iguais, eles são produzidos de formas distintas e em concentrações diferentes. Por isso, nunca dê um vermífugo de humano para seu cão!

Como escolher a melhor opção?

É necessário considerar algumas características importantes, como a dosagem, ação, apresentação e a quantidade. Esses e outros aspectos precisam ser verificados. Por exemplo, a dosagem varia de acordo com o peso do cão, esse aspecto é muito importante, visto que a dosagem errada não trará o efeito desejado e pode ocorrer uma intoxicação medicamentosa.

Por isso, antes de dar o vermífugo para o seu pet, não deixe de pesá-lo! Existem vermífugos próprios para cães de até 2,5kg, até 10kg, até 30kg ou mais. Para animais muito leves o vermífugo deve ser na versão líquida (denominados para filhotes).

Outros pontos importantes são: 

  • Para filhotes de raças pequenas a médias, o vermífugo líquido é mais prático, porém, se for um filhote de raça grande, dar o vermífugo líquido pode ser complicado. Isso porque, por exemplo, um São Bernardo de 3 meses pesa mais de 20 kg, e será necessário 20 ml de vermífugo líquido, se a recomendação for de 1 ml para 1 kg. Nesse caso, será mais prático dar o comprimido.
  • O ideal é levar o cão ao veterinário para fazer o exame de fezes e descobrir qual verme específico o cachorro tem, para então administrar o vermífugo mais adequado. Porém, caso seu animal já apresente sintomas da doença, como aumento de volume abdominal, diarreia e vômito, um vermífugo de amplo espectro é ideal.
  • Alguns cães sofrem com a coprofagia, o que faz com eles comam as próprias fezes, e isso pode causar a recontaminação do animal.
  • Segundo Paula, certos vermífugos podem conter ivermectina na sua fórmula, um componente que não é indicado para cães pastores, como o Border Collie, Pastor Alemão e Boiadeiro. Isso porque essas raças são mais sensíveis à ivermectina e não conseguem metabolizar da forma correta.
  • É muito comum dar o vermífugo para o cão após o desmame, com 30 dias de vida, quando começam a explorar o ambiente. Isso porque a imunidade dos filhotes é baixa e eles podem ser contaminados com facilidade, ainda mais se a mãe estiver com os vermes.

Top 10 vermífugos mais indicados para cães

Depois do que leu, você sabe um pouquinho mais sobre como proteger seu pet e quais aspectos são interessantes considerar, não é mesmo? Para que você fique mais inteirado com as opções do mercado, selecionamos os 10 melhores vermífugos para cães. Confira abaixo!

Endogard® 10 kg: Vermífugo completíssimo, controla e trata as principais verminoses, bem como a giárdia canina, além de prevenir o verme do coração. Ele ainda é palatável, facilitando a administração. Pode ser dado a filhotes com mais de 2 semanas e cães adultos.

Drontal™ Plus: É uma das opções mais populares do mercado. Isso porque ele tem amplo espectro, capaz de controlar e eliminar vermes achatados e redondos, além da giárdia. Esse remédio é ideal para cães de todas as idades, inclusive filhotes a partir de 2 semanas.

Canex Premium 900mg: É recomendado para cães em todos os estágios de vida, a partir de 2 semanas. A sua formulação combate os principais vermes redondos e chatos, além de tratar a giárdia e ainda proteger o seu pet contra o verme do coração quando usado mensalmente.

Vetmax® Plus: Um vermicida de amplo espectro indicado no combate dos vermes intestinais chatos e redondos. Ele pode ser administrado tanto em cães como gatos. Dessa forma, se você tem esses dois animais de estimação, com apenas 1 cartela você já garante a proteção dos seus pets.

Vermivet Plus 660 mg: Uma opção custo-benefício da Biovet. Esse vermífugo combate os principais vermes chatos e redondos, tanto as formas adultas quanto as larvais. de acordo com a bula online, também combate a giardia. O produto pode ser administrado em cães filhotes com mais de 2 semanas de vida e cães adultos, o que inclui também fêmeas 10 dias antes do parto, com o intuito de diminuir a infestação de vermes nos filhotes.

Canex Composto: Destinado ao combate dos principais vermes chatos e redondos que podem estar instalados no organismo do seu cão. Esse medicamento pode ser usado em todos os estágios de vida, mas para filhotes somente a partir das 2 semanas. 

Top Dog® 10 kg; Possui uma das fórmulas mais completas do mercado, atuando no combate e controle dos vermes chatos e redondos. Além disso, é eficiente no tratamento da giardia. O seu uso é recomendado para cães adultos e filhotes, acima de 2 semanas de vida. No entanto, é possível encontrar esse produto para cães menores com até 2,5 kg ou maiores, com até 30 kg.

Vermivet Composto: Com eficácia comprovada, segundo a marca, o Vermivet Composto é indicado para tratar e controlar as principais verminoses encontradas nos cães, combatendo vermes chatos e redondos. Em adultos, o tratamento deve ser repetido a cada 3 meses. 

Drontal Puppy: Ele age combatendo vermes intestinais (como os vermes redondos e chatos), incluindo a giardia. Além de poder ser administrado em filhotes com mais de 2 semanas, ele também é indicado para cães miniatura adultos.

Canex Plus 3: O produto pode ser dado a filhotes com 3 semanas e cães adultos, incluindo fêmeas antes e após o parto.

Segundo a veterinária Paula Silvério, o vermífugo só deve ser usado quando o cão estiver com vermes. Além disso, se o cachorro tomar muito vermífugo sem necessidade, pode criar uma resistência ao remédio, como acontece com os antibióticos. Logo, só deve ser reaplicado quando o cão estiver com vermes!

Com a PetDriver você fica por dentro do universo do seu pet e entrega mais saúde e longevidade! Ative as notificações da PetDriver em seu smartphone e receba na íntegra todas as novidades.

Baixe o Super App PetDriver e tenha uma plataforma inovadora ao favor da sua rotina com o seu pet.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas